Pode parecer bobo, mas hoje irei falar de uma coisa muito importante não só para quem está se preparando para alguma prova de certificação, mas como também para a sua vida profissional: a ética durante a venda.
Para já deixar tudo nos conformes, que tal já ir dando um play aqui no vídeo?
Ética na Venda e Venda Casada
Se você tem ética na hora da venda de produtos e não faz venda casada, com certeza irá dormir tranquilamente à noite. Mas, se você é daqueles que vende apenas para bater meta, e muitas vezes sem notar, prejudica a vida de uma família. Aí meu amigo, só vai causar estresse.
É por isso que falarmos sobre ética na venda é tão importante para que não exista a venda casada.
O que é Ética na Venda?
O próprio mercado financeiro tem uma ética, que precisa ser respeitada nas interações entre os agentes para com o público.
Ela visa a construção de uma relação de confiança, fundamental para o desenvolvimento de um mercado financeiro. E para que se tenha uma visão de longo prazo para com os clientes.
É por isso que eu te pergunto: você faria para você?
É uma venda construtiva, onde se deve entender o produto e o cliente que você está atendendo, para aí sim criar a relação de confiança que se deve possuir. Por isso perguntei se você faria por você, ou se até gostaria que alguém fizesse para você.
O que é Venda Casada?
Agora, a venda casada é uma coisa completamente diferente, mas que devemos saber, para que possamos praticar tudo com ética na venda.
A venda casada é o ato de subordinar a venda de um produto ou serviço à aquisição de outro.
Como por exemplo, para uma pessoa ter um cartão de crédito, é preciso comprar um título de capitalização. Se você oferecer um produto a um cliente, mas ele pode levá-lo apenas se comprar um outro, você está agindo sem ética e está praticando a venda casada.
Você está dando uma condição ao consumidor, sem ele poder escolher apenas um produto. Mas sim comprar um produto obrigatório para levar o outro.
Essa venda não se caracteriza por vantagens oferecidas, condições mais favoráveis aos clientes e outros casos (condição comercial).
Por isso, mais uma vez eu repito: pratique a ética que você verá como ficará mais fácil de trabalhar e ainda garantir melhores ofertas para você e seu cliente.
Nunca esqueça disso!
Deixe um comentário