Alerta de tendência do mercado financeiro: a profissão de consultor de investimentos tende a se manter em alta nos próximos anos.
Isso porque além da enorme popularização do assunto na última década, a tecnologia ainda tem sido um notório facilitador, que não somente conecta consultores e clientes com menos burocracia, como também é uma ferramenta valiosa para o profissional.
Ou seja, quem deseja começar a trabalhar para trilhar esse caminho, pode ter a certeza de que está no rumo certo. Se identifica? Então, continua comigo porque eu vou te contar o que um consultor de investimentos faz, qual o seu salário e te dar dicas preciosas sobre como chegar lá.
O que é um consultor de investimentos?
O consultor de investimentos é um profissional (pessoa física ou jurídica) cuja atuação consiste em ser uma espécie de apoio para seus clientes investidores. Afinal, seu trabalho é recomendar opções de títulos, oferecer suporte e aconselhamentos sobre o mercado.
Para trabalhar dessa forma, é preciso ter graduação e ser certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além disso, deve atuar de forma totalmente independente. Em outras palavras, a contratação por um banco é ilegal, já que seus esforços devem ser voltados unicamente para a satisfação dos clientes.
O que faz um consultor de investimentos?
O primeiro grande dever de um consultor de investimentos em relação ao seu cliente é a realização do perfil de investidor. Para isso, precisa obter e analisar as seguintes informações:
- Objetivos do cliente;
- Situação atual;
- Se tem ou não reserva de emergência;
- Renda mensal;
- Avaliação de carteira de investimentos, caso o cliente já tenha uma;
- Capital inicial a ser aplicado;
- Se fará ou não aportes regulares;
- Tolerância ao risco.
Este perfil, é claro, pode (e deve!) abordar muitos outros pontos também, como sonhos, metas, questões familiares e quaisquer outros detalhes que ajudem o consultor a encontrar os títulos mais adequados para cada caso.
Apesar de o consultor de investimentos estar apto a oferecer as opções mais convenientes, bem como conceder todas as informações necessárias, cabe unicamente ao cliente tomar a decisão de realizar as aplicações ou não.
Além do trabalho de varredura de informações e de busca por papéis do mercado, o profissional também pode ter que realizar o acompanhamento regular da carteira de investimentos de seus clientes, a fim realizar melhorias nas escolhas ou aproveitar novas oportunidades caso estas surjam.
Outra tarefa primordial é a atualização constante sobre o mercado financeiro. Isto é, dadas as suas constantes mudanças, é preciso manter sempre o olho aberto para prevenir possíveis perdas ou aproveitar cenários favoráveis para investir.
Qual o salário de um consultor de investimentos?
A média salarial de um consultor de investimentos no Brasil fica em torno dos R$5.000,00 mensais. Essa remuneração, aliás, pode aumentar à medida que o profissional conquistar mais clientes.
A região do país na qual o profissional mora também pode ser um fator que interfere nos seus ganhos.
Ademais, seus ganhos podem ser expressos em três diferentes formas:
- Remuneração fixa: quando cliente e consultor combinam uma remuneração fixa e mensal para assessoramentos de longo prazo;
- Percentual acordado: quando o cliente paga ao consultor uma porcentagem fixa sobre seus ganhos – 1% dos seus lucros, por exemplo. Essa taxa deve ser combinada entre ambas as partes antes de o contrato ser fechado;
- Receita recorrente: para consultores mais experientes, ambas as partes podem concordar também com o pagamento de uma taxa de performance. Assim, a remuneração varia de acordo com o desempenho das aplicações do cliente.
O que é preciso para ser um consultor de investimentos?
O primeiro requisito é uma graduação. Para esta profissão, as mais populares são Economia, Administração e Ciências Contábeis.
Cursos de especialização, por outro lado, não são legalmente exigidos. Contudo, é altamente recomendável investir em um. Além de especializações específicas para esta atuação, também é vantajoso apostar em conhecimentos relacionados, como os cursos de desenvolvimento profissional da TopInvest. Técnicas de venda, matemática financeira e Sistema Econômico Nacional são alguns bons exemplos aqui.
Também temos como fatores muito importantes as certificações financeiras. Neste caso, o selo deve ser aprovado pela CVM. A CEA Anbima e a CNPI Apimec são duas excelentes opções para te ajudar a escalar nessa profissão.
Onde encontrar vagas de consultor de investimentos?
O consultor financeiro pode prestar serviços para pessoas físicas, famílias, empresas, indústrias e até em consultorias especializadas.
Se trabalhar de forma autônoma, precisará se esforçar para captar clientes. Nesse cenário, lapidar técnicas de venda e investir em marketing pode ser uma excelente forma de se conectar a possíveis interessados. Cartões de visita, seminários e eventos em geral também são excelentes fontes para experimentar.
Para buscar vagas em empresas e consultorias, o LinkedIn e os sites das organizações são os locais mais adequados para encontrar boas oportunidades. Além disso, investir em uma boa rede de networking também pode ser crucial para te abrir portas que normalmente não são divulgadas para o público geral.
A TopInvest te ajuda a se tornar um consultor de investimentos
Como? Oferecendo cursos preparatórios completos, com um método de estudos que te ajuda a aprender de verdade. Olha só:
Além disso, você também pode se manter atualizado sobre o mercado financeiro no Instagram da TopInvest e em nosso canal do YouTube! Pronto para se tornar um consultor de investimentos fora da curva?
Deixe um comentário