Está estudando para alguma prova da Anbima? CPA-10, CPA-20, CEA ou CFG? Então, você precisa ficar atento às mudanças de 2023. Como já era de se esperar, as provas da Anbima vão ficar ainda mais difíceis, isso porque alguns novos conteúdos foram adicionados e outros foram excluídos. Vamos aos detalhes.
As provas da Anbima vão mudar?
Todos os anos, às vezes até mais de uma vez por ano, a Anbima realiza atualizações em seus editais de prova com o objetivo de deixar o que é cobrado nas avaliações mais aderente ao dia a dia vivenciado pelos profissionais nas instituições financeiras e, tudo isso, é embasado nas pesquisas realizadas pela entidade.
O que é Anbima?
A Anbima é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Ela é uma instituição representante de bancos, corretoras, gestoras, distribuidoras e administradoras. Além de ser também a responsável pela criação das provas de certificações: CPA-10, CPA-20, CEA e CFG.
Quais provas tiveram alterações?
Todas as provas realizadas pela Anbima vão sofrer alterações, nesta lista, incluem-se, portanto, CPA-10, CPA-20, CEA e CFG.
A partir de quando vão mudar as provas?
O edital para as novas provas da Anbima já foi publicado, mas as mudanças passarão a ser cobradas apenas a partir de março de 2023.
Quais foram as últimas mudanças nas provas da Anbima?
Em julho de 2022 as provas já passaram por uma inclusão de conteúdo que tratava de temas sobre a sustentabilidade. O ESG, em inglês, ou ASG (ambiental, social e governança corporativa), foram incluídos em todas as provas, respeitando o grau de aprofundamento necessário em cada uma delas. Elas também seguirão válidas para 2023.
Confira o que mudará na CPA-10 em 2023
Na prova da CPA-10 haverá apenas a inclusão de um novo conteúdo no módulo 2. Passará a ser cobrado nas provas o assunto de crimes contra o mercado de capitais.
Confira o que mudará na CPA-20 em 2023
Na prova da CPA-20 as inclusões de conteúdo também são no módulo 2. Serão cobrados: os crimes e ilícitos contra o mercado de capitais e regulação e autorregulamentação ASG. Haverá também o aprofundamento de um conteúdo que trata sobre a utilização indevida de informação privilegiada
Confira o que mudará na CEA em 2023
Na prova da CEA as inclusões de conteúdo são no módulo 1. Serão cobrados neste exame os crimes e ilícitos contra o mercado de capitais e regulação e autorregulamentação ASG. Haverá também a exclusão de um conteúdo que trata sobre a utilização indevida de informação privilegiada.
Confira o que mudará na CFG em 2023
Na prova do CFG há inclusão de conteúdo em dois módulos. No módulo 9, o Guia ASG II Anbima será cobrado, enquanto no módulo 12 os novos conteúdos cobrados tratam de: manipulação do mercado, resolução CVM Nº 62 e regulação e autorregulação ASG.
Como se preparar para as revisões da Anbima?
É importante ressaltar que essas mudanças respeitam a hierarquia de importância e o grau de dificuldade de cada uma das certificações Anbima. Mas, recomendamos que você aproveite para já fazer a sua prova e conquistar o quanto antes a certificação pois sempre haverão mudanças nos editais e os exames tendem a ficar mais difíceis, com novos conteúdo.
O segredo para o sucesso nas certificações é não ter medo de começar a estudar agora! Comece já!
Deixe um comentário