O que é uma NTN-B?

NTN-B é a sigla para Nota do Tesouro Nacional série B. É um investimento da modalidade de renda fixa e seu rendimento está atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por essa razão, também é conhecido por Tesouro IPCA+.

O pagamento de juros desses papéis é feito de forma semestral. Ao investir na NTN-B, o governo federal utiliza os recursos arrecadados para financiamento da dívida pública e os aplicantes recebem seu dinheiro de volta com a devida correção.

Como funciona a NTN-B?

O investimento em NTN-B pode ser feito por meio de uma corretora ou pelo site do Tesouro Direto. A aplicação mínima é de R$30, o que torna o papel bastante acessível para a população.

Esta modalidade é pós-fixada. Na prática, como seus rendimentos estão conectados ao IPCA, isso significa que, na hora de resgatar seu dinheiro, o investidor receberá o montante corrigido de acordo com o índice. Dessa forma, não terá seu poder aquisitivo afetado pelas oscilações do mercado, como pode acontecer com títulos prefixados.

Para que serve a NTN-B?

Para o governo federal, tanto a NTN-B quanto seus demais títulos públicos servem para que se possa captar recursos. Estes, por sua vez, são utilizados no financiamento da dívida pública, por exemplo, ou para investimentos em infraestrutura, educação, entre outros.

Já do ponto de vista dos investidores, a NTN-B serve principalmente aos propósitos daqueles cujo perfil é conservador. Ou seja, que têm baixa tolerância ao risco. Afinal, esta é uma aplicação de renda fixa e que protege o patrimônio contra os aumentos de preços futuros.

Qual a diferença entre NTN-B e NTN-F?

Apesar de ambas realizarem pagamentos semestrais aos seus investidores, a principal diferença está na forma como os rendimentos são compostos. Enquanto a NTN-F é prefixada e não acompanha nenhum indicador econômico, a NTN-B está atrelada ao IPCA.

Na prática, ao contrário do que acontece com a NTN-B, quem investe em NTN-F corre o risco de, futuramente, ter seu poder aquisitivo afetado, já que o dinheiro resgatado não terá sido corrigido.

Por que investir em NTN-B?

A principal finalidade de investir em NTN-B é a proteção do patrimônio contra desvalorização futura. Como o papel está atrelado ao IPCA, os rendimentos serão devolvidos ao investidor corrigidos.

Para ilustrar esse benefício, pense em tudo que era possível comprar anos atrás com R$100, e o que pode ser adquirido hoje com esse mesmo valor — com certeza a diferença é bem notável. A inflação e demais oscilações do mercado fazem com que, com o passar dos anos, o poder de compra seja alterado. Os títulos pós-fixados, como o caso da NTN-B, servem justamente para evitar essa desvalorização.

Além disso, o baixo risco envolvido, a aplicação mínima baixa e a alta liquidez são atrativos importantes para os investidores, especialmente para os que almejam diversificar sua carteira.

Quais os riscos da NTN-B?

Embora a NTN-B seja um investimento extremamente seguro, uma vez que o governo garante o retorno corrigido dos recursos, é válido dizer que todas as aplicações do mercado financeiro têm seus riscos.

Dois deles são:

  • Por conta de algum cenário imprevisto, o governo pode não honrar com o seu compromisso de devolver o dinheiro (este risco, contudo, é mínimo);
  • As oscilações do mercado podem afetar o IPCA, fazendo com que seu desempenho não atinja as expectativas iniciais.

Quanto paga NTN-B?

O pagamento dos juros acumulados da NTN-B é feito de forma semestral. O cálculo é feito com base na taxa de juros prefixada, mais a variação da inflação em determinado período. Além da remuneração a cada seis meses, o Tesouro, no final do contrato, ainda devolve o investimento inicial com a correção atrelada ao IPCA.

O cálculo e a divulgação da variação da inflação, inclusive, fica a cargo do IBGE.


Esse conteúdo cai nas provas da Anbima, Ancord, Apimec e Planejar

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!