Já topou com a sigla ANBID por aí e ficou na dúvida sobre o que é essa instituição, ou se ela sequer existe? Deixa eu te dar um spoiler: ela é, na verdade, um órgão extinto. Ou melhor: transformado. Vamos entender mais sobre o assunto? Vem comigo.
O que é ANBID?
A ANBID foi uma instituição criada para capacitar profissionais do mercado financeiro. Te lembra a Anbima? Pois é, mais adianta eu vou falar da relação entre as duas.
Fato é que a ANBID era uma entidade representativa da classe, uma vez que reforçou e aumentou a presença de muitas instituições financeiras e contribuiu com o desenvolvimento do mercado econômico e de capitais.
Aliás, assim como a Anbima, ela também havia iniciado as atividades de regulamentação desses profissionais.
O que significa ANBID?
A sigla ANBID significa Associação Nacional dos Bancos de Investimento. Sua fundação ocorreu em 1967, no Rio de Janeiro, logo após a regulamentação do mercado de capitais no Brasil.
Inicialmente, o objetivo da ANBID era representar os bancos e seus investimentos. Após alguns anos, em 1990, mais precisamente, todas as atividades relacionadas às instituições financeiras brasileiras passaram a ser abraçadas pela entidade também.
Qual a diferença entre ANBID e Anbima?
Aqui vai o fim do mistério: a Anbima nasceu da fusão entre a ANBID e outra instituição, a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA).
Ou seja, não há nenhuma diferença entre as duas. O que aconteceu é, como eu mencionei lá no começo, a ANBID não existe mais, já que foi transformada na Anbima.
Qual a importância da ANBID?
A ANBID foi praticamente um marco de transformação no mercado financeiro, dado o seu papel fundamental em melhorias para seus profissionais e investidores.
Como seu principal objetivo era tornar claro, ético e seguro o procedimento das negociações para todas as partes envolvidas, acabou trazendo um grande avanço deste setor no país, expandindo-o.
Como a ANBID atuava no mercado?
Algumas das interferências da ANBID demonstram a amplitude de sua atuação no país.
À época, uma de suas criações foram os Conselhos de Regulação e Melhores Práticas. A partir deles, se desenvolviam regras imparciais para o mercado e seus envolvidos – o que trazia mais liberdade para a abordagem financeira.
A famigerada Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também foi beneficiada pela ANBID, já que foi esta que a estabeleceu como um órgão regulador.
Do ponto de vista dos investidores, otimizou seus direitos e melhorou toda a infraestrutura dos ambientes operacionais do mercado. Por consequência, permitiu que esses investidores obtivessem informações com mais facilidade.
Por que a ANBID deixou de existir?
O fim aconteceu em 2009, no mês de outubro. Como o mercado evoluiu e as atividades exercidas pela ANBID tomaram proporções maiores, a instituição deixou de existir. Desse final, surgiu a ANDIMA, que eu já mencionei por aqui, e, posteriormente, a fusão de ambas, que resultou na Anbima.
Por mais que eu esteja aqui citando nomes de diferentes entidades, lembre-se que seus valores e objetivos são os mesmos. Ou seja, a atuação da Anbima, que hoje conhecemos tão bem, segue a mesma lógica da antiga ANBID, que se empenhava para regular o mercado, valorizar seus profissionais e oferecer segurança para os investidores.
O que é certificação ANBID?
Lembra que eu comentei sobre como a ANBID capacitava profissionais do mercado financeiro? Pois é, as certificações já existiam naquela época.
A ANBID foi, aliás, a responsável por criar o Programa de Certificação Continuada, que é aquela sigla que você já deve conhecer muito bem: a CPA.
Assim como temos hoje, essa certificação tinha dois níveis. No primeiro, a CPA-10, o conteúdo era voltado para profissionais que buscavam atuar em cooperativas de crédito e agências bancárias.
A CPA-20 também se assemelhava à do presente, já que era um upgrade de sua antecessora. Assim, destinava-se aos profissionais que atuavam na venda de produtos para seus clientes.
Quer continuar aprendendo com a Top?
Então, cola com a gente! Sabe a CPA-10 e a CPA-20, sobre as quais eu acabei de contar um pouco mais da história? Elas ainda são bem importantes para a sua carreira, já que, atualmente, a maioria das instituições financeiras as consideram como um requisito mínimo na hora de contratar alguém.
Quer estar preparado para o mercado de trabalho? Então, olha só:
Além disso, nunca é demais reservar um tempinho para se manter atualizado sobre o mercado financeiro, assim como você fez hoje, lendo sobre a ANBID, certo? Por isso, dê uma passada também no canal da TopInvest no YouTube.
Deixe um comentário