Finanças e Investimentos

Como perder o medo de investir?

  • 4 minutos
  • 14
  • sem comentários.

5 meses atrás

POR: Kleber Stumpf

Como perder o medo de investir?

Você quer investir mas está com medo? Vou te ajudar com um passo a passo de como perder o medo de investir.

Afinal de contas, investir não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Sempre que ouvimos falar algo novo queremos ver se funciona primeiro, correto?

Por isso, quando “ouvir falar” a besteira de que a caderneta de poupança é o investimento mais seguro e rentável fique esperto. Afinal de contas, se você já leu algum artigo sobre finanças e investimentos já sabe que isso não é verdade.

Para você perder completamente o medo de investir, preparei um passo a passo para que você possa perder esse medo em pouquíssimo tempo e investir em formas mais lucrativas que a caderneta de poupança.

Assim como você perdeu seu medo de caminhar, vem comigo e perca o medo de investir.

Primeiramente falaremos sobre:

Renda fixa

Primeira Dica

A primeira coisa que você tem que fazer é abrir conta em um banco. Não é muito difícil mas é necessário, afinal para investir você vai precisar fazer transferências bancárias de sua conta corrente para a corretora de valores.

Se você é do tipo mais tradicional pode ir até o banco levando:

Como perder o medo de investir
Como perder o medo de investir
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • RGE;
  • CPF; 

Caso contrário a minha dica para você é abrir uma conta digital. Além de muito mais modernas e interativas, normalmente elas são gratuitas.

O seu segundo passo é diminuir seus gastos com taxas bancárias.  Como todos os bons investimentos você só tem acesso através de uma corretora de valores, é importante falar com o gerente do banco e verificar quantos TED/DOC você tem direito sem custo adicional em sua conta corrente.

Caso não tenha nenhum DOC ou TED incluso, está na hora de migrar para outro banco com uma conta digital.

Segunda Dica

Já a segunda coisa que você deve fazer é testar seu gerente sobre tesouro direto, ele provavelmente vai te dizer que não é seguro e vai pedir para você investir no fundo de investimento do banco. Experimente pedir para ele aonde o fundo investe… só para ver que a maior parte de sua composição é tesouro direto.

Terceira Dica

O terceiro passo é abrir uma conta em uma corretora. Mas não tenha medo, lhe daremos ótimas dicas para que perca o medo dessa parte (esta é a parte que as pessoas mais possuem medo).

Uma dica legal, é abrir conta em uma das seguintes grandes corretoras pois elas não cobram nenhuma tarifa:

São as melhores acredite.

As corretoras de valores, tem uma espécie de gerente para sua conta também, eles são chamados de Agentes Autônomos de Investimentos (certificados pela Ancord).

Você só precisa perguntar ao seu agente de investimentos como adquirir os títulos públicos. 

Quarta Dica

O quarto passo é escolher os títulos. Para adquirir autoconfiança nos investimentos, escolha o Tesouro Selic. Como ele é atrelado à taxa Selic (pós-fixado), você terá uma aplicação com boa renda e sem riscos. O preço do Tesouro Selic sempre aumenta, ou seja, você nunca perderá dinheiro com ele.

Quinta Dica

O quinto passo é fazer um acompanhamento mensal dos seus investimentos. Para isso utilize a ferramenta de calculadora da pagina oficial do tesouro direto.

Vamos passar agora para a renda variável.

Renda variável

Na renda variável você pode perder dinheiro, portanto é importante que você só invista uma parte do dinheiro. De preferência que você não vá precisar no curto prazo.

Primeira Dica

Os investimentos em renda variável são bem mais complexos e apresentam riscos, onde você pode perder parte do seu capital. O ideal é que antes de investir você tenha alguns conhecimentos básicos sobre o mercado de renda variável.

Segunda Dica

É possível ganhar dinheiro com a bolsa mesmo com a bolsa em queda. Esta é uma operação chamada de venda a descoberto, para isso você vai precisar alugar uma ação vendê-la.

Depois você precisa esperar o prazo da sua estratégia aguardando a desvalorização do ativo. Para finalizar a operação, basta comprar a ação ainda mais barata e devolver o ativo alugado. Veja mais neste vídeo que explico sobre esta operação.

Terceira Dica

Na bolsa de valores você pode investir a longo prazo, médio prazo ou ainda a curtíssimo prazo. Existem operações chamadas de DayTrade onde o investidor compra e vende uma ação no mesmo dia.

Mas cuidado, esta é uma estratégia de investimentos para aqueles que já possuem um bom conhecimento do mercado.

Quarta Dica

Esta é a mais importante de todas. Controle de risco. Existe um jargão utilizado pelos profissionais do mercado que diz:

“Tudo vale a pena se o risco é pequeno.”

No mercado existem apenas financeiro existem apenas três sentimentos:

  • Euforia;
  • Pânico;
  • Indecisão;

Os ativos negociados em bolsa de valores, estão sempre em oscilação. Mas são nos momentos de pânico e euforia que ocorrem os grandes movimentos que criam milionários ou novos falidos.

Caso o conteúdo não tenha ficado claro, fique a vontade para deixar sua dúvida nos comentários ou mandar para meu e-mail e irei responder o mais breve possível.

Eu tenho um sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Deixe seu comentário.

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Simple Share Buttons

Receba um E-BOOK EXCLUSIVO com 9 passos para alcançar o SUCESSO FINANCEIRO!

x