Eles estão por toda parte e sua participação no mercado tem sido cada vez maior: de acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia, em 2020 os correspondentes bancários movimentaram mais de 5 bilhões de reais em operações de crédito. No ano seguinte, a Resolução nº 4.935 do Conselho Monetário Nacional autorizou o regime de home office para esses profissionais — o que, desde então, cunhou a atividade de correspondência como uma espécie de “agência bancária do futuro”, amplamente buscada mesmo em um cenário onde muitas agências físicas estão se tornando obsoletas.
Mudanças e evoluções à parte, há um ponto que permanece o mesmo de sempre: correspondentes bancários devem obrigatoriamente possuir uma certificação financeira, como aquelas oferecidas pela ANEPS.
Assim, se você se interessa por essa carreira, eu te aconselho a acompanhar este artigo até o fim. Nele, eu vou te mostrar:
- O que é a ANEPS;
- Quais são suas certificações;
- Para que elas servem;
- O que cai na prova;
- Como passar nas provas ANEPS.
Em outras palavras: um material completo para que não te sobre nenhuma dúvida sobre o assunto!
O que é ANEPS?
A ANEPS é a Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País. É, portanto, uma entidade que existe para representar essas empresas no mercado financeiro, além de defender os seus interesses.
Na prática, o papel da ANEPS se resume a:
- Reconhecer o valor desta categoria de empresas e profissionais;
- Promover seu desenvolvimento por meio de cursos, feiras, eventos e congressos;
- Ser uma ponte entre empresas e profissionais e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
- Manter bom relacionamento com outras entidades e associações que também se relacionem com essas categorias;
- Oferecer suporte jurídico às atividades de seus associados, de maneira coletiva.
Atuando, então, como esse grande suporte aos correspondentes bancários e às promotoras de crédito, é natural que uma de suas frentes diga respeito à capacitação de seus profissionais — é assim que chegamos ao ponto sobre as certificações ANEPS.
O que é certificação ANEPS?
As certificações financeiras emitidas pela ANEPS têm o objetivo de habilitar um correspondente bancário a trabalhar com determinadas linhas de crédito. Essa é uma forma de garantir a segurança e a credibilidade do mercado bancário, por meio de uma prova oficial de que o profissional detenha os conhecimentos necessários para atuar assim.
- Certificação Completa (crédito consignado, imobiliário, CDC e financiamento de automóveis): normalmente a prova ANEPS mais recomendada, sua aprovação permite que o correspondente bancário trabalhe com estas quatro linhas de crédito distintas. Como este profissional pode se vincular a mais de um banco (e como cada instituição pode oferecer apenas algumas linhas específicas), ter a possibilidade de atuar de forma completa é certamente um diferencial para a sua cartela de clientes;
- Certificação Plus (crédito consignado, Crédito Direto ao Consumidor – CDC e financiamento de automóveis): bastante parecida com a Certificação Completa, esta aqui exclui apenas a linha de crédito imobiliário. Dependendo da forma como o correspondente atua (que clientes almeja conquistar, se tem uma equipe ou escritório), esta também pode ser uma excelente opção para oferecer vários produtos e serviços financeiros simultaneamente;
- Certificação para crédito consignado: apesar dos critérios para concessão de crédito consignado dependerem de cada instituição, é comum que este seja uma exclusividade para aposentados, pensionistas e servidores públicos. É uma linha bastante popular e muitos bancos oferecem também cartões de crédito consignados;
- Certificação para financiamento de automóveis: muitas concessionárias optam por essa certificação para que assim possam não somente comercializar automóveis, mas oferecer financiamentos aos clientes sem que estes precisem se dirigir a uma instituição financeira para tal. Mesmo que você não seja um empresário desse tipo, ainda pode optar por este selo, é claro;
- Certificação para CDC e financiamento de automóveis: outra combinação de linhas de crédito bastante populares, esta pode ser uma excelente opção para os correspondentes bancários que precisam dessas autorizações específicas de atuação;
- Certificação para crédito imobiliário: assim como as concessionárias podem obter uma certificação específica para financiamentos de automóveis, imobiliárias podem optar por este selo aqui. Novamente, reforço que o correspondente não necessariamente precisa trabalhar com locação ou venda de imóveis para oferecer esta linha de crédito aos seus clientes;
- Certificação para microcrédito: esta linha comporta pequenos valores de empréstimos, destinados para micro e pequenos empreendedores que desejam expandir seus negócios, mudar de estabelecimento ou dar andamento a um projeto. Por se tratar de um público específico, normalmente permite condições especiais e atrativas de pagamento;
- Certificação para crédito agrícola: bastante popular no Brasil, esta linha existe para auxiliar as atividades de produtores rurais, como cooperativas, associações e, é claro, os próprios trabalhadores do ramo. Assim como na linha anterior, também oferece condições e taxas especiais aos seus solicitantes;
- Certificação para crédito transacional: este selo engloba apenas operações simples relacionadas ao crédito, como abertura de conta corrente e conta poupança, ou o recebimento de pagamentos. Esse selo, no entanto, não dá ao correspondente o direito de oferecer nenhuma linha de crédito como as mencionadas anteriormente nesta lista.
