Dicas Úteis

Como Viver de Renda Passiva

  • 6 minutos
  • 21
  • sem comentários.

3 meses atrás

POR: Kleber Stumpf

Como Viver de Renda Passiva

Você realmente sabe o significado de renda? E renda passiva, sabe o que é? Sabia que você pode viver dela? Se você acha isso confuso ou quer saber como tornar isso possível, me acompanhe neste artigo sobre como viver de renda passiva.

Renda não é exclusivamente o salário que você ganha pelo seu trabalho. Aqui neste artigo vou te mostrar que viver de renda passiva é possível e, que apesar de parecer um sonho e completamente possível através de um planejamento financeiro adequado.

O que é renda passiva?

A renda passiva é um rendimento que não exige um despêndio significativo de tempo. É como se fosse um salário que não exige esforço. Sim, é bem possível.

Como viver de renda passiva
Como viver de renda passiva

Este recurso (Renda passiva) é diferente da renda ativa que exige trabalho contínuo e empenho. A renda ativa é aquela na qual você recebe o seu salário ou mesmo como autônomos.

Uma exemplificação simples de renda passiva é o recebimento de um aluguel, já a renda ativa é o seu salário onde você precisa trabalhar 220 horas mensais para receber o seu salário.

Uma das grandes sacadas é que a renda passiva pode ser combinada com a renda ativa, não se preocupe.

A renda passiva tem como principais características requerer apenas um esforço inicial (somente isso) e continuar gerando rendimentos mesmo que você pare de trabalhar.

É como se fosse uma plantação mágica de dinheiro em que você planta uma vez e depois fica colhendo os frutos por décadas mesmo com pouco cuidado.

Essa modalidade de renda também é chamada de residual. Neste tipo de renda vale o ditado:

[button color=”” size=”” type=”square” target=”” link=””]Não trabalhe pelo dinheiro faça seu dinheiro trabalhar por você.[/button]

Agora vamos ver os tipos de renda passiva.

Tipos de renda passiva ou residual

De início você pode ter solucionado uma parte da charada, a renda passiva é aquela que vem dos investimentos. Se fosse uma questão de prova você ganharia um meio certo. O motivo é simples existe mais de uma fonte. Existem duas modalidades de renda passiva

Renda Passiva com Capital

Este é o tipo de renda residual obtida a partir da rentabilidade de investimentos realizadas em instituições financeiras, investimentos em imóveis, investimentos em ações ou qualquer outra espécie que gere renda através de aluguel, lucros ou dividendos.

Renda Passiva Sem capital

Este tipo de renda residual vem de realizações feitas no passado. As formas mais comuns são direitos autorais, licenças de uso de nome, patentes, cliques em sites pagamentos…

Mas o que isso quer dizer?

Isso significa que provavelmente sua renda passiva será proveniente da modalidade com capital a menos que você desenvolva um produto como algum treinamento online, escreva um livro (falaremos mais sobre isso mais adiante neste artigo).

Vale lembrar que para começar a ter uma renda residual de capital você precisa ter um investimento inicial, e isso deve constar em seu planejamento financeiro pessoal.

Vamos ver um pouco mais sobre as principais formas de renda residual.

1) Dividendos

Como viver de renda passiva
Como viver de renda passiva

Os dividendos são participações pagas pelas empresas aos acionistas da empresa. Vale lembrar que as políticas de participação nos lucros variam entre as empresas. Quando uma empresa dá lucro, ela divide o montante com quem comprou ações ou tem um pedaço da companhia.

Por lei, as companhias são obrigadas a distribuir dividendos do lucro líquido obtido durante um período do exercício pagamento, o qual pode ser anual, semestral, trimestral ou ainda mensal dependendo do estatuto social da organização.

É importante saber que as ações do tipo Preferencial (PN) possuem preferência no recebimento de dividendos além de um valor 10% maior que as ações ordinárias (ON).

Mas não se preocupe, as ações ordinárias também recebem os dividendos e vale lembrar que isso está na lei. A grande vantagem de quem tem ações do tipo ON é o direito a voto. Desta os acionistas participam das decisões de longo prazo da companhia.

Em relação as ações PN outra vantagem é o “direito de participar do dividendo a ser distribuído o qual corresponde no mínimo a 25% do lucro líquido do exercício”. Tudo isso está presente na Lei das SA em seu art. 17, §1º, que determina as vantagens das ações preferenciais.

