O que são encargos de financiamento?
Os encargos de financiamento são aquelas taxas aplicadas sobre as operações realizadas a partir de instituições financeiras. Em geral, estes valores são cobrados em situações de empréstimos ou de financiamento de imóveis.
Taxa de juros e IOF são dois dos exemplos mais comuns. Além destas, tarifas de abertura de crédito ou manutenção de cadastro também são englobadas por este conceito. Estas somas devem estar exibidas de forma clara em qualquer contrato financeiro que as pratique.
Quando os encargos de financiamento são cobrados?
Estes encargos são cobranças financeiras presentes em qualquer transação que seja mediada por um banco ou instituição similar. Por isso, são bastante comuns no nosso dia a dia, facilmente encontrados em solicitações de empréstimos ou parcelamento de compras em lojas, por exemplo.
O que são encargos de financiamento no cartão de crédito?
O uso do cartão de crédito envolve, como mencionamos, transações mediadas por bancos. Logo, os encargos de financiamento estão presentes o tempo todo enquanto usa seu cartão. Você estará sujeito a essas taxas quando:
- Parcelar compras no cartão;
- Realizar saques;
- Parcelar sua fatura;
- Pagar fatura com atraso;
- Pagar um valor menor do que o total da fatura.
É possível estar isento desses encargos?
Para se isentar dos encargos de financiamento, a melhor estratégia seria realizar absolutamente todas as suas compras à vista. Entretanto, sabemos que essa não é uma realidade viável para todos – uma casa ou um smartphone, por exemplo, custam quantias bem altas.
Mesmo assim, é possível minimizar os impactos dessas taxas. Para isso, é fundamental que, antes de escolher um cartão de crédito ou solicitar empréstimos e financiamentos, se verifique minuciosamente os valores praticados por cada instituição financeira, que podem ser drasticamente diferentes uns dos outros.
Até mesmo o crédito consignado, por exemplo, que é uma versão mais acessível do crédito pessoal, pode ter suas taxas bem discrepantes dependendo de onde você busca por esse recurso.
Empresas podem sofrer encargos de financiamento?
Por mais que os encargos de financiamento estejam amplamente presentes na rotina de cidadãos comuns, eles também afetam pessoas jurídicas. Isso porque organizações igualmente podem recorrer a empréstimos e financiamentos para expandir ou compor fluxo de caixa, por exemplo.
Nesse caso, há duas formas de serem pagos:
- Por meio da contabilização de juros e encargos de financiamento em regime de competência;
- Por meio da cobrança antecipada dessas taxas.
Note que essas cobranças podem ser originárias tanto de transações com empresas brasileiras, quanto internacionais.
Esse conteúdo cai nas provas da Anbima, da Abecip e da Planejar!
Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!