Já imaginou ostentar o título de especialista em investimentos? A força do nome já é um indicativo de como essa classificação pode te abrir portas incríveis no mercado financeiro. Para conquistar essa carreira, você precisa da certificação CEA. Como assim? Vem comigo que eu explico!
O que é a certificação CEA?
A CEA é uma certificação financeira desenvolvida pela Anbima. Dentro da hierarquia dessa instituição, este seria um selo de maior prestígio, já que vem após a CPA-10 e a CPA-20. Com ela, um profissional recebe o título de especialista em investimentos.
Para que serve a certificação CEA?
Como a CEA te concede o título de especialista, ela te oportuniza atuar como tal. Ou seja, você estará oficialmente autorizado a recomendar produtos de investimento e assessorar gerentes de contas.
Ao obter a CEA, é possível trabalhar tanto para instituições financeiras, como de forma autônoma, atendendo aos próprios clientes.
Quem pode ter a certificação CEA?
Qualquer pessoa! Como a CEA não tem nenhum pré-requisito para a inscrição, até mesmo estudantes que desejam adiantar esse passo na carreira podem prestar a prova.
Certificação CEA vale a pena?
Vale! Além de te dar o título de especialista em investimentos, a certificação ainda supre a necessidade da CPA-10 e da CPA-20. Ou seja, é um selo mais completo e valioso para o mercado de trabalho.
Quem a tem no currículo, por consequência, mostra ao mercado de trabalho que é um profissional completo, com bom grau de conhecimento sobre investimentos e que busca aperfeiçoamento constante.
Outro bom motivo para ter a certificação CEA tem a ver com o mercado de trabalho. Como o número de profissionais com este selo é menor, a concorrência também é mais tranquila. Além disso, ao concorrer em uma vaga, ou quando uma empresa passar por cortes de gastos, por exemplo, é muito mais provável que a preferência fique com aqueles que têm uma certificação de maior peso.
Quanto custa a certificação?
A taxa de inscrição para a prova da CEA é de R$520. O agendamento do exame, vale lembrar, só é liberado após o pagamento deste valor.
Qual a dificuldade da prova CEA?
Difícil, sim – mas jamais impossível. A CEA vem depois da CPA-10 e da CPA-20. Além disso, abrange todas as funções oferecidas por estas duas certificações mais básicas.
Logo, ela é, com certeza, mais difícil, e requer um esforço maior na hora de estudar. Entretanto, como eu disse, não é uma missão impossível. Assim, com organização e bons materiais de estudo, você chega lá.
O que cai no exame de certificação da CEA?
Não sabe o que precisa estudar para tentar a CEA? Dá uma olhada:
- Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
- Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
- Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
- Fundos de Investimento;
- Gestão de Carteira e Risco;
- Planejamento de Investimento;
- Produtos de Previdência Complementar.
Quantos são os profissionais com CEA?
Até a publicação deste artigo, o Brasil conta com pouco mais de 20 mil profissionais certificados com a CEA, segundo dados da Anbima. Ou seja, um número bem pequeno se comparado ao tamanho continental de nosso país – o que, na prática, significa que a concorrência é bem menor.
Quanto ganha um profissional com certificação CEA?
Um profissional com certificação CEA pode ter um salário inicial de R$7.000. Isto é, se considerarmos que este selo abre portas para cargos de maior prestígio. O valor, no entanto, pode variar de acordo com a região do país, a instituição e a função desempenhada.
Vale a pena fazer a certificação CEA por primeiro?
Com certeza! Afinal, a CEA abrange as funções também contempladas pela CPA-10 e CPA-20. Ou seja, é como se você tivesse todas essas certificações mais básicas compiladas em uma só, de maior prestígio.
Entretanto, por estar no topo da hierarquia da Anbima, é natural que a dificuldade dessa prova seja maior. Por isso, se você não se sentir confiante para tentar a CEA antes das demais, não tem problema: comece pela CPA-10 ou CPA-20 e continue estudando para ter, mais tarde, a CEA também.
Qual certificação vale mais a pena CEA ou CGA
Vale mais a pena a certificação que fizer mais sentido de acordo com os seus objetivos profissionais. Isto é, como o foco de atuação destes selos diferem bastante entre si, apontar uma ou outra como mais adequada seria injusto.
Enquanto a CEA volta-se para a atuação com investimentos, a CGA tem mais a ver com gestão de recursos. Ou seja, caminhos diferentes que você precisa escolher antes de tomar a sua decisão.
Qual é a diferença entre a certificação CEA e a CPA-20?
A CEA vem depois da CPA-20, então, a grosso modo pode-se dizer que a primeira seria uma versão mais completa e prestigiada da segunda.
Na prática, quem tem CPA-20 pode trabalhar na distribuição de produtos de investimento para clientes de alta renda, corporate e private banking. Já com a CEA, além destas funções já citadas, ainda pode-se atuar na assessoria de gerentes de contas e também na indicação destes produtos.
Onde estudar para a prova da CEA?
Sentiu o peso dessa certificação? Se sim, aposto que você está com toda a energia necessária para começar a estudar e levar essa conquista para o seu currículo.
Para te ajudar, a TopInvest desenvolveu o curso preparatório para CEA Anbima. Nele, muitas videoaulas, questões comentadas e suporte online de nossos professores vão te ajudar a manjar do conteúdo da prova e se sair bem no dia da prova!
Deixe um comentário