A definição clássica de juros é o valor do dinheiro no tempo. O juro simples ocorre somente no valor inicial. O juro composto é o valor que vai sendo acrescido ao final de cada período somado aos juros de período anterior. É por isso que muitas pessoas chamam de "juros sobre juros."
Os juros compostos são calculados considerando o juro incidente no valor inicial, e também sobre os juros acumulados. O cálculo pode ser realizado na HP12C, no Excel ou através de fórmula. O método mais eficaz para utilizar na sua prova de certificação é através da HP12C que mostraremos a seguir.
1. Digitar o valor inicial e, em seguida, a tecla CHS (que muda o sinal para negativo, como é saída de fluxo de caixa) e a tecla PV (valor presente); 2. Digitar o período da aplicação e a tecla n (tempo); 3. Digitar o valor inteiro da taxa de juros e a tecla i (taxa); 4. Clicar na tecla FV (referente ao valor futuro) para encontrar o valor final. O mesmo vale para quando já se tem o valor final, e se quer calcular o da taxa de juros ou do período. Por exemplo, para calcular o período de aplicação, sabendo que os juros são de 5% (i), o valor inicial de R$ 1000 (CHS PV) e o valor final de R$ 1.157,63 (FV), é só digitar os números, depois as teclas correspondentes e, por fim, a tecla n. Nesse caso, o período seria de 3 anos.