Dicas Úteis

Como administrar o seu dinheiro sem tempo livre?

  • 5 minutos
  • 8
  • sem comentários.

3 meses atrás

POR: Kleber Stumpf

Como administrar o seu dinheiro sem tempo livre?

Você provavelmente gostaria de administrar melhor o seu dinheiro correto? Aah mas não tem tempo? Sem problemas! Hoje eu vou te ensinar 7 passos para você de como administrar o seu dinheiro sem tempo livre.

Neste artigo vou te dar dicas incríveis de como administrar o seu dinheiro sem tempo livre. Manter, poupar e até  aumentar a sua renda sem custar muito do seu tempo. Vamos as dicas elas!

1) Mantenha suas finanças organizadas

Se você possui pouco tempo livre para cuidar de suas finanças pode encontrar problemas caso elas estejam desorganizadas. Por isso é necessário que você faça uma organização antecipada de suas contas a pagar e a receber. Ou seja, é necessário que você crie o hábito de anotar todas as despesas e receitas diariamente.

Como administrar o seu dinheiro sem tempo livre?
Como administrar o seu dinheiro sem tempo livre?

Mas como fazer isso? Bem é simples, faça uma planilha de rendimentos contendo tudo que você ganha. Por exemplo:

  • Salário;
  • Gratificações;
  • Serviços extra;

Lembre-se também anotar as despesas como por exemplo:

  • Água;
  • Energia;
  • Aluguel;

Conforme os ganhos e gastos vão se confirmando, você vai os anotando em sua planilha. Desse modo você consegue controlar suas finanças em pouquíssimo tempo. São necessários apenas alguns minutos para alimentar sua planilha. 

Falando nisso, você já leu meu artigo onde falo sobre o que acontece se você não tiver um planejamento financeiro?

Quem não consegue ter acesso a um computador, celular ou tablet na hora que um ganho ou gasto ocorreu pode utilizar um pequeno bloquinho de notas (você pode carrega-lo em seu bolso). Neste bloco você anotará o ganho ou despesa no momento em que ele ocorrer e depois botar em sua planilha.

O importante é que você crie o hábito de registrar seus ganhos e perdas independe de onde fizer isso.

2) Estabeleça metas financeiras

Saber onde você está e onde você quer chegar é importante para ter uma vida financeira organizada. Como você possui pouco tempo, foque-se em criar metas de curto prazo para serem cumpridas assim como o prazo em que você irá cumpri-la.

Como administrar o seu dinheiro sem tempo livreDessa forma você pode controlar o andamento delas sem ter que ocupar muito tempo para ficar acompanhando.

Vale a pena lembrar que você não deve confundir meta com objetivos financeiros. Metas são objetivos de curto prazo e, objetivos são definidos a longo prazo.

3) Faça uma análise periódica de suas finanças

Já comentei aqui que você deve fazer uma planilha para controlar as suas despesas e receitas, todavia apenas essa planilha não fará com que suas finanças estejam perfeitamente controladas.

Sabemos que no dia a dia podemos cometer erros no momento de inserir os dados na planilha. Devido a isso, é essencial que você de vez em quando tire um tempo maior do seu dia para analisar os dados inseridos na sua planilha.

Está análise não é apenas para encontrar erros de digitação, mas sim para ver se o seu planejamento financeiro está sendo eficaz. Apesar dessa análise mais profunda e envolver um pouco mais de tempo, não é motivo de desespero.

Você pode fazer esta análise financeira de forma mensal ou mesmo anual.

4) Cuidado com o cartão de crédito e crediários.

A maioria das pessoas que tem pouco tempo para investir no cuidado com suas finanças e acabam cometendo erros graves na hora de realizar uma compra no cartão, ou ainda quando decidem usar um crediário.

Como administrar o seu dinheiro sem tempo livreIsso acontece porque quando não se tem o controle sobre o que se ganha e o que se gasta, é perfeitamente possível gastar mais do que se recebe comprometendo a sua renda mensal. Você saberia me dizer agora exatamente quais suas receitas e quais suas despesas (com seus respectivos valores)?

É por isso que quando você for efetuar uma compra a prazo por qualquer meio de crédito disponível no mercado, consulte a sua planilha e veja se é possível realizar o pagamento quando as parcelas começarem a vencer.

Quando utilizar o cartão de crédito ou o crediário, insira essas informações na sua planilha (não se esqueça de fazer isso é muito importante).

Coloque todas as parcelas da compra e suas respectivas datas de vencimento no controle das contas a pagar. 

5) Aprenda sobre investimentos

Não podemos nos esquecer da educação financeira (etapa fundamental para quem deseja alcançar a independência financeira). Procure aprender sobre investimentos e tudo que possa ser útil para ter um maior controle financeiro.

Saber lidar com o seu próprio dinheiro é essencial para que você possa tomar as melhores decisões na hora de gastar, poupar e investir. Desta forma, você só dependerá de si mesmo para administrar seu dinheiro.

É possível encontrar uma infinidade de informações gratuitas sobre investimentos e finanças na internet que podem lhe dar todo o suporte que você precisa. Mas lembre-se, não existe almoço grátis.

6) Reinvista todo rendimento de seus investimentos

Todo o rendimento do que você investiu, deve ser reinvestido.

Aí você pode pensar: Mas de que adianta ter dinheiro se eu não vou usá-lo?

Tenha calma. A ideia é que você construa patrimônio e não apenas poupe uma quantia todo mês. O seu patrimônio é sua real riqueza. Todo o resto é apenas pura ilusão. De nada adianta ter um salário ou um lucro alto se no final do ano você não tiver guardado nada.

Pessoas com mentalidade rica estão sempre tentando enriquecer seu patrimônio de forma que possam viver de rendimentos no futuro. Se você tiver disciplina para investir e reinvestir seu dinheiro, daqui alguns anos não precisará se preocupar com previdência social. Até porque se você tem menos de 30 anos não deve ver um real do INSS.

7) Evite emprestar dinheiro para parentes e amigos

Os passos que vimos até agora de como administrar o seu dinheiro sem tempo livre pode ir por água abaixo se você não prestar muita atenção aqui.

Evite emprestar dinheiro a parentes e amigos. É claro que esta é uma decisão sua e depende da situação do familiar ou amigo. O problema é que parentes e amigos tem mais intimidade com a gente, o que não é tão nada bom quando se trata de dinheiro.

A pessoa acaba não se sentindo constrangida por dever ou atrasar o pagamento. O tempo passa e você nunca recebe o valor do empréstimo. Então não custa tomar um pouco de cuidado para não passar por essa situação não é mesmo?

Se seu coração mandar ajudar a sua família, faça-o a fundo perdido. Não conte com o recebimento do dinheiro emprestado, desta forma você não irá ficar frustrado.

E então gostou do meu artigo? Ficou sobre como administrar o seu dinheiro sem tempo livre? Se você tiver qualquer sugestão deixe para mim nos comentários.

Espero ter lhe ajudado a esclarecer todas as dúvidas sobre os melhores investimentos para iniciantes. Quaisquer outras dúvidas, fique a vontade para deixar nos comentários abaixo ou enviar para meu e-mail que terei prazer em lhe responder.

Meu sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Deixe seu comentário.

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Simple Share Buttons

Receba um E-BOOK EXCLUSIVO com 9 passos para alcançar o SUCESSO FINANCEIRO!

x