Se você gosta e entende de investimentos, pretende ser dono do próprio negócio e ainda sonha em poder distribuir aplicações financeiras e auxiliar nas decisões das pessoas, essa é a hora de você conhecer a atividade do Agente Autônomo de Investimentos!
É com essa profissão mais conhecida como AAI que você conseguirá se encontrar e aplicar suas experiências em prática. Até porque, apesar de todas as inovações do mundo, a gente sabe que uma boa acessoria profissional é essencial para quem quer investir no mercado.
Afinal, qual é a atividade de um AAI?
Para deixar bem claro a você, a profissão de Agente Autônomo de Investimentos foi regulada pela instrução normativa CVM (Comissão de Valores Mobiliários) 497 – com atualizações feitas durante os anos. Nesta instrução constam exatamente as normas, leis e regras da profissão. Além de, ditar o que pode e não pode ser realizado pelo profissional.
Se as atividades do AAI são regularizadas, temos que ter em mente- e porque é obrigatório – que o exercício da função só pode ser realizada, a partir do momento em que o indivíduo for aprovado na prova da ANCORD. Logo, a aprovação é tão importante para que as atividades possam ser realizadas, pois o teórico é tão essencial que fará que sua prática seja excepcional.
Funções do AAI
E para ficar mais fácil para você conhecer, abaixo listamos quais são as funções do Agente Autônomo de Investimentos:
- Captação de clientes: grande envolvimento e relacionamento com a área comercial e com clientes, de modo que sua atuação seja precisa para conquistar e captar mais investidores;
- Receber e transmitir ordens de investimento: realizar investimentos mediante a solicitação de seus clientes. Mas para isso, você deve estar necessariamente vinculado a uma instituição participante do sistema de distribuição de valores mobiliários;
- Transmitir ordens para o sistema de negociação;
- Prestação de informações de produtos da instituição financeira: explicar quais são os produtos de investimento dispostos em sua instituição financeira (IF) vinculada e entender cada produto, a fim de prestar um bom atendimento ao cliente;
- Orientação e apoio na relação comercial com o cliente: é a profissão de AAI que estará trazendo clientes para a instituição financeira através das funções listadas acima.
Com base na atividade do Agente Autônomo de Investimentos, você pode pensar que o profissional deve ter um vínculo com uma instituição financeira.
Porém, lembre desta regrinha: você consegue exercer atividades como Pessoa Física (PF) ou Jurídica (PJ) – sociedade simples. Mas, o mais comum é encontrarmos um agente atuando como Pessoa Jurídica, onde sua atividade o tornará sócio de um escritório credenciado em uma instituição participante do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários. As queridas Instituições Financeiras.
Estes escritórios devem ser conduzidos sobre o regime de sociedade simples, em que todos os sócios devem ser exclusivamente Agentes Autônomos de Investimentos. Portanto, não é possível que ali existam sócios que não são certificados.
Qual certificado?
Lembra que comentamos que você só pode exercer estas atividades após ser aprovado na prova? No momento que você for aprovado na prova da ANCORD você será certificado e qualificado para realizar as atividades prescritas acima.
Entretanto, é válido lembrar que depois desta aprovação, para que as atividades sejam verdadeiramente aceitas, você deverá se registrar e se credenciar junto à CVM que encaminhará o processo da solicitação do profissional.
Esta instituição atua juntamente com a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias, mais conhecida como ANCORD, que é a entidade credenciadora da profissão de AAI.
Deste modo, as formas essenciais para você poder exercer a atividade de Agente Autônomo de Investimentos, devem ser seguidas com a aprovação da prova da ANCORD e os devidos registros e credenciamentos ligados a mesma e a CVM.
Para você que tem interesse em ingressar nesta profissão, saiba que ela tem um enorme potencial de crescimento.
Claro que, de forma correta com credenciamentos e regulamentação em dia, as atividades do AAI são tão importantes que auxiliam na criação e melhoramento dos produtos, permitindo melhores ações e relacionamento com todos os indivíduos, e principalmente para o desenvolvimento do Mercado Financeiro.
Atenção, Agentes Autônomos de Investimentos: a legislação sobre os AAIs mudou!
- Alteração da nomenclatura do profissional: AAIs agora são AIs — Assessores de Investimento;
- Fim do regime de exclusividade: estes profissionais agora podem estabelecer parcerias com mais de uma instituição financeira;
- Flexibilidade de regime societário: a formação de uma sociedade anônima não é mais uma exigência;
Mais transparência para o investidor: agentes intermediários agora devem enviar trimestralmente aos clientes um extrato com a remuneração recebida por eles durante o período de prestação de serviços!
Comentários
[…] A Associação das Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários é muito conhecida por nós e ainda os profissionais que trabalham com a atividade de AAI. […]