Banner Mudanças na ANBIMA

As certificações da ANBIMA estão passando por mudanças importantes! E você precisa ficar atento: a partir de janeiro de 2026, a CPA-10, a CPA-20 e a CEA não vão mais existir. 

Vem comigo entender tudo o que precisa sobre essa novidade:

  • CPA-10, CPA-20 e CEA vão acabar?
  • O que vai mudar nas certificações da Anbima?
  • Quem tem CPA-10, CPA-20 e CEA vai ser prejudicado?

E mais: siga até o fim para se tornar um dos primeiros a ser notificado quando os cursos preparatórios dos novos exames estiverem disponíveis! Vamos lá?

CPA-10, CPA-20 e CEA vão acabar?

Sim! Em janeiro de 2026, a CPA-10, a CPA-20 e a CEA vão deixar de existir. Nos seus lugares, teremos três novas certificações da ANBIMA: CPA, C-Pro I e C-Pro R.

A antiga tríade de selos já estava em vigor há duas décadas. Por isso, a entidade empreendeu essas mudanças como uma forma de adaptar a formação de profissionais aos padrões internacionais e de oferecer capacitações mais adequadas à realidade e às necessidades do mercado atual.

Antes, tínhamos três certificações baseadas nos perfis de clientes e tipos de instituição onde seria possível trabalhar com elas. Agora, o cenário é outro: as novidades se baseiam nos perfis dos profissionais e nas atividades que estes arquétipos desempenham diariamente.

A ideia é que a transição seja gradual. Por isso, tudo isso só começará a valer em janeiro de 2026. Até lá, ainda serão feitos vários ciclos de conversa e anúncio de etapas de implantação para que o público se adapte com suavidade.

Na dúvida, você pode entender tudo sobre a mudança no relatório “Um olhar sobre as certificações”, divulgado pela ANBIMA.

O que vai mudar nas certificações da ANBIMA?

A partir de janeiro de 2026, as certificações da ANBIMA vão se chamar CPA, C-Pro I e C-Pro R. Nessa nova configuração, a estrutura de cada uma estará baseada em diferentes perfis profissionais, bem como nas atividades que cada um exerce na rotina.

Dá uma olhada nas características principais dos selos, de acordo com o que já foi divulgado pela entidade:

CPA (Certificado Profissional ANBIMA)

Este é o ponto de partida das novas certificações e deve ser conquistado antes das demais. É uma certificação de nível básico, focada na carreira de quem almeja trabalhar com a distribuição de produtos de investimento.

Ao conquistá-la, você terá a oportunidade de trabalhar com prospecção de clientes, atendimento e suporte. O conteúdo programático do exame ainda não foi disponibilizado pela ANBIMA, mas já sabemos que suas questões serão voltadas para os diferentes tipos de investimentos e demais produtos do setor.

C-Pro I (Certificado Profissional ANBIMA de Investimento)

Essa certificação tem a finalidade de se adequar aos perfis mais técnicos. Se a sua meta é trabalhar com a estrutura de produtos de investimento, este será o selo ideal. Com ele, você poderá elaborar e recomendar portfólios.

Além disso, é um caminho que te permite atuar em conjunto com aqueles que tiverem a CPA e a C-Pro R.

Para obter o selo, também é necessário ter sido aprovado na CPA antes.

C-Pro R (Certificado Profissional ANBIMA de Relacionamento)

Para os que têm um perfil mais comercial, essa certificação será a ideal. Afinal, o teor da prova vai focar em perfis de investidores e adequação de produtos de investimento.

Com a aprovação, a carreira do profissional será direcionada para a análise de necessidades, a recomendação de portfólios e o gerenciamento de riscos.

Lembre-se: será necessário ter a CPA para obter a C-Pro R.

Quem tem CPA-10, CPA-20 e CEA vai ser prejudicado?

Não! Quem tem a CPA-10, a CPA-20 ou a CEA não perderá as certificações, nem terá que fazer uma prova a mais. No entanto, para se adequar aos novos modelos, deverá passar por um curso de atualização fornecido pela ANBIMA, sem custos extras.

A partir de janeiro de 2026, aqueles que não tiverem nenhum selo no currículo deverão fazer diretamente a CPA, a C-Pro I ou a C-Pro R, já que a hierarquia antiga deixará de existir.

Quem tem certificação ANBIMA terá que fazer uma nova prova?

Não! Aqueles que já possuem alguma certificação da ANBIMA não precisarão fazer novas provas para se adequar aos modelos. Nesses casos, será necessário somente passar por um curso de atualização, oferecido pela entidade e sem custos extras.

Até o fim de 2024, a previsão é de que a ANBIMA divulgue mais detalhes sobre como o processo de transição vai acontecer.

Seja o primeiro a começar a se preparar para as novas certificações ANBIMA

Prepare-se para o futuro, assim como nós já estamos nos preparando! Nosso time de educação já está acompanhando as notícias da instituição, para te ajudar nessa etapa da sua carreira quando chegar a hora. Fique ligado:

Se você quiser ser o primeiro a começar a se preparar, acesse já a nossa aba de certificações financeiras a serem lançadas futuramente e cadastre-se para ser notificado quando os cursos preparatórios para CPA, C-Pro R e C-Pro I estiverem disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *