Sabe uma excelente forma de fortalecer a sua atuação como empreendedor no mercado financeiro? Por meio da correspondência bancária. Dessa forma, é possível oferecer os serviços de um banco cujo nome já é altamente reconhecido no setor, sem necessariamente trabalhar na instituição, mas para ela.
Dentre todas as opções possíveis para trabalhar assim, hoje eu trago uma em específico: que tal se tornar um correspondente do Banco Inter? Nesse artigo, vou te explicar o que isso implica, quais as suas vantagens e como se tornar um. Vem comigo!
O que é um correspondente do Banco Inter?
Um correspondente do Banco Inter pode oferecer algumas operações de crédito imobiliário da instituição em seu escritório ou estabelecimento. Em suma, essa dinâmica pode ser descrita como uma parceria, na qual o profissional (que deve ser uma pessoa jurídica) recebe uma comissão para cada transação realizada.
Ao se registrar e ser aprovado pelo banco, o então correspondente terá acesso ao app da instituição desenvolvido exclusivamente para parceiros e também a uma equipe de suporte online.
Em geral, consultores financeiros, imobiliárias e lojas de construção costumam ter esse tipo de correspondência bancária no seu portfólio de serviços. Por meio da parceria, podem levar essa linha de crédito para clientes que o Banco, por si só, não conseguiria atender –como clientes pouco familiarizados com a tecnologia proposta pelo Inter via aplicativo ou que necessitam de qualquer outra orientação mais específica ao longo do processo de financiamento.
Quais os serviços oferecidos por um correspondente Banco Inter?
Atualmente, os correspondentes do Banco Inter estão autorizados a trabalhar apenas com crédito imobiliário. Embora a instituição tenha uma vez estabelecido correspondências da forma tradicional, onde seus parceiros pudessem oferecer serviços como pagamento de boleto e consignados, há alguns anos houve uma mudança de posicionamento e estrutura neste âmbito.
Basicamente, a guinada foi estratégica. Uma vez que o Inter decidiu focar na digitalização de seus serviços e na conexão direta com os clientes. Assim, manteve a estrutura de correspondência bancária, porém com um novo perfil e um novo foco.
Correspondência bancária para crédito mobiliário
O correspondente Inter será o responsável por fazer o intermédio entre clientes e banco no que tange ao financiamento de imóveis. Dessa forma, deve receber solicitações de crédito, orientar os interessados sobre o processo e sobre os documentos necessários para tal e encaminhar esses pedidos à instituição.
Já que essa atuação torna o profissional em uma espécie de representante oficial do Inter, este ainda terá uma participação mais ativa na concessão de crédito. Isto é, mais do que guiar clientes e intermediar a relação, o correspondente deve ainda analisar rendas, risco de inadimplência e documentação.
Assim, os pedidos que de fato chegam até o Inter já estão pré-aprovados ou já cumprem a maioria dos pré-requisitos para a aprovação.
Quais as vantagens de ser um correspondente do Banco Inter?
A correspondência bancária é uma via de mão dupla que beneficia tanto bancos quanto profissionais. No caso do Inter, temos a demanda de crédito imobiliária, que costuma ser alta em qualquer instituição.
Logo, o correspondente otimiza esse fluxo. Em troca, desfruta de algumas vantagens proporcionadas tanto pelo Inter, quanto pelo trabalho em si.
Aplicativo parceiro do Inter
Todos os correspondentes imobiliários do Inter terão acesso a um aplicativo exclusivo para facilitar sua rotina.
Dessa forma, diretamente em seus celulares, poderão simular o crédito e repassar essas informações ao cliente. Assim, o atendimento do profissional se torna muito mais dinâmico e o tempo despendido é otimizado.
Essa é, inclusive, uma vantagem enorme quando se considera as premissas do mercado financeiro atual. Como a tecnologia tem sido constantemente usada ao seu favor, ter à disposição um aplicativo ou software que agilize os processos rotineiros é uma das chaves do sucesso para quem lida diariamente com muitos clientes simultaneamente.
