Mesmo quem não se interessa pelo mercado financeiro, compreende o conceito de banco e sabe, de forma geral, quais as atividades deste tipo de instituição.
O que nem todo mundo sabe, porém, é o que caracteriza os diferentes tipos de banco: comercial, de investimento, múltiplos, de desenvolvimento e de investimento. Você conhece todos eles, e sabe o que fazem?
Ficou na dúvida? Não tem problema. Esse artigo serve justamente para esclarecer o que caracteriza e diferencia cada um desses tipos de banco. Quer saber mais? Então segue comigo, que, entre outras coisas, explicarei:
- O que é um banco (instituição financeira)?
- O que são e quais são os bancos comerciais?
- O que são e quais são os bancos de investimento?
- O que são e quais são os bancos múltiplos?
- O que são e quais são os bancos de desenvolvimento?
- O que são quais são os bancos de câmbio dos bancos?
- Qual a classificação dos bancos?
- Qual a diferença entre bancos comerciais, de investimento, múltiplos, de câmbio e de desenvolvimento?
Pronto para aprender sobre os diferentes tipos de bancos e suas funções? Então, vamos nessa!
O que é banco (instituição financeira)?
Segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa, o termo banco, no contexto econômico, é definido como “estabelecimento para transações pecuniárias” — ou seja, transações relativas a dinheiro. A definição vai de encontro a nota encontrada no Online Etymology Dictionary (Dicionário de Etimologia Online), segundo a qual desde a década de 1.620 a palavra “banco” já era amplamente utilizada para descrever uma “instituição para receber e emprestar dinheiro”.
Mais do que compreender o significado literal, é fundamental entender a função central dos bancos: aproximar agentes superavitários — pessoas ou empresas com dinheiro sobrando — de agentes deficitários — aqueles que precisam de recursos financeiros, seja para consumo ou investimento.
Em essência, os bancos intermediam essas transações, concedendo empréstimos com recursos de poupadores. Para isso, pagam juros aos poupadores e cobram juros maiores dos tomadores, lucrando com a diferença, conhecida como spread bancário.
Além dessa função, os bancos oferecem uma ampla gama de serviços financeiros, como saques, investimentos e consultoria. Dependendo dos serviços e produtos que disponibilizam, são categorizados em diferentes tipos, que serão explorados a seguir.
Quais são os tipos de bancos que existem?
Os bancos podem ser classificados em diferentes categorias, dependendo das atividades que desempenham e dos serviços que oferecem. Entre as principais, destacam-se:
- Bancos comerciais;
- Bancos de investimento;
- Bancos de desenvolvimento;
- Bancos múltiplos;
- Bancos de câmbio.
Ficou curioso para entender o que cada tipo de banco faz e o que os diferencia? Acompanhe a leitura, pois, na sequência, explicarei as características e funções de cada uma dessas instituições. Vamos lá?
O que são os bancos comerciais?
O tipo mais comum de todos, os bancos comerciais são instituições financeiras públicas ou privadas que têm como objetivo principal oferecer crédito a curto e a médio prazo para o comércio, indústria, empresas prestadoras de serviços, pessoas físicas e terceiros em geral.
É o único tipo de banco, aliás, que pode oferecer talão de cheque e serviços de conta corrente. Além disso, também realiza:
- Depósito à vista: o dinheiro depositado na conta corrente pode ser movimentado a qualquer momento, inclusive no mesmo dia do depósito;
- Depósito à prazo: o conhecido CDB. Ou seja, seu dinheiro tem um prazo para ser devolvido. Consequentemente, esse dinheiro gera rendimentos.
Não obstante, devemos lembrar que um banco comercial deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão “Banco” (Resolução CMN 2.099, de 1994).
Algumas outras atividades dos bancos comerciais incluem:
- Captação de recursos via conta corrente e depósitos a prazo (CDB, Letra Financeira);
- Empréstimos, como cheque especial e crédito rural;
- Prestação de serviços, como cobrança bancária, arrecadação de tributos e venda de seguros.
