O Facebook pode até ser uma das maiores redes sociais do mundo, mas você precisa dar uma chance para uma mais antiga e até mais usual que o FB atualmente, eu estou falando do LinkedIn, é claro.
No ar desde 2002, a plataforma, conhecida como a “rede social profissional”, mais do que duplicou seus acessos nos últimos 10 anos. São mais de 575 milhões de usuários e mais de 260 milhões usuários ativos mensalmente. Bastante gente, né?
Basicamente, essa rede social serve para conectar profissionais, empresas e clientes, sendo uma ótima opção para quem está em busca de uma vaga no mercado. O seu perfil é o seu currículo, portanto, capriche! Como eu já falei, além de procurar emprego, você pode se aproximar de outros profissionais da sua área, trocar informações e fazer networking, afinal ficou ainda mais difícil com a pandemia participar de eventos e interagir, o jeito é adaptar para o online.
Seja lá qual for o seu objetivo nessa rede, mantenha sempre atualizada. E como as redes exigem interação, mantenha seu perfil ativo. É muito importante você selecionar uma foto de perfil que mostre bem o seu rosto, sem estar de óculos escuro, por exemplo. Assim, você se comunica de forma eficaz com o mercado financeiro.
É importante também que você faça um pequeno resumo sobre você e sua carreira, escreva sobre você, sobre seus interesses profissionais e área de atuação. Tenha em mente que aqui os recrutadores poderão ter uma ideia de quem você é. É a famosa carta de apresentação para os mais antigos.
1. Use sua certificação no título
Não esqueça de incluir suas informações de contato e palavras-chaves que remetam as suas qualificações. Ex.: Banco, Bancário, CPA-10, CPA-20, etc.
Falando nisso, é importantíssimo criar um título profissional que remeta a sua profissão e que contenha a sua certificação, seja lá qual ela for: Gerente de Contas Private CPA-20, Especialista de Investimentos CEA, bancário CPA-10, atendente, caixa, etc. As certificações acabam sendo o ponto de partida de busca dos recrutadores.
2. Conte suas experiências profissionais
Afinal são elas, principalmente, que vão causar uma impressão positiva no recrutador. Fale sobre os desafios que você superou e as suas conquistas, elas fazem parte do seu histórico profissional e dizem muito sobre o seu perfil
Além disso, peça recomendações aos seus colegas de trabalho. Essa ferramenta é de extrema valia e serve quase como uma “indicação”. Dessa forma, é possível ressaltar os pontos positivos da sua forma de trabalho. Mas nada de forçar a barra, os elogios sobre seu trabalho são bem-vindos, mas cuidado para não ser papo de amigo.
3. Cursos extras para bancários
Há diversos cursos complementares para bancários como por exemplo o de matemática financeira. Ter isso no seu LinkedIn, pode fazer você sair na frente de muito candidato. Além disso, há outras habilidades mais relacionadas a soft skills que podem vir através de cursos de liderança, comunicação, vendas… O importante é você rechear sempre esse campo da sua carreira.
Pontue suas habilidades e cursos livres que você já fez, sem dúvidas, eles deixarão seu perfil no LinkedIn mais completo e no páreo para qualquer disputa.
Siga empresas de referência do seu ramo e empresas em que pretende trabalhar, comente, compartilhe e interaja com as marcas e com as pessoas, dessa forma, seu perfil aparecerá para mais pessoas.
Ah, vale citar aqui que o LinkedIn tem uma funcionalidade Premium, que lhe dá acesso a cinco mensagens InMail por mês e vídeos, assim como a possibilidade de ver quem viu o seu perfil, quantas buscas você apareceu e informações adicionais sobre empregos publicados (incluindo salário). caso seja atrativo para você não hesite em assinar, enquanto isso, use e abuse da versão free da rede social.
Deixe um comentário