Pagamentos realizados rapidamente
Um correspondente recebe comissões para cada operação que realiza – essa, por si só, já seria uma grande vantagem da atuação. O Inter, no entanto, assegura aos seus parceiros que estes ganhos sejam enviados de forma extremamente rápida.
De acordo com o banco, o pagamento é enviado assim que um imóvel é registrado. Em outras palavras, assim que a operação é confirmada – ou seja, que o financiamento do cliente é aprovado, o correspondente logo tem a sua comissão na conta.
Suporte online
Por mais que o correspondente não trabalhe de forma direta com o Inter, isso não é razão para acreditar que o profissional esteja somente por conta própria no seu dia a dia. Para sanar dúvidas, resolver possíveis problemas e prestar qualquer suporte necessário, há um canal exclusivo para tal.
Assim, sempre que a ocasião pedir, é possível contatar o banco por meio dos veículos indicados em contrato e acessar uma central de ajuda especializada, treinada para fornecer auxílio personalizado.
Aumento do fluxo de clientes
Na maioria das vezes, quem começa a atuar como correspondente é alguém que já está trilhando determinado caminho no mercado financeiro, ou que tem algum estabelecimento. Imobiliárias e lojas de materiais de construção também aderem à correspondência, dada a natureza de seus consumidores.
A partir do momento em que seu nome é vinculado ao de uma instituição que já é bem vista pelo público, o fluxo de clientes tende a aumentar. Além disso, facilitar a obtenção de um financiamento para pessoas que já estão interessadas no anúncio pode aumentar as conversões do local.
Imagine, por exemplo, um casal que visita uma imobiliária em busca da sua primeira casa própria. Se precisar de fundos para empreitada, pode solicitá-lo na própria imobiliária, em vez de precisar se dirigir até um banco para isso – a praticidade é valiosa.
Para os iniciantes no mercado financeiro, o caminho da correspondência também vale a pena. Assim, pode utilizar da marca Inter e de seu serviço de crédito imobiliário para impulsionar seus primeiros passos na carreira.
Diferencial competitivo
Oferecer um serviço extra no seu escritório ou estabelecimento sempre será uma vantagem frente à concorrência. Além disso, também te posiciona como um profissional mais completo para os seus clientes.
Outra vez temos a credibilidade como benefício. Por meio da parceria, você poderá utilizar a marca Inter nos seus materiais, o que potencializa a percepção do público sobre os seus serviços, seja você um consultor, ou proprietário de um estabelecimento.
Como ser correspondente bancário Banco Inter?
O primeiro passo para atuar desta forma é preencher o formulário de contato da página de correspondente imobiliário do Banco Inter. Nessa etapa, apenas dados básicos são necessários, como localização do Brasil onde atua, razão social da empresa e endereço. Após, a instituição entrará em contato para encaminhar o registro e solicitar documentos – geralmente carteira de identidade, CNPJ, conta corrente e comprovante de residência, por exemplo.
É importante destacar que, mesmo que o profissional atue de forma independente, sem uma equipe, ele deve ser uma pessoa jurídica.
Quais as certificações para correspondente Banco Inter?
Além desses passos, há uma obrigatoriedade prevista não somente pelo próprio Banco Inter, mas também pelo Banco Central (Bacen): as certificações financeiras ANEPS e ABECIP.
Resumidamente, o Bacen precisa autorizar um profissional a conceder crédito. Por essa razão, mais do que checar a sua inscrição junto ao Inter para verificar se não há nenhum impedimento legal que impossibilite a sua atuação, o Banco ainda exige uma certificação que te habilite a trabalhar com crédito imobiliário.
Vamos conhecê-las?
ANEPS
A ANEPS oferece certificações financeiras específicas para correspondentes bancários. Dentre todas as opções possíveis, temos:
- Certificação Plus (Consignado, CDC e Veículo);
- Certificação Completa (Consignado, Imobiliário, CDC e Veículo);
- Certificação para Crédito Consignado;
- Certificação para CDC e Veículo;
- Certificação para Crédito Imobiliário;
- Certificação para Microcrédito;
- Certificação para Crédito Agrícola.
