Se você já tem uma carreira no mercado financeiro, deseja começar uma ou está em fase de transição, esse artigo é para você: sabia que profissionais com MBA em finanças têm mais chances de ocupar posições de liderança e ganhar salários mais altos?

Siga na leitura deste artigo para entender também:

  • O que é um MBA em finanças;
  • Quais os benefícios da formação;
  • Onde atua um profissional com MBA em finanças;
  • Quais as perspectivas de carreira para quem tem MBA.

E se você terminar a leitura se sentindo preparado para começar essa nova jornada de aprendizado, reservei uma dica valiosa de MBA que vai engrandecer o seu currículo e te abrir muitas portas. Vem comigo!

O que é um MBA em finanças?

Um MBA em finanças é uma formação voltada para o desenvolvimento das melhores práticas de gestão financeira. Embora a abordagem dependa de cada curso, em geral o MBA serve para aprimorar habilidades técnicas e comportamentais, inteiramente voltado para a atuação real do profissional no dia a dia de uma instituição desse mercado.

Como essa é uma categoria de pós-graduação que vai além do aprofundamento em aspectos teóricos, tem bastante peso no currículo. No Brasil, embora ter um MBA não conceda oficialmente nenhum título específico, quem se forma pode ser chamado de especialista.

Consequentemente, portas de liderança são abertas, bem como cargos de maior complexidade. Em outras palavras, um MBA acaba sendo um grande atalho para quem deseja conquistar salários mais altos e funções de maior responsabilidade e prestígio.

Quais os benefícios de cursar um MBA em finanças?

Ao cursar um MBA em finanças, os principais benefícios à sua carreira são:

  • Aprofundamento do conhecimento;
  • Desenvolvimento de habilidades práticas e comportamentais;
  • Oportunidade de networking;
  • Qualificação para cargos de liderança;
  • Maior competitividade no mercado de trabalho;
  • Contato com professores experientes e até renomados;
  • Aumento do potencial salarial;
  • Versatilidade de carreira;
  • Credibilidade e maior prestígio;
  • Atualização profissional.

Onde atua um profissional com MBA em finanças?

Ter um MBA em finanças abre portas valiosas na sua carreira. Com uma formação do tipo, é possível trabalhar com:

  • Gestão financeira empresarial;
  • Bancos e demais instituições financeiras;
  • Consultoria;
  • Analista de finanças;
  • Controller.

Vem comigo entender o que cada um desses profissionais faz! 

Gestão financeira empresarial

Aqui, temos um profissional que zela pela saúde financeira de uma empresa. Assim, atua no planejamento, na execução e na análise de estratégias para aumentar o fluxo de caixa, negociar com os fornecedores e aumentar os lucros da companhia.

Além disso, o gestor financeiro é responsável por elaborar relatórios detalhados para a tomada de decisões, controlar e reduzir custos operacionais, gerenciar investimentos e financiamentos, e garantir a conformidade com as regulamentações fiscais e legais.

Bancos e instituições financeiras

O mercado bancário é competitivo e, com um MBA, várias oportunidades podem surgir em instituições do tipo. A formação possibilita que o profissional se candidate até mesmo para vagas de liderança, ou seja, de gerência e supervisão.

Quando o curso engloba os investimentos, pode-se ainda atuar na comercialização de produtos financeiros, na captação de clientes, no atendimento e na gestão de portfólios. Ou seja, é um adicional bastante amplo e valioso para se ter quando o objetivo é crescer na carreira bancária.

Consultoria financeira

Esse serviço somente é prestado por profissionais especializados e tem como objetivo oferecer aos assessorados as melhores maneiras de gerir o patrimônio. 

A atuação é bastante abrangente. Afinal, os clientes podem ser não somente indivíduos, mas famílias e empresas também. No dia a dia, o consultor desempenha várias funções, como auxiliar em relação aos investimentos, construir uma reserva de emergência, fazer planejamentos sucessórios e o que mais estiver entre os objetivos dos assessorados.

Analista de finanças

Os analistas de finanças são normalmente contratados por empresas de todos os segmentos que precisam de uma ajuda profissional para zelar pela própria saúde financeira

É uma atuação bastante parecida com a dos consultores, já que a rotina nessa carreira inclui analisar fluxos de caixa, cobranças, criar relatórios e estar a par de todas as movimentações que acontecem na companhia. Ainda, é claro, fica o dever de traçar e monitorar estratégias de curto, médio e longo prazo para alcançar as metas da organização.

Controller

Também chamado de controlador, esse profissional coleta dados financeiros, contábeis e orçamentários de uma empresa. Após uma análise minuciosa das informações, deve organizá-las para que sejam apresentadas aos investidores e acionistas do negócio.

Esse trabalho é, em suma, essencial para que os tomadores de decisão da organização consigam traçar estratégias de maneira mais embasada.

Como a rotina envolve a interpretação contínua de dados, é imprescindível que um controller tenha domínio sobre o mercado financeiro a nível de especialista.

Quais são as perspectivas de carreira para o profissional de finanças com MBA?

Um profissional de finanças com MBA está apto a ocupar posições de liderança em diversas instituições financeiras. 

Pode, então, trabalhar em bancos, consultorias financeiras, plataformas de investimentos e até mesmo ser contratado por empresas privadas que necessitam de especialistas para cuidar de sua saúde financeira.

De acordo com a Associação Nacional de MBA (ANAMBA), quem tem MBA consegue alcançar salários até um terço maior do que candidatos sem a formação. Logo, a perspectiva é muito mais promissora do que para pessoas estagnadas na carreira, que investem somente em formação básica.

Dado o fato de que o mercado financeiro é bastante competitivo e a concorrência é forte, optar por formações de maior peso no currículo é uma das maneiras mais eficazes de estar à altura das melhores vagas disponíveis. Em termos mais simples, o setor é bastante próspero e a tendência é seguir crescendo no futuro. No entanto, só vai se valer dessa evolução aqueles que estiverem dispostos a evoluir também.

Quanto ganha quem tem MBA em finanças?

De acordo com o site Glassdoor, a média salarial para profissionais a nível especialista no mercado financeiro é de R$8.000,00 a R$12.000,00. De modo geral, essa é a categoria de função possível para quem tem um MBA de finanças.

Lembre-se, porém, de que a remuneração de um profissional pode variar de acordo com o cargo, a instituição financeira, a região do país e também as demais formações e certificações financeiras que traz no currículo.

Em alguns casos — como acontece com os consultores financeiros, soma-se ao salário uma porcentagem mensal sobre o patrimônio dos portfólios que administra. Para aqueles que trabalham em banco, há ainda a adição de uma série de benefícios, que costuma ser tida como tão atrativa quanto a remuneração em si.

Qual o melhor MBA de finanças?

Sem dúvidas, é o MBA Especialista em Investimentos da TopInvest! Essa é uma formação ideal para profissionais do mercado financeiro, do nível básico ao avançado. Com uma abrangência completa sobre o setor e sobre investimentos, abre portas para que você acelere a sua carreira e esteja preparado para ocupar posições de liderança. E mais: aprenda somente com os maiores nomes das finanças brasileiras. Curioso para saber mais e garantir a sua vaga? Acesse a página do MBA Especialista em Investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *