Finanças e Investimentos

Despesas Fixas e Despesas Variáveis

  • 4 minutos
  • 1
  • sem comentários.

1 mês atrás

POR: Kleber Stumpf

Despesas Fixas e Despesas Variáveis

No capítulo anterior, falamos um pouco sobre planejamento financeiro pessoal. Agora que você já conhece um pouco mais desta ferramenta incrível está na hora de ir um pouco mais além e dar o ponta pé inicial para mudar o rumo das suas finanças separando suas despesas fixas e despesas variáveis.

A primeira coisa que você precisa saber é quais são os tipos de despesas que compõem um orçamento familiar.

De forma simples podemos classificar as despesas como Fixas, Variáveis e Descartáveis. É superimportante que você saiba como este conceito pode ajudar você no seu planejamento financeiro.

Vamos relembrar rapidamente os conceitos de orçamento pessoal e orçamento familiar?

Orçamento Familiar

Despesas Fixas e Despesas Variáveis
Despesas Fixas e Despesas Variáveis

O orçamento familiar ou planejamento financeiro é basicamente uma ferramenta para realizarmos um controle de todos os nossos recursos financeiros. Tudo o que entra de dinheiro (salário, serviços como freelancer, pensão, aposentadoria, rendimento de aluguéis, debêntures, poupança, dividendos de ações, etc…) e tudo o que sai de recursos financeiros (gastos pessoais, despesas da casa, faculdade, despesas médicas…) onde ficam nossas despesas fixas e despesas variáveis.

Neste capítulo em específico vou tratar sobre os tipos de despesa para que você possa montar seu orçamento familiar da forma mais eficiente possível.

Nos próximos conteúdos eu vou trazer um passo a passo de como montar um planejamento financeiro bem completo, mas antes é muito importante saber como classificar corretamente as categorias de suas despesas.

Num primeiro passo é necessário mapear e registrar todos os seus gastos (lembre-se que uma boa estratégia de economia é simplesmente manter um registro de todos os pagamentos que você realiza). Com a relação de suas despesas pronta, agora vamos dividi-las nas três categorias para que você possa utilizar seus recursos de forma mais eficiente possível evitando desperdícios.

Vem comigo e vamos desmitificar as despesas fixas e despesas variáveis.

Despesas Variáveis

As despesas variáveis são aquelas que variam de acordo com a intensidade e a frequência de consumo. Os principais exemplos são a alimentação, gastos com telefone, gás, água, energia elétrica e combustível.

Este tipo de despesa é classificada como variável porque elas são imprescindíveis para a sobrevivência. Uma das características das despesas da classe de despesas variáveis é que elas podem ser reduzidas, mas nunca cortadas o que as torna diferente das despesas descartáveis.

Para facilitar a sua compreensão, basta refletir na seguinte situação. Se você tem o costume de ir ao cinema toda semana e precisa fazer uma economia de urgência é possível cortar completamente a ida ao cinema, concorda?

Mas e seu gasto com alimentação e transporte? Seria impossível manter seu trabalho ou ainda o corpo funcionando. Por isso estas despesas são variáveis porque dependem do seu consumo, mas nunca podem ser completamente zeradas.

Despesas descartáveis

As despesas descartáveis estão geralmente ligadas ao lazer e o conforto. Durante as minhas consultorias as despesas descartáveis que mais afetam negativamente um orçamento familiar são financiamentos de veículos, lazer incompatível com a renda (normalmente gastos astronômicos com festas e restaurantes).

Despesas Fixas e Despesas VariáveisO ser humano é movido por hábitos, e estes hábitos são muito comuns principalmente para os novos casais e os recém solteiros. Evitar ou reduzir as despesas descartáveis pode ser um pouco doloroso, mas é algo extremamente simples.

Agora que você já listou todas as suas despesas e já pode classifica-las basta ver qual o percentual do seu orçamento está sendo despendido em despesas descartáveis e como isso irá impactar seu futuro financeiro.

Um bom exercício é simular quanto dinheiro você deixa de acumular para sua independência financeira através de algum simulador de investimentos. Eu gosto muito do simulador da Calculadora do Cidadão do Banco Central. Nela é possível escolher a taxa de remuneração e simular depósitos regulares.

E ai, quanto você consegue obter nos seus investimentos? Recentemente escrevi um artigo respondendo uma pergunta muito recorrente. Será que ainda é possível conseguir investimentos que remuneram 1% ao mês?

Despesas Fixas

Esta é a última classe de despesa e a mais simples de todas. Aqui estão enquadradas as despesas que não dependem do seu nível de consumo. Os principais exemplos são o aluguel ou prestação de um imóvel, IPTU, faculdade ou escola dos filhos, plano de saúde e os seus investimentos para independência financeira.

Saber classificar corretamente as despesas é extremamente importante porque quando é necessário reajustar os gastos para economizar, é preciso olhar para as despesas que realmente podem ser cortadas ou reduzidas.

Com uma noção clara de onde pode estar o problema do seu orçamento familiar é possível fazer planos de contenção de gastos e estar pronto para ação.

Uma dica especial para você ter um controle maior despesas fixas e despesas variáveis é que você pode transformar algumas despesas variáveis em despesas fixas para ter um controle maior de suas contas. Para isso você pode fazer mudanças como transferir seus planos pré-pagos para planos com despesas controláveis.

No próximo capítulo vou abordar qual o melhor procedimento para estabelecer seus objetivos de vida.

E então gostou do meu artigo sobre despesas fixas e despesas variáveis? Ficou sobre como administrar o seu dinheiro sem tempo livre? Se você tiver qualquer sugestão deixe para mim nos comentários.

Espero ter lhe ajudado a esclarecer todas as dúvidas sobre os melhores investimentos para iniciantes. Quaisquer outras dúvidas, fique a vontade para deixar nos comentários abaixo ou enviar para meu e-mail que terei prazer em lhe responder.

Meu sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Receba um infográfico exclusivo para ALAVANCAR seus investimentos!!

x