Além destas modalidades, a ANEPS também conta com a certificação PLDFT. Esta, por sua vez, é outra obrigatoriedade — amparada pela Circular nº 3978 do Banco Central — e trata sobre a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
Ela é de suma importância não somente para os correspondentes bancários, mas também para os seus funcionários e até mesmo para colaboradores de instituições financeiras em geral.
Para que serve a certificação da ANEPS?
As certificações da ANEPS existem para regularizar a atuação de correspondentes bancários e promotoras que intermediam a concessão de crédito no Brasil. Assim, são obrigatórias para o exercício das atividades de correspondência.
Sem uma certificação do tipo, o correspondente ficaria restrito à realização de operações simples — como o pagamento de boletos em casas lotéricas, por exemplo. De qualquer forma, é praxe que as instituições financeiras já deixem bem claro a necessidade de um selo emitido por entidades reconhecidas como requisito inegociável para firmar vínculos com esses profissionais.
Como você pode ver, a ANEPS oferece certificações completas ou específicas. Cabe ao correspondente, portanto, trabalhar apenas com as linhas sobre as quais recebeu aprovação em um exame.
Qual a diferença entre FEBRABAN e ANEPS?
Enquanto a certificação completa da FEBRABAN habilita o correspondente bancário a oferecer crédito direto ao consumidor, crédito consignado e financiamento de veículos, a versão completa da ANEPS inclui o crédito imobiliário também.
Além disso, ambas as entidades oferecem certificações individuais (para correspondentes ou para desenvolvimento profissional) distintas. Olha só:
- FEBRABAN: Suitability, Ouvidoria, Agronegócio e Controles Internos;
- ANEPS: PLDFT, transacional e microcrédito.
Já no que diz respeito às instituições em si, a FEBRABAN é a Federação Brasileira de Bancos. Assim, enquanto a sua atuação é bastante voltada para o setor bancário, a ANEPS tem uma alçada mais abrangente, incluindo agentes não-bancários também.
Partindo agora para as semelhanças entre ambas, temos o fato de que as duas são entidades certificadoras reconhecidas pelo mercado financeiro. Dessa forma, FEBRABAN e ANEPS estão autorizadas a capacitar e regularizar as atividades dos correspondentes bancários.
Quem pode fazer a prova da ANEPS?
As provas da ANEPS não estabelecem nenhum grande requisito aos seus candidatos, exigindo apenas que estes tenham no mínimo 16 anos e que tenham estudado até a antiga 4ª série do ensino fundamental (atual 5 do ensino básico).
Sem exigências de ensino médio ou superior, a ANEPS abre um grande espaço para que qualquer pessoa que esteja interessada nessa carreira possa ter a sua oportunidade para começá-la.
Como fazer a prova da ANEPS?
As provas da ANEPS são realizadas de forma remota. Por isso, para prestá-las, o candidato deve escolher uma dessas opções:
- Prova via web com câmera;
- Prova via web sem câmera;
- Via aplicativo mobile com sistema operacional Android ou IOS.
No caso da certificação PLDFT, porém, não será permitido ao candidato optar pela prova sem câmera.
Quais as regras para realização da prova ANEPS?
Por ser realizada de forma remota, a prova da ANEPS conta com uma série de regras que devem ser observadas pelo candidato. Resumidamente, todos os tópicos são importantes para que o processo de certificação seja justo e eficaz.
