Depois de ter escolhido sua corretora de valoresvocê deverá abrir o seu Home Broker para fazer suas operações.
Para comprar e vender Fundos Imobiliários, há algumas coisas que você deve ter em mente. São:
- Qual o fundo você vai negociar
- O código de negociação do Fundo Imobiliário
- Quantas cotas ou reais você deseja operar
Para comprar e vender fundos imobiliários será necessário o código de negociação que tem 4 letras mais o número 11. Quando tiver em mente qual Fundo de investimento imobiliário deseja comprar e quanto dinheiro deseja investir acesse seu Home Broker e digite no livro de ofertas o código do fundo.
Agora, veja o preço em que às cotas estão sendo negociadas e decida se comprará pelo preço da melhor oferta de venda (o que tornara a execução imediata) ou pretender oferecer um valor menor e aguardar outro investidor que aceite realizar a venda.
Fundos imobiliários são negociados por unidades. Por isso na hora de preencher uma ordem de compra do fundo do escolhido preste muito atenção ao número de cotas. Para saber o valor investidor, multiplique o número de cotas pelo valor de cada cota que você vai comprar e some o valor de corretagem.
Após enviar, acompanhe a sua execução na cesta de ordens. Se a ordem for executada, no próximo dia útil a corretora vai lhe enviar uma nota de corretagem. É esta a informação que você deve utilizar para ver o valor final do seu investimento e também para a declaração de imposto de renda.
A negociação de fundos na prática não tem muito segredo, depois de fazer a primeira vez é como se você tivesse feito isso a vida toda.
Quando comprar um FII?
Comprar e vender fundos imobiliários é muito simples. A grande pergunta que você deve se fazer é quando comprar um Fundo Imobiliário? Se você já me acompanha a algum tempo sabe que a resposta é depende. Mas deixa lhe ajudar um pouco mais.
Depende principalmente do seu horizonte de investimentos, da sua estratégia e perfil de investidor.
É importante lembrar por exemplo que fundos imobiliários são investimentos para médio e longo prazo. Por isso se você está juntando um dinheiro para dar entrada na sua casa em um ano, esse não é o melhor investimento para você.
Em contrapartida se você está planejando sua aposentadoria, investir em fundos imobiliários não poderia ser melhor. O investimento em FII (além de planos de previdência que são seguros) é o único investimento financeiro que lhe proporciona uma renda mensal.
Para construir minha aposentadoria eu invisto em FIIs todos os meses e procuro investir sempre em fundos de Tijolo (jargão do mercado para fundos que investem diretamente em imóveis) com mais de um imóvel e mais de um inquilino.
Desta forma meu risco é menor porque fica diluído em mais de uma cidade e mais de um inquilino.
Quando vender um FII?
Existem duas principais situações de venda de fundos imobiliários.
- Encerramento das atividades do fundo
- Necessidade de resgatar recursos quando você atingiu seu objetivo
- O investimento deixou de ser atrativo
Uma coisa bem interessante é que por causa de uma característica psicológica chamada aversão a perda os seres humanos tem dificuldade em aceitar prejuízos com investimentos.
Isso acaba explicando a dificuldade que alguns investidores tem em zerar posições em investimentos que apresentam resultados ruins. O investidor se apega a esperança de que o fundo vai melhorar e muitas vezes acaba amargando mais prejuízos.
Se um investimento deixou de ser bom, livre-se dele imediatamente.
Vale lembrar que como comentei em meu vídeo o preço dos FIIs são afetados significativamente pela taxa SELIC e por isso o investidor deve se preocupar mais com os fundamentos do fundo do que com a variação do preço. Diferentemente das ações, a queda no preço dos fundos imobiliários pode não estar relacionado com piora nos fundamentos e sim coma a taxa SELIC.
Tenha foco em fatores como a qualidade dos imóveis, despesas, situação dos alugueis, gestão, aumento de vacância e outros critérios fundamentalistas.
Pronto para comprar seu primeiro Fundo Imobiliário? Conta pra mim nos comentários abaixo.
Deixe um comentário