Em geral as companhias brasileiras pagam 25% (a cota mínima), todavia algumas que com propósito de atrair investidores de longo prazo pagam dividendos bem maiores.

Você já deve ter percebido, mas não custa falar que você precisa escolher os melhores momentos e ações para ter garantias de um bom dividendo, uma forma de fazer isso é aprendendo mais sobre ações com o livro de Alocação de Ativos.

2) Fundos imobiliários

Investir em Imóveis
Como Viver de Renda Passiva

Os fundos de investimento imobiliário oferecem quotas de participação em um grande empreendimento imobiliário. Estes empreendimentos são muito variados, podem ser prédios comerciais nos melhores pontos das grandes cidades, hospitais, shopping centers e até mesmo campus universitários.

A grande vantagem dos fundos imobiliários é que os “alugueis” que você recebe pelo fundo são isentos de imposto de renda.

Neste mercado existem os fundos imobiliários com gestão ativa. Em outras palavras o gestor do fundo pode fazer a captação de recursos que serão utilizados para a aquisição de novos imóveis (tanto rurais quanto urbanos).

Não precisa se assustar, parece mais complicado do que realmente é. O que descrevi no parágrafo acima é o que o investidor fará com o dinheiro. Uma vez que estes gestores tem anos de experiência no mercado eles tem grande aptidão para realizar bons investimentos.

Os fundos imobiliários são investimentos super acessíveis. Através destes fundos é possível investir em imóveis com apenas R$ 100,00 por exemplo e na minha opinião são a melhor forma de como viver de renda passiva.

Algumas vantagens são:

  • Permitem investir no mercado imobiliário sem comprar um imóvel;
  • Você não precisa se preocupar com a administração do imóvel para investir;
  • Os ativos do fundo são investidos de forma diversificada em shoppings, estabelecimentos residenciais e comerciais, hotéis etc;
  • Quando há um aumento de preços no mercado imobiliário quem aplica aqui sai a ganhar;

Antes de investir em qualquer produto financeiro que você não conhece ainda, faça uma análise detalhada da rentabilidade passada, da carteira do produto de investimento e aprenda mais sobre o mercado. Caso você não tenha tempo para estudar sobre o produto, procure o auxílio de um especialista em investimentos.

3) Aluguel de Imóveis

Imóveis… aah os imóveis.

Provavelmente o investimento gerador de renda mais popular e tradicional do Brasil. O investimento em imóveis pode ser utilizado para quem tem como objetivo acumular patrimônio, como também para quem quer ganhar renda com alugueis.

Por se tratar de um investimento que os brasileiros já estão acostumados e de ser um ativo real, o investimento em imóveis é o fácil de entender.

Todavia, para investir em um único imóvel já requer uma certa quantia de dinheiro, o que acaba tornando diversificar a carteira uma tarefa que exige muito capital. Isso acaba levando muitas famílias a investirem todas suas economias em uma única propriedade, o que apresenta um alto risco.

Vale lembrar também que eles alugueis são interessantes para quem quer viver de renda por serem corrigidos anualmente pela inflação, em geral, o IGP-M.

Bônus – Empreenda

Uma boa ideia para obter renda residual é empreender (tempo ou dinheiro) criando ou pagando alguém para criar infoprodutos. Infoprodutos podem ser cursos digitais, escrever um livro ou ainda, se tiver dinheiro contratar um ghostwriter para escrever um livro para você.

Caso tenha mais recursos disponíveis pode comprar uma franquia e botar um gerente para administrar. Caso nenhuma das opções citadas lhe atraia, não ha problema você pode criar a sua própria ideia original.

Tente pensar em problemas que voce quer resolver e não possuem soluções. Após isso tente achar uma solução sozinho ou em equipe.

Não  tenha medo de ideias loucas e absurdas, elas podem ser muito melhores do que você pensa.

Registre todas ideias que tiver, não importando se você as tiver no meio do almoço ou indo dormir. Discuta suas ideias com o maior numero de pessoas possíveis para ver a sua aceitação.

Espero ter lhe ajudado a esclarecer todas as dúvidas sobre como viver de renda passiva. Quaisquer outras dúvidas, fique a vontade para deixar nos comentários abaixo ou enviar para meu e-mail que terei prazer em lhe responder.

Meu sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Deixe seu comentário.

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Simple Share Buttons

Receba um E-BOOK EXCLUSIVO com 9 passos para alcançar o SUCESSO FINANCEIRO!

x