Nesse artigo, vamos trazer mais detalhes sobre cada um dos critérios, dando sugestões de fundos que existem no mercado.

Fundos de Curto Prazo

Os fundos de curto prazo possuem grande parte de seus investimentos, realizados em papeis de grande liquidez.

Exemplo; CDB, Tesouro Selic, cotas de outros fundos de investimento com liquidez imediata. No Banco do Brasil, é possível ter acesso a esse tipo de aplicação.

Hoje, é possível fazer a abertura de uma conta digital sem nenhum custo ou maiores burocracias. Dessa forma, o cliente pode economizar até com as tarifas.

Geralmente esse tipo de fundo, possui o patrimônio investido em produtos de renda fixa.

Então, não espere conseguir lucros exorbitantes. Na realidade será bem comum ele ficar um pouco a baixo do benchmark (que seria o DI ou Selic).

Referenciado

Esse tipo de fundo, como a própria classificação diz, é referenciado em algum índice. Ou seja, o fundo tenta seguir as oscilações do benchmark.

Essa classificação também é predominante nos fundos focados em renda fixa. Quase todos seguem o DI.

Sendo assim, os produtos de renda fixa são os alvos dos investimentos. Já foi dito em artigos anteriores, mas vale a pena ressaltar mais uma vez.

O Brasil é o país da renda fixa, uma vez que temos um juro bem alto. Mesmo ele caindo para 13% ao ano, temos mais de 6% de ganho real!

Isso sem precisar correr muito risco, simplesmente comprando o Tesouro Selic (que é o ativo mais seguro no Brasil).

Novamente, esse tipo de fundo pode ser encontrado no Banco do Brasil. Quando você for acessar a pagina do banco, procure pela guia de buscar.

Depois digite “Fundos de Investimento” e aparte em procurar. Uma das duas primeiras sugestões será “Você Fundos de Investimento” é só clicar e procurar pelo fundo!

Existem vários fundos nessa plataforma abrangendo quase toda a classificação de fundos de Investimento, faça uma boa pesquisa, e fique de olho nas taxas administrativas.

Não invista em fundos com taxas maiores que 2% ao ano. Aproveitando esse momento, gostaria de fazer uma boa sugestão de leitura!

Para as pessoas que estão pensando em fazer a prova da Anbima, segue o livro; Curso Básico de Finançasda XP Educação.

Para se tornar um profissional da área de finanças, credenciado, a pessoa precisa passar no CPA-10.

Isso acaba exigindo um pouco mais de preparação e estudo. A obra é um pequeno curso com menos de 200 paginas, e vai servir para ajudar os profissionais que não vem à hora de pegar esse certificado!

Renda fixa

Os tradicionais, fundos de renda fixa. Dependendo do fundo, ele poderá trazer bons resultados ao cotista.

Se for um fundo que investe em papeis com risco maior, ou em produtos que o investidor pessoa física não teria condições de comprar, o rendimento terá tudo para ser muito bom.

Fundos de Ações

Fundo de ações, no Banco do Brasil existe uma diversidade bem grande desse tipo de fundo.

São Fundos com grande diversificação. O cliente poderá encontrar fundos em ações de small cap (pequenas empresas), mid caps (empresas de pequeno porte) e assim por diante.

Vale a pena dar uma olhada nessas aplicações, uma vez que não existe custo com corretagem e tão pouco de custodia.

Divida Externa

Acredito que não existam muitos fundos como esse. Fundos com investimentos na Divida Externa são bem interessantes.

Uma vez que os mesmos podem render mais do que os fundos cambiais. Pelo menos, com uma oscilação mais favorável ao investidor.

O fundo do Banco do Brasil, que investe em papeis da divida externa, nos últimos cinco anos rendeu mais de 150%! O grande detalhe é que o valor mínimo de aplicação nestes fundos é bem alto.

Fundo Cambial

Querendo diversificar em outras moedas? O BB possui dois fundos com essas características. Um fundo em Dólar e outro em Euro.

Com certeza vale a pena conferir esses produtos, e quem sabe, fazer uma aplicação.

Multimercado

Esse fundo pode ser o mais diversificado dentre todos os outros, uma vez que ele não fica preso em produtos de renda fixa, ou renda variável, ele pode fazer uma alocação entre os dois.

Coisa que no final, pode favorecer bastante ao cotista.

Agora você já está dominando a Classificação de Fundos de Investimento não é mesmo? Mas se ainda tiver qualquer dúvida fique a vontade para deixar nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Prazo de Cotização e Descotização nos Fundos de Investimento - Top... - 14/08/2020

[…] Essa brincadeira acontece de forma simples, pois possuímos o dinheiro no banco e decidimos investir em um Fundo de Investimento. […]