Já tratamos muito sobre o custo de oportunidade, mas você sabe qual a ferramenta usada em duas importantes funções da gestão financeira? Esta é o Custo Médio Ponderado de Capital ou Preço Médio Ponderado, também conhecida pela sigla WACC (Weighted Average Cost of Capital).
- A primeira função é ser usado para calcular o valor de uma empresa quando utilizada como taxa de desconto de Fluxo de Caixa futuro.
- A segunda é para analisar se um novo projeto é viável na perspectiva financeira, funcionando como taxa mínima a ser ultrapassada para justificar o investimento.
Portanto, o Custo Médio Ponderado de Capital explica qual é o custo do dinheiro para financiar uma empresa.
Como calcular o Custo Médio Ponderado de Capital?
Conforme o seu próprio nome indica, o custo é uma média. Neste caso, é a média do custo de capitais alheios e o custo de capitais próprios. Ou seja, podemos concluir que são as fontes de financiamento da empresa.
Assim, para o cálculo do WACC utilizamos a seguinte fórmula:
Sendo:
- E = Valor do capital próprio;
- D = Valor do capital alheio;
- rE = Taxa de custo do capital próprio;
- rD = Taxa de custo do capital alheio;
- T = É a taxa de imposto;
Para que serve?
O cálculo pode ser utilizado para:
- Encontrar a proporção de capitais alheios e próprios no total do ativo (um cálculo que é feito com facilidade a partir da análise do balanço).
- Encontrar a taxa de custo do capital alheio, a qual se obtém a partir das demonstrações financeiras ou então quando disponível através dos dados de cada financiamento e a taxa de cada um.(Calcular o custo médio dos capitais alheios).
- Encontrar a taxa de custo do capital próprio;.
- Encontrar a taxa efetiva de imposto a qual adivinhe, isso mesmo também está disponível através das demonstrações financeiras.
Ao passo que encontramos o custo é a partir dele que nós investidores determinamos quais investimentos e empresas devem ser escolhidas. Mas, é importante estarmos atentos, pois muitas vezes ele pode ser maior do que o retorno da empresa. Ou seja, ele mostra que está perdendo valor para os seus sócios.
Por isso, vale a pena de forma geral ao investidor. Contudo, além deste deve ser usado outras ferramentas de precificação para analisar investimentos válidos ou não.
Deixe um comentário