Cada versão da prova habilita o correspondente a trabalhar com uma linha de crédito diferente. Assim, interessados em estabelecer parceria com o Banco Inter devem escolher a certificação para crédito imobiliário.
Como um profissional pode ser correspondente de diferentes bancos ao mesmo tempo, também é possível optar pela prova completa da ANEPS e obter autorização para oferecer linhas distintas.
A estrutura de todos os módulos é esta:
A categoria “produtos e serviços” deve variar dependendo do módulo escolhido, para que as questões englobem apenas o que for pertinente à versão específica da prova. O restante das questões é o mesmo para todos os módulos.
O exame é online e o candidato precisa escolher a validade que deseja para o seu selo, que deve ser de 1 a 5 anos. A taxa de inscrição varia de acordo com a opção escolhida e pode ser encontrada na página de inscrição da ANEPS.
ABECIP
A certificação da ABECIP é outra opção obrigatória para quem trabalha com crédito imobiliário. Sem ela, ou sem a prova da ANEPS, é inviável trabalhar como correspondente do Banco Inter, ou de qualquer outra instituição.
Esse exame é apresentado em três versões:
Cada prova é uma versão mais completa da outra, começando pela CA-300. Conforme o profissional avança na aquisição desses selos, encontrará mais questões e maior nível de dificuldade. Ao mesmo tempo, também obterá mais prestígio no mercado financeiro.
Se assim o preferir, o candidato não precisa necessariamente começar pela mais básica. Pode, portanto, avançar direto para a CA-400 ou CA-600.
Para que você tenha uma noção do seu conteúdo, eis aqui o conteúdo da sua versão mais completa, a CA-600:
- Sistema Financeiro Nacional;
- Sistema Financeiro Imobiliário;
- Garantias imobiliárias;
- Sistema Financeiro da Habitação;
- Produtos para pessoa física;
- Seguradoras e seguros;
- Código de Defesa do Consumidor/Ouvidoria/Ética;
- Custos e tributação de serviços;
- Matemática financeira;
- Ouvidoria;
- Pós-contratação.
As provas podem ser feitas de forma online ou presencial, e a inscrição está disponível na página de certificações ABECIP.
Note que essa certificação permite que o correspondente trabalhe apenas com crédito imobiliário, única linha concedida pelo Inter. Se a sua intenção for estabelecer parceria com mais de um banco para, então, oferecer outras modalidades também, você deverá obrigatoriamente ter a certificação ANEPS ou FEBRABAN.
Quanto ganha um correspondente Banco Inter?
Um correspondente do Banco Inter deverá receber, no mínimo, 6% do valor de cada operação realizada. Essa é uma determinação da Comissão de Valores Mobiliários e a porcentagem pode variar de acordo com cada instituição, desde que respeite essa regra.
A título de exemplo, imagine que um correspondente consiga um financiamento de R$300.000,00. Nesse caso, sua comissão seria de R$18.000,00. Em outras palavras, a remuneração é bastante atraente e, é claro, quanto mais clientes houverem, maiores serão os seus lucros.
A TopInvest te ajuda a se tornar um correspondente do Banco Inter
Pois é! Sabe aquelas certificações financeiras obrigatórias para oferecer crédito imobiliário enquanto correspondente do Banco Inter? Nós desenvolvemos um método de estudos exclusivo que vai te ajudar a obtê-las. Olha só:
- Curso preparatório TopInvest ANEPS;
- Curso preparatório TopInvest ABECIP CA-300;
- Curso preparatório TopInvest ABECIP CA-400;
- Curso preparatório TopInvest ABECIP CA-600.
Seja qual for a que você escolher, estaremos aqui com muitas videoaulas, apostilas de estudos, simulados, suporte online e questões comentadas para te ajudar a se tornar um correspondente fora da curva!
Deixe um comentário