O que é receita operacional?
A receita operacional é o resultado financeiro de uma companhia. Em outras palavras, é a soma de todos os recursos originados pela venda ou prestação de serviços de uma empresa, de acordo com sua atividade-fim.
Esse indicador é a primeira informação apresentada no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), sendo dividido em dois tópicos:
- Receita operacional bruta (ROB): são os ganhos totais das atividades-fim de uma empresa, antes da dedução de qualquer tipo de imposto. Ou seja, é todo o dinheiro que entrou em caixa resultando dos bens vendidos ou serviços prestados pela companhia;
- Receita operacional líquida (ROL): é o que resulta da Receita Operacional Bruta após a declaração de todos os impostos que incidem sobre a venda.
O que é receita não-operacional?
A receita não-operacional, também conhecida como receita financeira, diz respeito a todos os valores recebidos por uma empresa que não tenham origem em sua atividade-fim.
Alguns exemplos desse tipo de receita são os juros recebidos, rendimento de poupança, dividendos de aplicações financeiras, entre outros.
Como a receita operacional funciona?
A receita operacional é a amostra do que a empresa conseguiu gerar com sua produção.
Portanto, uma vez que o rendimento total do negócio também pode estar atrelado às receitas financeiras, é possível que uma empresa apresente bons retornos — que podem ou não se repetir —, que ofusquem um rendimento produtivo estagnado ou em queda.
Embora seja um dos dados mais relevantes do DRE, a receita operacional por si só não é capaz de atestar o lucro ou prejuízo de um negócio. Ela serve, porém, como
ponto de partida para importantes apurações e análises como lucro, margem de contribuição, projeções de venda, otimização produtiva, entre outros.
Qual é a importância da receita operacional?
A receita operacional é, ao mesmo tempo, a soma de todas as entradas provenientes da operação de uma empresa e um demonstrativo da saúde financeira e competência gerencial da mesma.
Além das diferentes análises que partem dessa informação, ela também é um indicativo da eficiência operacional de uma empresa, bem como de seu desempenho e lucratividade operacional.
É por meio dela que os gestores calculam a margem operacional e estimam os lucros que podem ser atingidos por meio das operações da empresa.
Como calcular a receita operacional?
A receita operacional pode ser encontrada por meio da soma de todas as mercadorias vendidas, descontadas as despesas operacionais. Nessas despesas, não são considerados impostos, investimentos, pagamento de juros, entre outros.
O resultado desse cálculo é conhecido como lucro antes do impostos.
Cálculo de receita bruta
A receita bruta é calculada por meio da multiplicação do valor de um produto ou serviço oferecido pelo número total de unidades vendidas no período analisado.
A fórmula da receita bruta é:
Receita operacional bruta = volume produtos/serviços x valor unitário
Cálculo de receita líquida
Para calcular a receita líquida é preciso somar todos os gastos como cancelamentos, abatimentos, devoluções, despesas e impostos sobre vendas, e deduzir o valor resultante da receita operacional bruta.
A fórmula da receita operacional líquida é:
- Receita operacional líquida = Receita operacional bruta – deduções da receita bruta
Analisados de maneira complementar, o ROB e o ROL, demonstram os ganhos e gastos produtivos no período analisado. Sendo, ainda, a base para análises e apurações mais completas que podem atestar a saúde financeira de um negócio.
Esse conteúdo cai na prova da CNPI Apimec!
Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!