O profissional certificado no Certified Financial Planner possui ampla capacidade de interagir e administrar o dinheiro de seus clientes. Então, por ser um profissional tão relevante no planejamento financeiro, seguir os Princípios Éticos é de extrema relevância.

Já imaginou você mostrar seus objetivos e valores para um profissional sem ética?

É por isso que o Código de Conduta e Responsabilidade deste profissional é tão essencial. Visto que, é ele que guiará você para as melhores propostas de investimento. Do mesmo modo que poderá ser você guiando os investimentos de seus clientes.

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Os Princípios Éticos que caem na prova

Assim como saber se comportar profissionalmente, se você está se preparando para ser um profissional CFP, é importante saber quais são os Princípios Éticos específicos deste profissional.

São eles:

  1. Cliente em primeiro lugar
  2. Integridade
  3. Objetividade
  4. Imparcialidade
  5. Profissionalismo
  6. Competência
  7. Confidencialidade
  8. Diligência 

Entendendo cada um dos princípios

Cliente em primeiro Lugar

  • Os interesses do cliente sempre vem em primeiro lugar;
  • Cuidar dos interesses do cliente como se fossem seus próprios interesses.

Integridade

  • Honestidade e Transparência;

Exemplo:

  • Não omitir ganhos e benefícios;
  • Não omitir vantagens obtidas.

Objetividade

  • Seja objetivo;
  • Comunicar todos os fatos relevantes ao cliente e certificar-se da sua compreensão.

Imparcialidade (Probidade)

  • Revelar quaisquer possíveis conflitos de interesse mantendo-se justo e imparcial;
  • Segregação do patrimônio do cliente e seu próprio patrimônio.

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Profissionalismo (Conduta Profissional)

  • Postura exemplar zelando pela boa imagem;
  • Observar a legislação vigente;
  • Não pegar dinheiro ou emprestar dinheiro para o cliente;
  • Observar as regras para o uso de marca CFP.

Competência

  • Manter-se sempre atualizado;
  • Assessorar o cliente em áreas apenas que tenha pleno domínio;
  • Zelar pela educação continuada.

Confidencialidade

  • As informações dos clientes são sigilosas;
  • Jamais expor informações exceto se:
    • Processos legais;
    • Legislação vigente;
    • Atender obrigações com empregadores ou sócios;
    • Defender-se contra acusações contra conduta irregular;
    • Prestar serviços profissionais em nome do cliente com autorização por escrito do mesmo.

Diligência

  • Cumprir a palavra e seguir os acordos;
  • Respeitar prazos, objetivos e acordos.

Portanto, estes são os oito princípios, note que não há muito mistério entre eles do que já sabemos que um profissional, seja a profissão que for, deve seguir.

Por isso, anote todos e não esqueça de sempre exercer a ética!

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