Mais do que almejar trabalhar em uma corretora de valores mobiliários, é fundamental entender o funcionamento dessa instituição – afinal, eis aqui um conteúdo de prova. 

Está a fim de estudar um pouco? Então, vem comigo!

O que é uma corretora de valores mobiliários?

A forma mais simples de explicar o que é uma corretora de valores mobiliários é resumi-la como uma intermediadora entre quem compra uma ação e quem a vende. Nessa posição, estas instituições – formadas por sociedades anônimas ou quotas de responsabilidade limitada – estabelecem uma relação que seja proveitosa e segura para ambos.

Como funciona uma corretora de valores mobiliários?

A principal característica de uma corretora de valores é a sua operação na Bolsa de Valores, como é amplamente conhecido por aí. Contudo, elas ainda administram carteiras e custódias de títulos (para clientes de alto padrão), exercem a função de agente fiduciário, organizam fundos de investimento e emitem certificados para investimento em empresas estrangeiras.

Ah, vale lembrar que as corretoras também intermediam operações de câmbio, operações compromissadas (quando se compra algo com garantia de quem possui a recompra), além de compra e venda de metais preciosos – este último ocorre de forma física.

Qual o papel de uma corretora de valores mobiliários?

Por meio de seu intermédio, o principal papel de uma corretora de valores mobiliários é trazer mais liquidez e segurança para investidores. Dessa forma, contribui, ainda, para que mais pessoas e empresas se unam a esse mercado.

O que são sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários?

Estas sociedades são apenas outro modo de nomear as corretoras. Em poucas palavras, o título pode aparecer dessa forma considerando a exigência de que estas instituições sejam formadas através de sociedades anônimas e com um registro de pessoa jurídica. 

Qual a diferença entre corretoras e distribuidoras de valores imobiliários?

Nenhuma! Ambos os termos se referem ao mesmo tipo de instituição, apenas usando palavras diferentes.

Qual órgão fiscalizador das corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários?

Se o grande objetivo das corretoras de valores é justamente oferecer maior segurança para investidores e tomadores de recursos, é natural que elas sejam submetidas à fiscalização de algum órgão superior, certo?

Pois bem, tanto o Banco Central quanto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) são responsáveis por fiscalizar essas instituições. Por isso, é preciso que as corretoras sigam uma série de leis e boas práticas para que estejam autorizadas a funcionar.

Quais corretoras são autorizadas pela CVM?

Para operar e ser confiável, uma corretora deve ser certificada pela CVM, como eu acabei de mencionar. A Bolsa de Valores mantém uma lista atualizada de todas as instituições no país que estão devidamente registradas.

Portanto, para acessar a lista completa de corretoras autorizadas pela CVM, é preciso apenas consultar o site da B3.

Como escolher uma corretora de valores imobiliários?

Antes de tomar uma decisão, a minha principal recomendação é que você faça uma pesquisa profunda sobre cada corretora de valores que está planejando contratar, ou se juntar à equipe. Acima de tudo, lembre-se de checar se o local é autorizado pela CVM – esse, inclusive, deve ser o primeiro passo para averiguar se uma corretora é segura ou não.

Outros fatores que podem ser avaliados são a infraestrutura, os certificados da B3 que possuem, as taxas e a qualidade de atendimento, para garantir que você não será eventualmente deixado na mão.

Curtiu esse conteúdo sobre corretoras de valores imobiliários e quer continuar evoluindo junto com a TopInvest? No canal da Top no YouTube, tem muito conteúdo que vai te ajudar a escalar na sua carreira no mercado financeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Marconi Faustino - 23/09/2016

Boa note senhores! Só uma pequena observação; No quarto paragráfo do segundo tópico está faltando infomações finais. OBS: o conteúdo é excelente.

Marconi Faustino - 23/09/2016

Noite*

TopInvest - 24/09/2016

Muito obrigado mais uma vez Marconi, Realmente estava faltando. Ao migrar a plataforma do site deve ter ocorrido algum erro na integração. Já está corrigido. Sua participação no site é muito importante e qualquer erro que encontrar fico grato pelo aviso e irei corrigir o mais breve possível. Não deixe de participar do nosso fórum, lá você pode interagir com outros usuários e criar e responder dúvidas: https://topinvest.com.br/forums Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Equipe TopInvest

Israel assunção - 04/06/2018

Olá,boa noite, quando comecei,não sabia o que significava volumes ou papeis, pedi então que o pessoal da corretora simplesmente me informasse sobre tal, mas os mesmos não me responderam, a corretora não teria a obrigação de auxiliar os seus clientes quanto as suas duvidas?? grato.

Kleber Stumpf - 05/06/2018

Oi Israel, tudo bem? A palavra "OBRIGADO" é meio forte, mas um esclarecimento simples como esse vai do bom senso. Na minha opinião qualquer corretora de valores que valorize o cliente (você já tendo conta com eles, ou não) responderia essa pergunta. As maiores corretoras do mercado tem inclusive blogs e áreas educacionais para auxiliar os novos investidores. Decepcionante a postura desta corretora. ;) Qualquer coisa só me chamar. Conheça nosso curso de finanças pessoais. Visite meu canal no YouTube! Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Kléber Stumpf

Michelle P. - 10/09/2019

Boa noite, Vi no vídeo de vocês no canal do youtube que as Corretores e Distribuidoras são fiscalizadas pelo BACEN e CVM, mas que caso a questão surgir em prova a resposta deve ser BACEN. Não ficou claro pra mim o porque dessa resposta visto que o principal objetivo é a intermediação de títulos e valores MOBILIÁRIOS. A autarquia principal responsável pela fiscalização não deveria ser o CVM?

Kleber Stumpf - 14/09/2019

Olá Michele, De forma simples, existem dois grandes motivos. 1) Antes de tudo uma corretora de valores é uma instituição financeira e por isso fiscalizada pelo BACEN; 2) Uma corretora de valores mobiliários efetua outras transações que não necessariamente com valores mobiliários, onde a CVM não se enquadra; ;) Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf

Kátia - 19/02/2020

Excelente conteúdo....bem explicativo..

Kleber Stumpf - 20/02/2020

Valeu, Kátia! Que bom que curtiu nosso conteúdo ;) Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10. Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf