Com as mudanças no cenário econômico e o aumento de necessidade dinâmicas no cenário atual, no mês de outubro a ANBIMA criou uma nova trilha de certificações. A conhecida CGA foi reformulada para atender os gestores, estes que são profissionais responsáveis pelo bom andamento dos veículos de investimentos.
Segundo a instituição a decisão foi tomada a partir das mudanças na indústria de fundos brasileira, que em uma década, teve uma evolução gigantesca em números. Como por exemplo, na quantidade de fundos que saltou de 330 em 2009 para 2700 atualmente.
Além disso, a modificação ajudará a construir a trajetória da carreira dos profissionais. Visto que, os conhecimentos nas certificações ora eram muito básicas ora eram muito avançadas e pouco se falava da atividade principal que um gestor deve realizar.
Mas, se você está se perguntando como tudo isso vai funcionar, não se preocupe, vamos descobrir agora. Porém, antes de tudo, é melhor partimos do que já conhecemos.
Como é a CGA hoje?
A Certificação de Gestores ANBIMA habilita profissionais que atuam com gestão de recursos de terceiros em Fundos de Investimento, Renda Fixa, de ações, cambiais e multimercados.
Inclusive, é obrigatória para quem ocupa ou deseja ocupar cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros que integram as carteiras desses veículos de investimento.
A prova da CGA possui dois módulos:
- Módulo II – Fundamentos Financeiros
- Módulo II – Gestão de Carteiras
A prova de cada módulo possui:
- 60 questões
- 3 horas de duração
- Necessário ter 70% de acertos para ser aprovado
Como vai ficar?
Com o intuito de apropriar à realidade do mercado foi criado a trilha de certificações. Ou seja, antes havia apenas uma certificação, agora serão 3:
Note que a já conhecida CGA passa a ter duas irmãs, onde se abre um leque de oportunidades aos profissionais. E é este o caminho que a ANBIMA quer percorrer, pois com essa criação o indivíduo começará pela CFG e poderá escolher o caminho que pretende traçar de acordo com os seus objetivos.
- CFG – Certificação ANBIMA de fundamentos em gestão
- atesta o conhecimento dos fundamentos de gestão.
A prova:
- 60 questões
- 3 horas de duração
- Necessário ter 70% de acertos para ser aprovado
Conteúdos:
1. Métodos quantitativos
2. Economia
3. Análise de relatórios financeiros
4. Finanças corporativas
5. Mercados e instrumentos financeiros
6. Teoria moderna de carteiras e modelos de precificação de ativos
7. Finanças comportamentais
8. Política de investimento
9. Alocação de ativos
10. Novas tecnologias em finanças
11. Ética e autorregulação
12. Legislação e regulação
- CGE – Certificação de gestores ANBIMA para fundos estruturados
- habilita profissionais para serem gestores de fundos estruturados.
A prova:
- 45 questões
- 2 horas e 30 min de duração
- Necessário ter 70% de acertos para ser aprovado
Conteúdo:
1. Investimentos imobiliários
2. Private equity
3. Securitização de recebíveis
4. Fundos de índice
5. Investimentos no exterior
6. Avaliação de desempenho
7. Gestão de risco
8. Legislação, regulação e tributação
- CGA – Certificação de gestores
- autoriza a gestão dos fundos comuns.
A prova:
- 45 questões
- 2 horas e 30 min de duração
- Necessário ter 70% de acertos para ser aprovado
Conteúdo:
1. Gestão de carteiras – renda variável
2. Gestão de carteiras – renda fixa
3. Investimentos no exterior
4. Avaliação de desempenho
5. Gestão de risco
6. Legislação, regulação e tributação
Quando entra em vigor?
Assim como qualquer outra mudança realizada na ANBIMA esta entra em vigor em 180 dias. Portanto, os exames para essas certificações serão aplicados a partir de março de 2021.
Desta maneira, conforme a própria instituição ANBIMA, será possível que uma pessoa seja aprovado nas 3 certificações. Já para quem já possui a CGA atual, a mesma será automaticamente validada, pois esta já permite que o gestor atue nos segmentos para quais as novas são necessárias.
Logo, quem está realizando a CGA atual ou quer ainda se inscrever poderá fazer isso, porém é preciso estar atento aos prazos, uma vez que, é necessário ser aprovado em um dos dois módulos do exame até março de 2021 para assim poder fazer a prova até julho de 2021.
Quer se preparar para essa nova reformulação?
Nós da TopInvest estamos preparando todo o material especialmente para você poder realizar seus estudos e ainda ficar por dentro de tudo!
Por isso que nossos cursos estão sendo desenvolvidos de acordo com as atualizações da ANBIMA para que você possa ser um #ProfissionalTOP.
Clica aqui e aguarde novidades!
Deixe um comentário