Aqui, eu separei os principais tópicos do regulamento para você:
- Para quem optou por realizar a prova sem câmera, deverá enviar com antecedência, pelo sistema da ANEPS, uma foto estilo selfie (legível e que permita a identificação do candidato), segurando um documento oficial com foto e CPF. Na modalidade com câmera, o processo ainda é necessário, porém, será possível fazer essa foto no próprio dispositivo onde está conectado, sem precisar já ter o arquivo salvo no dispositivo;
- A prova poderá ser realizada em qualquer dia ou horário. No entanto, caso o candidato precise de algum auxílio em relação ao sistema do exame, este só estará disponível em dias úteis, das 8h às 17h;
- O local escolhido para prestar a prova deve ser isolado, a fim de prevenir interrupções. Além disso, a conexão deve ser testada com antecedência, para evitar instabilidade no momento do exame;
- Caso utilize uma câmera durante a prova, deverá manter o seu rosto bem enquadrado na imagem.
Para simplificar a lógica, a ANEPS pode penalizar com reprovação qualquer candidato que falhar em prover meios para sua identificação, ou que apresente muitas falhas de conexão durante o exame.
Por esse motivo, você pode ser classificado se:
- Sair muitas vezes do local da prova (em mais de 10% das questões);
- Ter outras pessoas no mesmo cômodo que você;
- Bloquear o acesso à sua câmera ou microfone;
- Tentar sair da tela da prova durante sua realização;
- Utilizar recursos proibidos do teclado do computador (como a tecla printscreen);
- Consultar algum material durante a prova, ou demonstrar que está conversando com outra pessoa;
- Demonstrar falta de concentração ou comportamento suspeito em mais de 10% das questões.
Tudo isso é analisado com o auxílio do Instituto Totum que, em parceria com a ANEPS, garante a segurança dos processos certificadores da entidade. Para ter certeza de que tudo correrá bem durante o seu exame, recomendo que leia com atenção o edital das provas ANEPS.
O que cai na prova da ANEPS?
O conteúdo programático exato vai depender de qual certificação ANEPS você escolher. De qualquer forma, os tópicos comuns a todas as opções são:
- Sistema Financeiro Nacional: instituições financeiras, órgãos reguladores, taxas, processos, atividades dos correspondentes, entre outros;
- Mercado Financeiro: conceito e tipos de risco, prevenção à lavagem de dinheiro e ao terrorismo, compliance, controles internos, matemática financeira, entre outros;
- Produtos e Serviços: tipos de crédito, empréstimos, financiamentos, arrendamento, diferentes programas de concessão, câmbio, entre outros;
- Ética nos Negócios: Código de Defesa do Consumidor, sigilo bancário, Lei Geral de Proteção de Dados, combate ao crime de lavagem de dinheiro, entre outros.
Não se esqueça: todos esses temas estão presentes nas provas da ANEPS, independente de qual módulo você escolha. No entanto, os desdobramentos de cada item podem variar, de acordo com a linha de crédito específica para a qual o exame é voltado. Na dúvida, não deixe de conferir o edital da entidade!
Como tirar a ANEPS?
Entendeu como funcionam as certificações da ANEPS e a razão pela qual ela é imprescindível para quem deseja atuar como correspondente bancário? Agora, então, é o momento de compreender todos os passos para realizar a sua inscrição de forma correta e garantir a sua aprovação. Vamos lá?
1. Inscrição para certificação ANEPS
Todas as provas disponíveis estão listadas na página de certificações ANEPS. Nesta primeira etapa, basta que o candidato escolha o exame que deseja prestar, bem como a validade desejada para o seu certificado — que varia entre 1 e 5 anos.
Os passos seguintes são básicos: basta preencher os formulários com as informações solicitadas. Inclusive, preste atenção ao e-mail e senha que você escolherá nesse momento, afinal, essas serão suas informações de login para a realização da prova remota.
2. Pagamento
Como já é de praxe nas instituições certificadoras, a inscrição só é realmente efetuada depois que o pagamento é registrado. A ANEPS, até o momento, não aceita PIX, logo, é preciso pagar pela taxa via cartão de crédito ou boleto.
Quanto custa a prova ANEPS?
Os preços das certificações podem variar de acordo com a prova e a validade escolhidas. Lembre-se: é possível escolher certificados válidos entre 1 a 5 anos.
Dito isso, o valor da inscrição varia da seguinte forma:
- Certificação Completa: R$74 a R$174;
- Certificação Plus: R$60 a R$160;
- Certificação para crédito consignado: R$59 a R$159;
- Certificação para financiamento de automóveis: R$59 a R$159;
- Certificação para CDC e financiamento de automóveis: R$59 a R$159;
- Certificação para crédito imobiliário: R$59 a R$159;
- Certificação para microcrédito: R$59 a R$159;
- Certificação para crédito agrícola: R$59 a R$159;
- Certificação para crédito transacional: R$59 a R$159.
Naturalmente, o menor valor se refere à menor validade (1 ano) e o maior valor se refere à maior validade (5 anos). Entre ambos, há ainda opções de prazos de vencimento de 2, 3 e 4 anos.
3. Prova
Assim como a taxa de inscrição varia de acordo com cada prova ANEPS, as informações gerais sobre o exame também podem ser diferentes de um para outro. Para facilitar o seu entendimento, eu compilei os dados mais importantes nessa tabela:
Completa | Plus | Consignado | Veículos e CDC | CDC | Veículos | Imobiliário | Agrícola | Microcrédito | Transacional | |
Questões | 30 a 40 | 30 a 40 | 30 a 40 | 30 a 40 | 30 a 40 | 30 a 40 | 30 a 40 | 30 a 40 | 30 a 40 | 20 |
Duração | 1h30 | 1h30 | 1h30 | 1h30 | 1h30 | 1h30 | 1h30 | 1h30 | 1h30 | 1h |
Aproveitamento mínimo | 70% | 70% | 70% | 70% | 70% | 70% | 70% | 70% | 70% | 70% |
As diferentes opções de validade também alteram alguns detalhes das provas, como a quantidade de questões — é por esse motivo que há exames que podem apresentar entre 30 e 40 perguntas, todas de múltipla escolha.
4. Resultado ANEPS
Assim que terminar a prova, o candidato terá acesso imediato ao percentual de acertos na área restrita do site da ANEPS. O resultado oficial, no entanto, só será divulgado após uma auditoria do Instituto Totum para garantir que o exame foi prestado de acordo com o regulamento do edital para provas remotas.
O prazo de liberação dos resultados é este:
- Prova prestada em aplicativo ou com câmera: 3 dias úteis;
- Prova prestada sem câmera: 20 dias úteis.
Caso a auditoria tenha encontrado alguma irregularidade na realização da prova, a certificação só será emitida após a resolução da pendência. Além disso, caso algo de errado seja encontrado após o anúncio do resultado, a aprovação do candidato pode ser retirada mesmo assim.
A consulta da aprovação pode ser feita pela página de profissionais certificados ANEPS, utilizando o seu CPF na busca.
Como estudar para a prova da ANEPS?
O seu cronograma de estudos deverá variar de acordo com a prova ANEPS escolhida, é claro. Afinal, linhas de crédito distintas implicam em tópicos e desdobramentos distintos também.
Seja como for, uma dica que tenho a dar é infalível para te ajudar a garantir a sua aprovação: depois de consultar os módulos exatos que caem no exame que você escolheu, procure estudá-los individualmente. Nessa dinâmica, você passa para o módulo seguinte apenas quando tiver certeza de que compreendeu de verdade o anterior (nada de apenas decorar!).
Cada tópico da prova pode se desdobrar em inúmeros conceitos. Assim, ao utilizar um método de estudos inteligentes, fica mais fácil de otimizar o seu tempo até o dia do exame e de garantir que nenhum conteúdo importante ficará sem revisão.
Como passar na prova da ANEPS?
Sabe o que todas as provas da ANEPS têm em comum? A abordagem sobre tópicos que são imprescindíveis para o mercado financeiro. Se você deseja se tornar um correspondente bancário, não tem escapatória: é preciso conhecer a fundo esses conceitos. Para te ajudar, te recomendo a conhecer o canal da TopInvest no YouTube. Por lá, inúmeros conteúdos que são verdadeiras aulas sobre o nosso mercado, capazes de garantir a sua aprovação de primeira em qualquer certificação!
Comentários
Excelente texto! Muito esclarecedor!
Estou ansioso para fazer a prova!
Interessante conteúdo para quem, assim como eu, pretente ingressar neste segmento com a finalidade de uma renda extra. Muito obrigada pelas informações e abordagem dinâmica. Creio, entretanto, ter havido um equívoco no tópico "critérios", quando usado o termo: classificado, ao invés de: DESclassificado. Atenciosamente,
bom dia amei o conteúdo e as explicações parabéns,tudo muio claro.