- Abertura de conta poupança, depósito voltado à reserva financeira, com rendimentos vinculados à taxa Selic e à TR (Taxa Referencial).
Quais são os bancos comerciais?
Segundo relatório do Banco Central, em novembro de 2024, o Brasil contava com 163 bancos comerciais em funcionamento. Entre eles, estão exemplos bastante conhecidos, como:
- Banco Bradesco;
- Banco cooperativo Sicredi;
- Banco do Brasil;
- Banco HSBC;
- Banco Inter;
- Caixa Econômica Federal;
- Crefisa;
- Itaú.
Vale ressaltar que a maioria desses bancos também se enquadra na categoria de banco múltiplo, que será abordada mais adiante. Dentre os exemplos listados, apenas a Crefisa é considerada exclusivamente um banco comercial. Se restringirmos a análise às instituições que atuam unicamente como bancos comerciais, o número total cai para cerca de 20.
O que são os bancos de investimento?
Bancos de investimento são instituições financeiras especializadas em fomentar investimentos de médio e longo prazo para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, são responsáveis por conceder crédito voltado a projetos com maior duração, mas são proibidos de fornecer talões de cheques.
Essas instituições devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima e incluir, obrigatoriamente, a expressão “Banco de Investimento” em sua denominação social.
Entre suas principais funções, destacam-se:
- Administração de fundos de investimento;
- Abertura de capital (IPO) e subscrição de novas ações de empresas (underwriting);
- Captação de recursos por meio de depósitos a prazo;
- Concessão de empréstimos para capital de giro;
- Depósitos interfinanceiros;
- Distribuição de valores mobiliários;
- Financiamento de capital fixo;
- Repasses de empréstimos externos;
- Subscrição e aquisição de títulos e valores mobiliários.
Quais são os bancos de investimento?
Entre os principais bancos de investimento atuantes no Brasil, destacam-se:
- Banco Alfa;
- Banco Bradesco;
- BBVA Brasil;
- BTG Pactual;
- Credit Suisse;
- Goldman Sachs;
- Itaú;
- JP Morgan Chase.
Como você deve ter percebido, muitos dos bancos de investimento mais conhecidos também aparecem na lista de exemplos de bancos comerciais citados anteriormente. Isso ocorre porque algumas dessas instituições desempenham tanto funções típicas de bancos comerciais quanto atividades especializadas de bancos de investimento, refletindo a diversidade de seus serviços e estruturas.
O que são os bancos múltiplos?
Esse banco foi criado a partir da resolução CMN 1.524 de 1988. Seu objetivo principal é ser um banco que pode operar múltiplas carteiras. Além disso, é obrigatório que tenha, no mínimo, duas carteiras. Dentre elas, uma precisa ser comercial ou de investimento.
De todo modo, qualquer banco múltiplo deve conter em sua denominação, obrigatoriamente, a expressão “Banco”. Por quê?
Porque esses bancos podem operar em cada carteira com CNPJ da carteira, mas publicar balanço em um único CNPJ, o do banco múltiplo.
Comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento: essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras.
A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada, por sua vez, por um banco público.
Quais são os bancos múltiplos?
Como você já deve ter deduzido, temos nos bancos múltiplos o tipo de banco mais poderoso entre todos. Afinal, a sua gama de serviços e clientes é bem maior, já que une as características dos bancos comerciais e de investimento.
Entre os exemplos mais relevantes de bancos múltiplos no Brasil, podemos citar:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Itaú;
- Santander.
O que são bancos de desenvolvimento?
Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras que concentram seus esforços na promoção de projetos de melhoria econômica e social de um país ou região.
Entre as atividades dos bancos de desenvolvimento, estão:
- Apoio a programas habitacionais, educacionais e sociais em larga escala;
- Captação de recursos por meio de depósitos a prazo;
- Financiamento de médio e longo prazo para projetos de infraestrutura e programas sociais;
- Gestão e repasse de fundos de investimento;
- Oferta de crédito com tarifas reduzidas, especialmente para pequenas empresas.
Diferentemente de outros tipos de bancos, para além do próprio lucro, os bancos de desenvolvimento são orientados por questões sociais e de interesse público — não por acaso, costumam ser instituições públicas.
São responsáveis, por exemplo, pelo financiamento de grandes obras de infraestrutura (saneamento, transporte, energia, entres outras), fornecimento de crédito para pequenas empresas, e manutenção de programas habitacionais, educacionais, entre outros.
Quais são os bancos de desenvolvimento?
No Brasil, os dois bancos de desenvolvimento mais conhecidos são:
- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e a
- Caixa Econômica Federal.
O BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e tem por finalidade fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. Essa instituição atua apoiando e financiando projetos nas seguintes áreas:
- Agropecuária;
- Cultura e economia criativa;
- Educação;
- Exportação;
- Indústria, comércio e serviços;
- Infraestrutura;
- Inovação;
- Meio ambiente;
- Mercado de capitais;
- Micro, pequenas e médias empresas;
- Social.
Os recursos providos por esse banco só podem ser utilizados para o financiamento de projeto com propósitos específicos, como por exemplo:
- Capital de giro para empresas;
- Compra de máquinas e equipamentos incluindo veículos utilitários, ônibus, caminhões e aeronaves;
- Exportação de produtos e serviços nacionais;
- Importação de bens e serviços, desde que não haja similares nacionais;
- Implantação, expansão, modernização ou recuperação de empresas públicas e privadas;
- Serviços, insumos e softwares.
A lista completa do que pode ou não ser financiado pelo BNDES, está disponível para consulta no próprio portal da instituição.
Já a Caixa, além de um banco comercial público, também possui forte foco na gestão de diferentes políticas públicas e sociais. É a instituição por trás da administração de programas sociais conhecidos, como:
A Caixa é também a administradora das Loterias no Brasil, incluindo jogos como Mega-sena, Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena, Timemania e Super Sete. Importante citar que parte significativa dos recursos arrecadados com esse tipo de aposto são destinados ao financiamento de projetos de interesse público, nas seguintes áreas:
- Educação: investimento em programas e manutenção de instituições de ensino;
- Esporte: apoio a projetos de desenvolvimento esportivo;
- Saúde: repasses para o Sistema Único de Saúde (SUS);
- Segurança Pública: financiamento de iniciativas na área de segurança;
- Seguridade Social: contribuições para programas de bem-estar social.
O que são bancos de câmbio?
Os bancos de câmbio, ou casas de câmbio, são instituições financeiras que realizam operações de compra e venda de moedas estrangeiras. A atuação desses bancos é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, de forma a garantir a estabilidade do poder de compra do real e promover a solidez do Sistema Financeiro Nacional.
Essas entidades estão autorizadas a conduzir uma série de transações cambiais para pessoas físicas e jurídicas, incluindo:
- Compra e venda de moedas estrangeiras;
- Transferências internacionais;
- Operações de câmbio para exportação e importação;
- Manutenção de contas correntes em moeda estrangeira.
Esse conjunto de serviços permite que empresas e indivíduos realizem transações globais com segurança e em conformidade com a legislação brasileira.
Quais são os bancos de câmbio?
Em novembro de 2024, conforme o Banco Central, existiam mais de 50 bancos classificados como “sociedades corretoras de câmbio” em funcionamento no Brasil. Contudo, se consideradas todas as diferentes instituições habilitadas a operar no mercado de câmbio — bancos múltiplos e as distribuidoras de títulos e valores mobiliários —, esse número sobe para 173.
Entre as instituições financeiras mais conhecidas que exercem a função de bancos de câmbio, estão:
- Avenue Securities;
- Banco BMG;
- Banco Bradesco;
- Banco C6;
- Banco Cooperativo Sicoob;
- Banco Crefisa;
- Banco do Brasil;
- Banco HSBC;
- Banco Inter;
- Banco J.P. Morgan;
- Banco Safra;
- Banco Santander;
- Citibank;
- Itaú Unibanco;
- Nu Invest;
- Wise Brasil.
