O que é ANDIMA?

ANDIMA é a sigla para Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro. Esta foi uma entidade criada em 1971 e que, posteriormente, passou por uma fusão com a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID). Disso, resultou a criação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a ANBIMA.

Hoje, a ANBIMA, resultado dessa mescla, representa os interesses de banco, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Para isso, desempenha as seguintes atividades:

  • Prestação de informações, dados e estatísticas pertinentes ao mercado financeiro e de capitais;
  • Representar os organismos integrantes desses ecossistemas;
  • Autorregular o mercado, por meio da definição de códigos e da supervisão da entidade;
  • Formar profissionais e aumentar os padrões de atendimento das instituições financeiras, a partir de cursos e certificações.

Para que serve a ANDIMA?

Enquanto esteve em atividade, a ANDIMA representava instituições financeiras e operava como uma entidade civil sem fins lucrativos. Dessa maneira, atuava como uma porta-voz de bancos comerciais, de investimentos e múltiplos, distribuidoras e corretoras de valores e administradores de recursos.

Assim, da mesma forma como ocorre com a ANBIMA hoje, a entidade existia para representar o setor financeiro, além de prestar suporte técnico e operacional aos seus integrantes.

O que a ANDIMA fez pelo mercado financeiro?

Enquanto representante das instituições do mercado financeiro, a ANDIMA nutria relações estreitas com o Banco Central e outras associações. Por esse motivo, alguns sistemas históricos para o setor foram criados e permanecem em uso até hoje.

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), por exemplo, surgiu em 1979 e permanece em atividade até os dias atuais. Nesse caso, se trata de um ambiente de negociação de títulos públicos de tecnologia notoriamente avançada e que segue considerado como extremamente moderno.

Para citar outro fruto simbólico da ANDIMA, temos a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, a Cetip. Esta é uma das principais entidades do mercado financeiro brasileiro e também oferece os serviços de registro, negociação e liquidação de ativos, garantindo que todo esse processo seja feito de maneira segura e transparente.

Como funcionava a área de educação da ANDIMA?

A educação financeira era um dos pilares de atuação da ANDIMA. Por isso, a instituição contava com áreas específicas voltadas à formação de profissionais e capacitação para o mercado financeiro. 

O caráter educacional da ANDIMA/ANBIMA é, aliás, fundamental para manter o bom funcionamento do setor, uma vez que:

  • Capacita os envolvidos a prestar informações precisas e completas;
  • Garante que essas pessoas acompanhem e compreendam as oscilações do mercado financeiro e preservem a estabilidade dos portfólios dos clientes atendidos;
  • Viabiliza a orientação ao público sobre as melhores formas de gerir e administrar o próprio patrimônio;
  • Preserva a transparência e a segurança das transações realizadas, tornando o mercado de capitais mais atrativo para os investidores.

Como você já sabe, esse braço da entidade continua e conta ainda com ampliações. Atualmente, as principais certificações oferecidas pela ANBIMA são a CPA-10, a CPA-20, a CEA e a CGA.  

CPA-10

Esta é a primeira certificação da hierarquia de selos proposta pela ANBIMA e serve para capacitar profissionais a trabalharem com a distribuição de produtos de investimento para o varejo, em agências bancárias, ou em plataformas de atendimento.

Por ser um exame certificatório básico, é a escolha de muitas pessoas que buscam pelas primeiras experiências no mercado de trabalho financeiro. Além disso, sem ter pelo menos a CPA-10 no currículo, é muito improvável que um candidato obtenha uma vaga ao se submeter a um processo seletivo em um banco, por exemplo.

Ao obter esse selo, um indivíduo pode aplicar para vagas de caixa de banco, assistente de produtos financeiros, atendente de agência bancária e agente de negócios.

CPA-20

Na hierarquia já mencionada, a CPA-20 é o próximo degrau da escalada, vindo logo em seguida à CPA-10. Na prática, esse selo, mas completo, possibilita que um profissional desempenhe as mesmas funções abrangidas pela sua antecessora, com o adicional de viabilizar o atendimento a clientes de alta renda, private e corporate

Enquanto a CPA-10 serve para abrir portas no mercado financeiro, a CPA-20 é um atrativo extra para conseguir promoções ou vagas de maior prestígio dentro de um banco. Se este selo, as chances de alguém estagnar na carreira são grandes — é por isso, inclusive, que muitos optam por obter diretamente a CPA-20, pulando a CPA-10.

Com o selo, é possível trabalhar como assistente de investimentos, ou até ocupar cargos de supervisão e gerência — conquistando, consequentemente, responsabilidades maiores e salários mais atrativos.

CEA

Após a “escalada das CPAs”, temos uma certificação ANBIMA de ainda maior peso: a CEA. Ela dá ao profissional o título de especialista em investimentos e os habilita a recomendar produtos para clientes de qualquer segmento, bem como a assessorar gerentes de contas

Como o selo abre portas mais valiosas, a prova naturalmente tem um grau de dificuldade maior e significa a possibilidade de conquistar cargos e salários ainda mais altos em um banco, ou até comandando o próprio negócio. Na prática, com a CEA, é possível ser consultor de investimentos, planejador financeiro autônomo, analista de investimentos, gerente de contas, gestor de fundos de investimento, entre outros.

CGA

Por fim, temos a CGA, criada para habilitar que um profissional esteja apto a atuar como gestor de recursos, trabalhando à frente de fundos de investimento, ou administrando o patrimônio de pessoas e empresas. É importante lembrar, ainda, que este selo é obrigatório para aqueles que ocupam cargos com poder de decisão de compra e venda de ativos.  Para aqueles que desejam subir na carreira e trabalhar de forma autônoma, a CGA é a melhor opção dentre as alternativas oferecidas pela ANBIMA, uma vez que, ao contrário das demais, possibilita a tomada de decisões.

Trilha de Successo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *