O que é liquidez geral?
A liquidez geral é um indicador financeiro cujo objetivo é mensurar a capacidade de uma organização de cumprir com suas obrigações a curto e longo prazo. Ou seja, se a empresa tem condições de arcar com suas dívidas.
Esse índice faz parte do conceito de liquidez, assim como ocorre com a liquidez corrente, a liquidez seca e a liquidez imediata.
Por que a liquidez geral é importante?
Primeiramente, temos a importância da liquidez geral para investidores. Como esse indicador representa parcialmente a saúde financeira de uma organização, é importante considerá-lo para avaliar se vale a pena ou não investir em uma empresa. Quando a liquidez geral for baixa, por exemplo, é muito provável que este negócio se desvalorize no futuro.
Já do ponto de vista do empreendedor, essa informação é importante para avaliar a performance do empreendimento – se o índice estiver baixo, então a situação da empresa é alarmante.
Fórmula da liquidez geral
A fórmula da liquidez geral é a seguinte:
Liquidez geral = (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante + passivo não circulante)
Além desta, há também uma fórmula simples e geral para todas as formas de liquidez:
Ativos / passivos = liquidez
Note que há esta equação em comum apenas porque todos os tipos de liquidez são utilizados para mensurar o desempenho e a saúde financeira de uma empresa. Contudo, cada uma terá peculiaridades e cálculos distintos.
Como calcular a liquidez geral de uma empresa?
O resultado obtido por meio da fórmula da liquidez geral deverá ser enquadrado de acordo com classificações:
- Maior que 1: a empresa está apta a cumprir com suas obrigações a curto e longo prazo;
- Igual a 1: as dívidas e o capital da empresa são equivalentes;
- Menor que 1: a empresa não possui capital suficiente nem, por consequência, capacidade de cumprir com suas obrigações.
Qual a diferença entre a liquidez geral e outros tipos de liquidez?
A liquidez é um índice de desempenho e o seu conceito agrupa diferentes cálculos, entre eles a liquidez geral. Contudo, como mencionado anteriormente, ainda temos os tipos corrente, seca e imediata.
Eis aqui as características que as distinguem:
- Liquidez geral: mede a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações a curto e longo prazo;
- Liquidez seca: mensura a capacidade de cumprir com as obrigações a curto prazo e não inclui o estoque da empresa em seu cálculo;
- Liquidez corrente: funciona como a liquidez seca, porém considera os estoques no cálculo;
Liquidez imediata: são os recursos aos quais uma empresa pode recorrer imediatamente, como o caixa, o saldo bancário e às aplicações financeiras de liquidez imediata, como seu nome indica.
Esse conteúdo cai na prova da CNPI Apimec!
Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!