Qual a classificação dos bancos?
Além de categorizar os bancos segundo suas funções e atividades principais, desde 2017, o Banco Central também segmenta essas instituições de acordo com outros critérios: o porte, o perfil de risco e a complexidade das operações. Nomeada “Regulação Prudencial”, essa classificação tem o objetivo de facilitar a supervisão regulatória e alinhar os critérios regulatórios à complexidade e aos riscos das operações de cada banco.
Essa segmentação permite que as exigências regulatórias sejam adaptadas ao tamanho e à complexidade das instituições, evitando sobrecarga regulatória para bancos menores. Ao concentrar esforços na supervisão nas instituições que apresentam maior risco para a estabilidade financeira, facilita os esforços do Banco Central ao monitorar riscos sistêmicos e locais.
De acordo com essa classificação, os bancos são divididos em cinco segmentos principais, conhecidos como S1, S2, S3, S4 e S5, com base em critérios como porte, complexidade das operações e nível de risco. Veja como cada nível funciona:
S1 (Sistema Financeiro Complexo e Sistêmico)
Inclui bancos com porte maior ou igual a 10% PIB e ou com operações internacionais relevantes e considerados de importância sistêmica para o sistema financeiro global e nacional.
Devem atuar de forma alinhada às orientações do Comitê da Basileia para Supervisão Bancária, fórum internacional que formula e supervisiona as melhores práticas para o setor globalmente.
Alguns exemplos de bancos S1, incluem: o Itaú Unibanco e o Bradesco.
S2 (Bancos de Grande Porte e Relevância Sistêmica Nacional)
Engloba bancos de grande porte, com tamanho entre 1% e 10% do PIB, e que operam principalmente em âmbito nacional. Essas instituições também precisam estar em conformidade com as recomendações do Comitê da Basileia, mas com exceções pontuais — como menor rigidez nos requerimentos de liquidez.
Alguns exemplos de bancos S2 são: o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
S3 (Instituições de Médio Porte)
Abrange bancos com tamanho considerado moderado, entre 0,1% a 1% do PIB. São instituições de menor complexidade nas operações, com atuação nacional e menor exposição a riscos sistêmicos. Para essas instituições, são adotadas regras simplificadas relacionadas à gestão de risco de mercado e à cobertura de capital.
Exemplos incluem: Banco Inter, BTG Pactual.
S4 (Bancos Regionais e de Pequeno Porte)
Inclui bancos que representam menos de 0,1% do PIB. São instituições com atuação mais localizada, menor porte e baixo risco, geralmente focadas em nichos específicos.
Esses bancos contam com maior simplificação nas exigências prudenciais, bem como em sua estrutura de gerenciamento de riscos, refletindo sua menor relevância sistêmica no mercado financeiro. Exemplos incluem: bancos regionais e cooperativas.
S5 (Instituições Não Bancárias e de Baixo Risco Sistêmico)
Refere-se a instituições financeiras não bancárias que realizam operações de menor porte e risco, como corretoras e distribuidoras de valores mobiliários.
Para essas instituições, há uma metodologia facultativa simplificada para apuração dos requerimentos mínimos prudenciais. Obedecem a uma estrutura simplificada de gerenciamento de risco.
Qual a diferença entre bancos comerciais, de investimento, múltiplos, de câmbio e de desenvolvimento?
Após repassar todos os cinco principais tipos de banco individualmente e em profundidade, que tal uma breve revisão para te ajudar a fixar todo esse conteúdo?
Para facilitar, na tabela abaixo, apresento uma versão compacta da explicação sobre o que torna cada um desses bancos únicos, o que os caracteriza e difere entre si. Olha só:
Bancos Comerciais | Bancos de Investimento | Bancos Múltiplos | Bancos de Câmbio | Bancos de Desenvolvimento | |
O que são | Instituições financeiras voltadas a oferecer serviços bancários básicos a pessoas físicas e jurídicas. | Instituições especializadas em operações financeiras de grande porte e fusões corporativas. | Bancos que combinam características de bancos comerciais, de investimento e outras atividades financeiras. | Instituições dedicadas à compra e venda de moedas estrangeiras e operações relacionadas. | Instituições públicas ou privadas voltadas ao financiamento de projetos sociais e de infraestrutura. |
Principais atividades | Financiamento de atividades comerciais e de consumo. | Fusões e aquisições, emissões de títulos de dívida. | Oferta de ampla gama de produtos e serviços financeiros. | Compra e venda de moeda estrangeira, transferências internacionais e serviços de câmbio. | Financiamento de infraestrutura, programas sociais, e apoio a setores estratégicos da economia. |
Arrecadação de recursos | Depósitos à vista e a prazo. | Depósitos a prazo e interfinanceiros. | Depósitos à vista e a prazo, e emissões de títulos de dívida. | Depósitos de clientes para compra de moeda estrangeira. | Captação de recursos públicos e internacionais, ou emissão de títulos de dívida. |
Oferta de crédito | Empréstimos a empresas e pessoas físicas. | Empréstimos de capital fixo ou de giro. | Empréstimos a empresas e pessoas físicas, além de operações de maior porte e risco. | Não aplicável. | Empréstimos para projetos de infraestrutura, pequenas empresas, inovação, e desenvolvimento sustentável. |
Demais produtos e serviços | Cobranças, custódia de valores, emissão de meios de pagamento, recebimento de impostos e tarifas públicas, transferências de fundos. | Assessoria financeira, estruturação de operações de fusão e aquisição, emissão de ações e títulos de dívida, reestruturação de empresas. | Todos os serviços mencionados nos bancos comerciais e de investimento, integrados em uma única instituição. | Compra e venda de moedas, câmbio para exportação e importação, remessas internacionais. | Suporte técnico e financeiro a programas habitacionais, educacionais, e de infraestrutura pública. |
Aprenda mais com a TopInvest
Entendeu como funciona cada tipo de banco? Agora, com certeza, ficou mais fácil distinguir o que são bancos múltiplos, comerciais, de investimento, de câmbio e de desenvolvimento.
Caso ainda tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma especificidade que você queira aprofundar, te convido a dar uma pesquisada aqui no arquivo do blog da Top e também no canal da TopInvest no Youtube. Tanto em um quanto no outro, há uma porção de conteúdo gratuito como esse para te ajudar a entender os pormenores da carreira bancária e dos investimentos. Vem com a gente!
Comentários
Obrigado, muito esclacedor. Bc poderião postar temas sobre desouro direto. Abrigado
Muito obrigado Dalton, Fico muito contente em poder ajudar. Nos já possuímos um artigo sobre o tesouro direto neste link https://topinvest.com.br/tesouro-direto-titulos-publicos/. Em breve teremos mais novidades também. Não deixe de participar do nosso fórum, lá você pode interagir com outros usuários e criar e responder dúvidas: https://topinvest.com.br/forums Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Equipe TopInvest
Basicamente na pratica o que diferencia Banco Múltiplo de um Banco Comercial . Sei banco comercial cliente pode ter conta corrente, movimentação conta, poder criar moeda, opera curto e médio prazo com cheque especial, giro empresas, etc. E o banco Múltiplo?? configurar preciso ter duas carteira comercial ou investimento, Como ele atua no mercado, de forma simular ao comercial, fica ai duvida
Boa noite Djalma, É bem simples. O banco comercial é aquele que possui a carteira de depósito á vista, a chamada conta corrente. De forma geral, todas as grandes instituições financeiras do brasil (BB, Itaú, Santander, Bradesco) são bancos múltiplos. A única diferença é que um banco múltiplo deve ter no mínimo duas carteiras, sendo uma dela a de depósito á vista ou a carteira de investimento. Consegui esclarecer a sua dúvida? Não deixe de participar do nosso fórum, lá você pode interagir com outros usuários e criar e responder dúvidas: https://topinvest.com.br/forums Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Equipe TopInvest
Boa Noite. Se vocês responderem ficarei muito feliz. Tem algum site que liste os bancos por categoria ( se é comercial, esse é multiplo, esse é de investimento, e assim por diante ) ?!
Bom dia Walter, tudo bem? Infelizmente não. Até por que muitos bancos comerciais e de investimentos são múltiplos... (você pode saber mais sobre isso na minha aula do assunto) O mais próximo disso é o site das instituições financeiras em funcionamento no Brasil. Neste link. Lhe desejo muito sucesso! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Visite meu canal no YouTube! Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Kléber Stumpf
E normal uma financeira que faz parte de um banco múltiplo cobrar 10% do valor pedido de empréstimo? ???? Caso seja, quanto tempo depois de pago o valor(seguro) pra ser liberado o valor? ?????
Oi Márcio, tudo bem? Sim, essa pode ser uma taxa de juros cobrada. Principalmente em cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Quanto a liberação, vai de cada banco o que você está contratando. ;)
Para contratar um empréstimo na tecnicredito é preciso fazer um seguro e pagar adiantado para liberar o valor pedido?
Oi Sirlande, tudo bem? Quando você faz um empréstimo não é necessário pagar nenhum valor adiantado ok? A contratação do seguro é obrigatório em alguns casos mas já está incluso no financiamento. Se pede dinheiro para ter acesso a um empréstimo, cuidado! É golpe! ;)
Olá, se um banco múltiplo deve constar obrigatoriamente em seu nome a denominação BANCO, por que a Caixa Econômica Federal não tem essa denominação?
Oi Marcelle, tudo bem? Essa é uma pergunta interessante. Isso acontece porque a CAIXA comporta-se como Banco Múltiplo. Porém antes de tudo a CAIXA não é Banco. É uma empresa pública com finalidade social que tem essas carteiras e por isso, comporta-se como banco múltiplo. Fica claro assim? Te convido a baixar nossas apostilas de estudo da CPA, são gratuitas e completamente atualizadas e também a conhecer nossos outros materiais: https://www.topinvest.com.br/onde-encontrar-os-conteudos-da-cpa/ Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Boa noite, curti muito sua explicação sobre Bancos Múltiplos porém ainda permanecem algumas dúvidas devido às questões que meu professor pediu para pesquisa e não encontro em nenhum site na web, mas acredito que possa me ajudar, são elas: ºBreve histórico dos Bancos Múltiplos. ºFundador ºSede/Matriz ºComo foi criada? Veio de outra instituição? ºPrincipais atividades e interesses. ºNúmero de funcionários. Por favor me ajude, desde já agradeço.
Olá Rebeca, tudo bem? Essas perguntas não se aplicam aos bancos múltiplos. Bancos múltiplos são uma espécie de organização societária. Te convido a baixar nossas apostilas de estudo da CPA, são gratuitas e completamente atualizadas e também a conhecer nossos outros materiais: https://www.topinvest.com.br/onde-encontrar-os-conteudos-da-cpa/ Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Boa noite. Gostaria de saber quais as vantagens de um banco múltiplo. Desde já agradeço!
Oi Kethlen, tudo bem? As vantagens de um banco múltiplo são basicamente o melhor aproveitamento da estrutura do banco e a possibilidade da publicação de um balanço único. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Ola boa noite..... Estava fazendo um empréstimo na tecnicredito deu tudo certo pois no final das contas ele me passou pra uma seguradora q me cobrou um valor pra ser feito a liberação issuh poderia ser um golpe
Isso mesmo Anderson, Empréstimos não cobram nenhum valor adiantado. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Como faço pra falar com vocês?
Olá Mayara, já está falando. Podes entrar também em contato pelo e-mail: atendimento@topinvest.com.br Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Queria saber como faço pra conseguir um empréstimo?
