A Anbima possui vários regulamentos, e principalmente códigos.

O código que estaremos tratando nesse artigo, é sobre as distribuições de produtos de investimento.

Os agentes credenciados, não podem simplesmente sair fazendo propaganda de seus novos produtos financeiros, para todos.

É necessário prestar atenção a alguns itens desse código. Assim, o profissional poderá executar o trabalho de maneira correta, e transparente.

Propósitos e abrangências

Para as instituições que são afiliadas da Anbima, é necessário estar de acordo com alguns tópicos, relacionados a distribuições de produtos financeiros, como os fundos de investimento.

Esses itens são:

  • A concorrência leal
  • A padronização de seus procedimentos
  • A maior qualidade e disponibilidade de informações sobre Fundos de Investimento, especialmente por meio do envio de dados pelas Instituições Participantes à ANBIMA
  • A elevação dos padrões fiduciários e a promoção das melhores práticas do mercado

Seguindo essa norma, a distribuição estará dentro dos conformas, do código da Anbima. Para aquelas instituições que não são afiliadas a Anbima, é preciso passar por analise, que estará a cargo da diretoria da própria autarquia.

Princípios gerais

Dentro dos princípios gerais, as organizações, que estão seguindo as regulamentações, precisam ficar atentas a alguns quesitos.

Estar sempre em conformidade com os objetivos e regras determinadas em regulamentação de fundos, e afins.

Fazer a gestão de maneira responsável e transparente, junto aos seus clientes.

Evitar, a qualquer custo, fazer de praticas que possam prejudicar os fundos e seus cotistas.

Do mesmo jeito, evitar, pratica que possam de alguma maneiram causar danos ao mercado de fundos e demais produtos financeiros.

Exigências mínimas

Para entrar no código da Anbima, todas as instituições, precisam efetuar alguns processos, que posteriormente, serão analisados pelo conselho:

  • Envio da política formal de decisão de investimentos e de seleção e alocação de ativos utilizada pela Instituição Participante;
  • Envio da metodologia de gestão de riscos utilizada pela Instituição Participante;
  • Envio do plano de continuidade de negócios;
  • Envio da política de segurança da informação;
  • Declaração atestando que as áreas internas de compliance, gestão de risco e marcação a mercado não estão subordinadas à área de gestão de recursos ou a qualquer área comercial.

Publicidade e divulgação

O material publicitário devera estar de acordo, com as regras, especificas, do Conselho de Regulação, e Melhores Praticas.

Além disso, vale lembrar que o conteúdo é de responsabilidade dos autores da publicidade e divulgação.

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Para dar continuidade a divulgação, existe a necessidade de aprovação do administrador do fundo.

Dever de adequação do perfil do investidor

É de responsabilidade da instituição, fazer a avaliação do perfil do investidor, e da intenção de investimento do mesmo.

Em outras palavras, a empresa que faz a comercialização de produtos financeiros, precisa, ao menos, saber qual é o perfil do investidor, antes de oferecer algum produto para o mesmo.

Assim, evitando perdas para ambos os lados. No momento em que fundos de investimento forem distribuídos, a instituição, precisa fazer uma breve analise sobre a situação financeira do investidor.

Dessa forma, a empresa poderá avalizar as reais condições do mesmo.

Conclusão

Enfim, as instituições envolvidas, na administração, divulgação e gestão dos fundos, e produtos financeiros, precisam avaliar o perfil do investidor.

Essa analise é muito importante, para determinar quais produtos podem ser oferecidos, e quais poderão se encaixar da melhor maneira.

Dessa forma, os dois lados saem ganhando, com lucratividade, transparência, e credibilidade.

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