Destaque

Comportamento Americano x Comportamento Brasileiro

  • 4 minutos
  • 154
  • 2 comentários.

5 meses atrás

POR: Kleber Stumpf

Comportamento Americano x Comportamento Brasileiro

Nesta série de artigos especiais sobre finanças pessoais vou ajudar você a descobrir qual é a diferença entre Comportamento Americano x Comportamento Brasileiro no campo das finanças. Afinal, é tão diferente assim?

No Brasil quando um trabalhador de classe média perde o emprego, o primeiro passo é imediatamente encaminhar os benefícios sociais como seguro desemprego e sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Esta iniciativa é comum e faz todo sentido, até por que sem uma fonte de renda qualquer dinheiro faz a diferença. Encaminhados os benefícios o próximo passo é atualizar o curriculum e voltar ao mercado de trabalho em busca de uma vaga concorrida.

Comportamento Americano x Comportamento Brasileiro
Comportamento Americano x Comportamento Brasileiro

E nos Estados Unidos, o comportamento é o mesmo? Não. É inclusive bem diferente! A primeira iniciativa de um trabalhador americano de classe média após perder o emprego é tirar férias. É isso mesmo, você não leu errado.

Por que é tão diferente?

As diferenças entre Comportamento Americano x Comportamento Brasileiro começam pelos direitos trabalhistas, não é que não existam leis trabalhistas nos EUA porém os benefícios são mínimos.

Posso começar a falar das diferenças pelo salário mínimo por exemplo, lá essa prática não existe. O mais próximo disso que tem pela terra do “Tio Sam” é um valor mínimo a ser pago por hora para manter a dignidade do trabalhador.

Mas não existe por exemplo, um número mínimo ou máximo de horas para se firmar um contrato de trabalho.

Falando em contrato de trabalho é assim mesmo que as coisas acontecem por lá. Um contrato definido entre o empregado e o empregador nos termos que ambas as partes achem justo. Não há por exemplo uma carteira de trabalho como acontece no Brasil.

Direitos Trabalhistas

Outras grandes diferenças são o Fundo de Garantia, Multa Rescisória, Aviso Prévio e Férias. Nada disso existe por lá.

Quando o empregador opta por demitir um funcionário, ele não precisa pagar qualquer multa. Lá nos EUA não existem sequer férias remuneradas ou um período mínimo de férias. Alguma grande empresa até pode oferecer um período de férias com que o seu trabalhador seja remunerado, mas não é uma prática comum.

Muito interessante também é o que acontece quando o colaborador fica doente. Por mais que haja recomendação médica para que o mesmo fique afastado do trabalho, ele só receberá a remuneração se for trabalhar.

É muito mais difícil ser um trabalhador nos Estados Unidos do que aqui nas terras tupiniquins não é mesmo?

Aposentadoria nos EUA Comportamento Americano x Comportamento Brasileiro

E ainda não cheguei na pior parte. No Brasil muita gente está preocupado com a reforma da previdência. Mas nos EUA sequer existe um órgão público de previdência social. Por lá, o funcionamento completamente diferente.

No Brasil temos dois tipos de previdência privada, o PGBL e o VGBL onde a pessoa que contribui para estes planos pode ter algum benefício fiscal, ou uma tributação diferenciada.

Se a finalidade deste investimento for realmente para complementar a aposentadoria do trabalhador, são ótimos produtos e falaremos um pouco mais sobre eles mais adiante.

  • Dica Importante: Por mais que seu perfil de investimentos seja conservador, sempre que for procurar por investimentos de longo prazo é importante ter um % dos investimentos em renda variável pois oferem um melhor retorno no longo prazo.

Enquanto isso na américa existem os fundos IRA (Individual Retirement Account) e o 401k, tendo basicamente como diferença que o IRA é um plano individual e o 401k é um plano oferecido pelas empresas.

Estas são as principais modalidades para constituir uma aposentadoria nos EUA. E assim como o PGBL e o VGBL estes planos são exclusivamente para acumular recursos e obter renda no período de aposentadoria, não oferecem benefícios como licença maternidade, auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

Para obter este tipo de benefício é necessário contratar a parte um seguro de vida ou seguro de saúde.

Além disso, os planos de aposentadoria americana tem uma limitação de contribuição máxima anual, que não passa de doze mil dólares caso o indivíduo tenha a contribuição da empresa e opte por fazer um IRA individualmente.

Isso acontece porque estes planos oferecem benefícios fiscais assim como nossos planos de aposentadoria complementar. O grande problema é que acumulando apenas doze mil dólares por ano, um americano de classe média terá um acúmulo de capital insuficiente para viver de renda tranquilamente.

Planejamento Financeiro Pessoal

E é justamente devido a esta enorme dificuldade e a ausência de qualquer benefício que traga alguma estabilidade ao trabalhador americano, que o planejamento financeiro pessoal está implícito na cultura deste povo.

Você pode ser um trabalhador assalariado hoje, e amanhã ao chegar no seu emprego ser demitido. A demissão sem sombra de dúvidas trará uma instabilidade as suas finanças.

Mas você pode pelo menos contar com uma série de benefícios a receber como férias proporcionais, multa do FGTS, aviso prévio indenizado…

Por este motivo muitas vezes o planejamento financeiro é deixado de lado pelos brasileiros. Mas e o que acontece se estes benefícios forem extintos, você está preparado?

No próximo artigo desta série especial vou falar sobre o poder de compra do dinheiro a inflação.

Caso o conteúdo não tenha ficado claro, fique a vontade para deixar sua dúvida nos comentários ou mandar para meu e-mail e irei responder o mais breve possível.

Eu tenho um sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Deixe seu comentário.

2 comentários

  1. Muito bom esse artigo…
    Nos trás muito conhecimento, com ótima qualidade e de maneira muito compreensível.

    Parabéns a equipe da Topinvest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Simple Share Buttons

Receba um E-BOOK EXCLUSIVO com 9 passos para alcançar o SUCESSO FINANCEIRO!

x