Oi Marisa, tudo bem? Para obter crédito você precisa se dirigir a uma agência bancária ou uma financeira. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Olá Estava fazendo um emprestimo na multicredi, e foi muito facil dai me pediram para depositar um valor do seguro em uma conta, assim que eu fizesse o deposito já iam deposita o dinheiro do emprestimo na minha conta! Precisava muito do dinheiro para realizar meu sonho, mas não depositei porque desconfiei! Será q era golpe?
Dimas, Quando você busca crédito, não se pede nenhum valor de depósito. Isso é um golpe, fique longe. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Fiz um empréstimo online na empresa credit invest, pediram para pagar o seguro e depois o score,taxa de transferência, e o TAC isso não é seguro...será que consigo resarcir o meu dinheiro de volta?a advogada da empresa de chama Odete Baccon a OAB 303914,me ajuda
Olá Terezinha, Isso é um golpe. É necessário procurar o PROCON da sua cidade o mais rápido possível.
Boa tarde Anderson, Minha mãe caiu nessa da Tecni Créditos. E agora até para "devolução" estão solicitando depósito. Não caiam nessa!!!
Empréstimo
Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Olá ia fazer um empréstimo via múltiplo banco mais me pediu avalista ou me arrumava um no banco teria que paga duzentos e deis antes pra libera e verdade ou golpe será
Um cara mim ofereceu um empréstimo pelo zap foi liberado 15.00 reais.. só que pra mim pegar esse dinheiro eu teria que depositar 1.500 reais pra seguradora
Olá, Adalete, tudo bem? O mais importante nesta situação é você entrar em contato com o seu banco e saber se esta informação é verdadeira, até porque não seria por mensagem no WhatsApp que você seria notificada. Por isso é sempre melhor buscar maiores informações e cuidar com os golpes que podem acontecer. Lembrando que todo cuidado é pouco! Abraços! ? Visite meu canal no YouTube! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Kléber Stumpf
Olá Tati, Nenhum empréstimo pede dinheiro antes. Isso é golpe.
Oi meu nome é kelcy fiz um emprestimo na tecni créditos,mandaram eu pagar uma taxa de 500 reais e eu paguei e até agora nada tô arrazada
E aí, Kelciane, tudo bem? O meu conselho para você é procurar os órgãos responsáveis que te auxiliarão no que fazer, visto que, por ser um empréstimo pode não estar correto! O quanto antes você buscar ajuda melhor, pois isso pode ter sido um golpe. Muito cuidado e se informe sempre! Qualquer dúvida é só chamar! ;) Visite meu canal no YouTube! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf
Estou negociando um emprestimo A pessoa esta me passando informacoes pelo zap E me disse que e da topinvest Me pediu um valor para o seguro Sera que posso confiar ?
Olá, José! A TopInvest não trabalha com empréstimos. E isso é muito suspeito pois não faz sentido dar um valor de seguro para um empréstimo, fique atento! ;) Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10. Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf
PARA ABERTURA DE UM BANCO MULTIPLO, ELE PODERÁ SER LTDA? E QUAL O CAPITAL SOCIAL?
Oi, Moises! Para ser um Banco Múltiplo a instituição precisa ser constituída sob Sociedade Anônima (S/A) e conste em sua denominação o termo “banco” ;) Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10. Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf
A poupança é considerada uma captação de recursos? E qual tipo de banco é responsável pela mesma?
A poupança é "Universal". Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CURSO. Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Abraço!
Bom dia Kleber! Minha esposa caiu em um golpe tentando fazer um empréstimo e quero saber como podemos reaver esse valor. Quem devemos procurar para reaver o valor e como devemos proceder diante de tal situação pois pessoas leigas sempre vão cair nesse tipo de golpe queria fazer algo para ajudar essas pessoas estou muito indignado. Desde já agradeço
Bom dia Thiago, tudo bem? Precisa de um advogado meu amigo, antes de mais nada, pois, ele saberá te ajudar da melhor maneira e onde deve ir e com quem falar. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CURSO. Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Abraço!
ÓTIMA AULA, QUANDO EU PASSAR CA-300, VOU GRAVAR UM VIDEO ELOGIANDO VOCES
Aguardamos o seu depoimento, Maria Larissa! Boa prova!!