Se você pretende tirar uma certificação financeira nos próximos meses, fique ligado! A Anbima publicou um edital inserindo novos conteúdos nas provas de certificações financeiras. Vem ficar por dentro do que mudará nas provas a partir de 2023.
O que é a Anbima?
É a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Resumidamente, é uma instituição representante de bancos, corretoras, gestoras, distribuidoras e administradoras.
Qual o papel da Anbima?
Na posição de representante, a Anbima existe para autorregular o mercado, além de informar e educar profissionais. Assim, não somente estabelece códigos e boas práticas para as empresas do mercado financeiro, como também emite certificações. Estas, por sua vez, foram desenvolvidas para atestar a qualidade de quem trabalha nessa carreira, para estimular o desenvolvimento contínuo e para garantir o alto padrão de atendimento e atuação em instituições do ramo.
Por que acontecem essas revisões nas provas da Anbima?
Com o passar dos anos o mercado financeiro adotou tecnologias que utilizam de inteligência artificial para aprimorar os seus processos, ocasionando em mudanças na forma de trabalho e formação profissional. Através de estudos, a Anbima verifica o que pode ser aprimorado em suas certificações para estar aderente com a realidade do mercado.
Hard Skills e Soft Skills
Uma parte bem importante desse estudo é a revisão de quais hard e soft skills são necessárias para um profissional do mercado financeiro. Afinal, essas pessoas agora trabalham rodeadas por tecnologias e precisam ter uma formação adequada.
Por isso, os planos da Anbima incluem entrevistas e métodos com profissionais e empresas a fim de descobrir que novas skills são essas e, por consequência, como elas deverão ser incluídas, futuramente, nas certificações financeiras.
Validade da certificação
Atualmente, a maioria das certificações da Anbima tem validade de 5 anos para profissionais atuantes e 3 anos para quem ainda não trabalha na área. Apesar de até esse momento nenhuma nova validade específica ter sido divulgada, os planos da instituições visam, sim, reduzir esses prazos.
A decisão vem da ideia de ampliar a oferta de cursos a distância, por exemplo, e de estimular o aprendizado constante e contínuo. A prática disso tudo aconteceria no atual portal de educação da instituição, cujo acesso se tornou gratuito durante a pandemia.
Assim, a atualização dos profissionais não aconteceria entre longos períodos – afinal, a razão pela qual essa validade existe é que o conhecimento de um certificado pode se tornar ultrapassado com o passar do tempo e a movimentação do setor.
As provas da Anbima vão mudar na prática?
Todas as provas realizadas pela Anbima vão sofrer alterações, nesta lista, incluem-se, portanto, CPA-10, CPA-20, CEA e CFG.
A partir de quando vão mudar as provas?
O edital para as novas provas da Anbima já foi publicado, mas as mudanças passarão a ser cobradas apenas a partir de março de 2023.
Confira o que mudará na CPA-10 em 2023
Na prova da CPA-10 haverá apenas a inclusão de um novo conteúdo no módulo 2. Passará a ser cobrado nas provas o assunto de crimes contra o mercado de capitais.
Confira o que mudará na CPA-20 em 2023
Na prova da CPA-20 as inclusões de conteúdo também são no módulo 2. Serão cobrados: os crimes e ilícitos contra o mercado de capitais e regulação e autorregulamentação ASG. Haverá também a exclusão de um conteúdo que trata sobre a utilização indevida de informação privilegiada.
Confira o que mudará na CEA em 2023
Na prova da CEA as inclusões de conteúdo são no módulo 1. Serão cobrados neste exame os crimes e ilícitos contra o mercado de capitais e regulação e autorregulamentação ASG. Haverá também a exclusão de um conteúdo que trata sobre a utilização indevida de informação privilegiada.
Confira o que mudará na CFG em 2023
Na prova do CFG há inclusão de conteúdo em dois módulos. No módulo 9, o Guia ASG II Anbima será cobrado, enquanto no módulo 12 os novos conteúdos cobrados tratam de: manipulação do mercado, resolução CVM Nº 62 e regulação e autorregulação ASG.
Quais foram as mudanças recentes nas provas da Anbima?
E por falar em mudanças, a Anbima trouxe recentemente algumas atualizações em seus processos. Olha só:
Obrigatoriedade da certificação pós-pandemia
Durante a pandemia de Covid-19, a Anbima flexibilizou algumas regras relacionadas às certificações. Uma delas foi que, durante o período, instituições financeiras poderiam contratar profissionais mesmo que estes não fossem certificados.
Desde 10 de janeiro de 2022, contudo, está de volta a obrigatoriedade das certificações financeiras para as funções que as exigem.
Os profissionais de distribuição que foram contratados durante a pandemia tiveram até abril de 2022 para obterem seus certificados. Já os gestores que iniciaram no cargo nesse período têm até 10 de julho para se certificarem.
Novos conteúdos
Em julho de 2022 as provas já passaram por uma inclusão de conteúdo que tratava de temas sobre a sustentabilidade. O ESG, em inglês, ou ASG (ambiental, social e governança corporativa), foram incluídos em todas as provas, respeitando o grau de aprofundamento necessário em cada uma delas. Elas também seguirão válidas para 2023.
Como se preparar para as revisões da Anbima?
Primeiramente, é preciso se manter atualizado! É comum que essas revisões aconteçam e você deve estar preparado para elas. É importante ressaltar que essas mudanças respeitam a hierarquia de importância e o grau de dificuldade de cada uma das certificações Anbima.
Nossa recomendação é que você aproveite enquanto ainda dá tempo e tire a sua certificação em 2022, antes da inclusão desses novos conteúdos, porque isso resultará em muito mais tempo de estudo. O segredo para o sucesso nas certificações é não ter medo de começar a estudar agora! Comece já!
Deixe um comentário