Home Certificações Financeiras CPA 10 e CPA 20: Tudo que você precisa saber

CPA 10 e CPA 20: Tudo que você precisa saber

2509
0
Compartilhar
CPA 10 ou CPA 20
CPA 10 ou CPA 20

CPA 10 e CPA 20: Tudo que você precisa saber

CPA 10 e CPA 20 e Anbima… Se você é bancário com certeza já está cansado de ouvir estas siglas. Mas você sabe para que servem, quanto custa, qual é mais vantajosa, diferenças? Acredito que não, e por isso escrevi esse artigo com tudo que você precisa saber sobre CPA 10 e CPA 20.

O TopInvest é um site dedicado a ajudar aos bancários e também todos aqueles que tem carreiras na área financeira ou desejam ingressar nelas. Neste últimos sete anos me dedico diariamente a criar novos artigos, questões, vídeos e todos os materiais possíveis para ajudar você a alcançar o sucesso nesta área.

Em todos estes anos atuando neste mercado e ajudando milhares de pessoas percebi que as dúvidas sobre a CPA 10 e CPA 20 normalmente são as mesmas. Por isso decidi fazer este artigo para você com tudo o que você precisa saber sobre a CPA 10 e a CPA 20.

Para que serve a CPA 10?

A CPA 10 é uma prova que tem por objetivo atestar o conhecimento de um profissional quanto ao conhecimento do mercado financeiro em geral. A prova irá então certificar os profissionais para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

CPA 10
CPA 10

A prova da Anbima CPA10 possui 50 (cinquenta) questões e tem um período de 2 (duas) horas para ser concluída. Para que o candidato seja aprovado é necessário obter no mínimo 70% (setenta por cento) de aproveitamento. Estas questões são divididas em 7 capítulos com os respectivos pesos:

1) Sistema Financeiro Nacional (5% a 10%);

2) Ética, regulamentação e Análise do Perfil do Investidor (10% a 15%);

3) Noções de Economia e Finanças (10% a 15%);

4) Princípios de Investimento (10% a 20%);

5) Fundos de Investimento (20% a 30%);

6) Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável (15% a 25%);

7) Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%);

Para que serve a CPA 20?

CPA 20
CPA 20

A CPA 20 assim como a CPA 10 é um prova de conhecimentos específicos da área bancária que tem por objetivo certificar profissionais para atuarem na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

A prova da CPA 20 é um pouco mais difícil e possui 60 (sessenta) questões e o prazo para a sua realização é de duas horas e trinta minutos. O que não muda em relação a prova da CPA 10 é a média de acertos, que continua sendo de 70%,  vale lembrar também que todas as funções realizadas por um profissional CPA 10 também podem ser realizadas pelo profissional certificado pela CPA 20. A prova também é dividida em 7 capítulos:

1) Sistema Financeiro Nacional e Participantes (5% a 10%);

2) Compliance legal, ética e Análise do perfil do investidor (15% a 25%);

3) Princípios Básicos de Economia e Finanças (5% a 10%);

4) Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa (17% a 25%);

5) Fundos de Investimentos (18% a 25%);

6) Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%);

7) Mensuração e Gestão de Performace e Risco (10% a 20%);

Quanto custam as Provas?

Devido a prova da CPA 20 ser um pouco maior, o custo dela também é um pouco mais elevado. Além disso também há uma diferença de preço para quem é um profissional que trabalha em uma instituição financeira associada a anbima e para quem não trabalha em uma instituição associada a anbima. Veja abaixo a tabela que montei para facilitar seu entendimento:

CPA 10 e CPA 20: Tudo que você precisa saber
CPA 10 e CPA 20: Tudo que você precisa saber

A prova Anbima é difícil?

A dificuldade da prova é muito relativa uma vez que ela irá depender muito dos seus conhecimentos prévios sobre os assuntos abordados na prova. Você pode ter uma ideia da dificuldade conforme seus conhecimentos prévios de acordo com os conteúdos acima.

Quanto as questões em si, pela minha experiência ao ter realizado a prova diversas vezes para poder ajudar você e todos os feedbacks que recebo aqui no site posso dizer o seguinte:

  • 40% questões fáceis, muitas vezes idênticas ao simulado da CPA 10 ou simulado da CPA 20 aqui do site;
  • 40 % são questões de nível médio, é importante ter um conhecimento do conteúdo;
  • 10% posso dizer que são as famosas perguntas de “pega ratão” como chamamos aqui no sul, são questões relativamente fáceis mas é importante estar muito atento;
  • 10% são questões super difíceis. É importante estar super atendo aos detalhes e escolher a resposta certa através da eliminação das que você tem a certeza que são incorretas.

Como estudar?

A parte prática do estudo depende muito de pessoa para pessoa. Eu tenho bastante facilidade de aprender apenas prestando atenção lendo ou assistindo alguma vídeo aula. Existem pessoas por exemplo que gostam de copiar, montar organogramas, repetir em voz alta para memorização… mas tem uma super dica para estudar para as provas da Anbima.

  • O primeiro passo é se inteirar sobre o conteúdo, seja lendo ou assistindo as vídeo aulas.
  • Agora o ideal é você realizar o simulado de duas a três vezes para testar seus conhecimentos, o que você realmente aprendeu o que ainda está com dificuldade;
  • Volte então a revisar o conteúdo que você está tendo um baixo índice de acertos, revise o conteúdo atentamente;
  • Retorne agora aos simulados, veja o progresso do seu aprendizado;
  • Agora que sobraram poucas questões que você está com dificuldades, a minha dica é anotar todas as questões onde persiste a dificuldade. Anote a resposta correta e tente memorizar a alternativa certa.

Este método tem se mostrado muito eficiente como você pode ver nos comentários da fanpage da TopInvest . Este último passo é importante por que é uma forma de aprender com seus próprios erros. Outra grande vantagem destes 5 passos é que a prova é muito semelhante ao simulado, é comum que a prova tenha questões idênticas ao simulado.

Preciso de um curso?

Esta é uma pergunta muito comum aqui no site. A resposta como quase tudo em finanças é… depende. O nosso simulado CPA 10 e o simulado CPA 20 são sem sombra de dúvidas uma das melhores ferramentas de estudo. Além disso aqui você encontra o conteúdo completo de estudos de forma totalmente gratuita.

Mas estudar somente pelo simulado não é suficiente pois primeiramente você precisa aprender o conteúdo, e aqui é o grande segredo. Se você não está sob pressão da sua gerência e tem de 30 a 45 dias para estudar não é necessário adquirir um curso e você pode aproveitar tranquilamente de todo nosso conteúdo gratuitamente.

Em contrapartida, se você está sob pressão e precisa com certa urgência “ tirar a CPA 10 e CPA 20 ” é sim importante você adquirir um curso. Passamos então para a pergunta, “Qual curso comprar?”. Tenho a resposta para você.

O melhor curso do mercado no momento é o Passar na CPA. O professor Tiago Feitosa é ex-bancário e sabe na pele o que você está passando. Justamente por isso ele é o único que lhe oferece 15 dias de Garantia Incondicional (nenhum outro curso oferece isso não é mesmo?). Isso quer dizer que se não estiver satisfeito ele reembolsa 100% do seu dinheiro. Para adquirir o curso você pode clicar aqui.

Espero que possa ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre as provas da CPA 10 e CPA 20. Se você ainda tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários abaixo ou mande um e-mail para mim ([email protected]) e terei o prazer em lhe responder.

Eu tenho um sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Precisando passar na CPA10 ou na CPA20?

Inscreva-se e receba um infográfico exclusivo com 8 dicas para passar na ANBIMA!

Compartilhar
Artigo AnteriorPreciso ter certificação ANBIMA CPA?
Proximo ArtigoCETIP é o órgão responsável pela liquidação e custódia de

Deixar uma resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.