Finanças e Investimentos

5 melhores investimentos para iniciantes

  • 3 minutos
  • 57
  • sem comentários.

5 meses atrás

POR: Kleber Stumpf

5 melhores investimentos para iniciantes

Está começando a investir? Hoje vou falar sobre os 5 melhores investimentos para iniciantes. Afinal de contas, se você já perdeu o medo de investir agora é hora de dar os primeiros passos.

1) Fundos de investimento

5 melhores investimentos para iniciantes
5 melhores investimentos para iniciantes

Para quem está começando no mercado, essa é uma boa opção de investimento. Este tipo de investimento possui tributação regressiva, ou seja, quanto maior o tempo que você deixar o seu dinheiro investido, menor será o imposto a pagar.

Outra grande vantagem dos fundos de investimento é a facilidade de diversificação dos seus investimentos. Ao acessar o seu internet banking poderá ver uma infinidade de opções com investimentos mínimos de R$ 100,00.

Você com certeza já ouviu aquele ditado que diz que não se deve colocar todos os ovos em uma cesta não é mesmo?

2) LCI – Letra de Crédito Imobilário

Este tipo de investimento é composto por títulos de crédito destinados ao mercado imobiliário, os quais são garantidos por hipoteca.

Em outras palavras o LCI é um empréstimo feito pelo investidor a uma instituição financeira que destina o valor para financiamentos no ramo imobiliário.

Quando o investidor aplica dinheiro na LCI, ele faz um contrato com a instituição financeira no qual a mesma garante pagar juros sobre o montante em um determinado prazo.

O LCI possui alta rentabilidade e baixo risco. Este tipo de investimento remunera de acordo com o CDI (certificado de depósito bancário). O CDI é o empréstimo interbancário, que são títulos emitidos por instituições financeiras que lastreiam as operações entre bancos.

O LCI possui atrativos como por exemplo ser isento de imposto de renda e contar com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O cuidado apenas é que este tipo de investimento possui um valor mínimo para aplicação, e também um prazo mínimo de resgate.

3) CDB – Certificados de Depósito Bancário

O CDB é um título emitido pelos bancos para conseguirem dinheiro com a finalidade de financiar as suas atividades de crédito. Ou seja, é um empréstimo para a instituição financeira e por este empréstimo o investidor recebe uma rentabilidade diária.

Existe três tipos diferentes de CDB:

  • O pós fixado, que baseia seus valores em uma taxa de referência geralmente indexado ao CDI;
  • O que paga uma taxa de juros mais inflação;
  • O pré fixado que paga juros de acordo com a taxa firmada quando o cliente realiza o investimento;

O CDB é considerado um investimento de baixo por que conta com a garantia do FCG (fundo garantidor de crédito) até R$ 250.000,00.

Os CDBs, diferente da LCI são tributados pelo imposto de renda através da tabela regressiva de imposto de renda.

4) Tesouro direto

O tesouro direto com certeza é o investimento mais falado do momento.

Todos os investimentos mostrados anteriormente são títulos privados, diferente do tesouro direto que são títulos públicos emitidos pelo governo federal e tem finalidade de financiar os investimentos do governo federal em melhorias para a população.

No investimento em tesouro direto, o investidor compra títulos da divida pública em troca de uma rentabilidade. Quando falamos em investimento em títulos públicos é necessário ter bastante atenção, por que o investimento só é garantido na data de vencimento do Título do Tesouro.

O tesouro direto é considerado uma das formas mais seguras de investimento pois contam com a garantia do tesouro nacional.

Existem basicamente três tipos de títulos do tesouro direto:

  • Tesouro IPCA +: Paga uma taxa de juros, mais a inflação medida pelo IPCA;
  • Tesouro PreFixado: Paga uma taxa de juros acordada no momento da contratação;
  • Tesouro SELIC: Remunera o investidor pela taxa SELIC vigente;

5) Caderneta de Poupança

Este é sem sobra de dúvidas o investimento mais popular no Brasil. Através de qualquer banco você pode abrir uma poupança bastando uma documentação mínima:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;

O dinheiro depositado em uma conta poupança pode ser retirado em qualquer momento (normalmente gratuito até dois saques mensais).

O rendimento da poupança desde 2012 sempre que a SELIC estiver abaixo de 8,5% ao ano a poupança irá render 70% da SELIC mais a TR.

Para as contas antigas, a remuneração contínua a mesma de 0,5% ao mês (6,17% a.a) mais a TR. 

Espero ter lhe ajudado a esclarecer todas as dúvidas sobre os melhores investimentos para iniciantes. Quaisquer outras dúvidas, fique a vontade para deixar nos comentários abaixo ou enviar para meu e-mail que terei prazer em lhe responder.

Meu sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Deixe seu comentário.

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Simple Share Buttons

Receba um E-BOOK EXCLUSIVO com 9 passos para alcançar o SUCESSO FINANCEIRO!

x