Fala gurizada! Hoje separei alguns conceitos bem importantes sobre Duration de Macaulay e Risco de Taxa de Juros. Estão preparados para saber tudo?
Então, vamos lá!
Duration de Macaulay
Para ficar mais fácil, vamos começar traduzindo o nome. Duration de Macaulay em bom português nada mais quer dizer que a Duração do Título.
Lembra que em Renda Variável, acabamos não utilizando isso, até mesmo porque, a duração de um título estamos falando somente de Renda Fixa, né?
Que é quando a gente empresta um dinheiro e há um prazo para receber de volta.
Porém, meus amigos, por conta desta explicação acima, o vencimento deste título é diferente de sua duração e o pagamento periódico de juros reduz a duration.
WHAT??
Calma aí, meus amigos que eu explico tudo!
Função da Duration de Macaulay
Complementando as características acima, é necessário você saber que a Duration de Macaulay possui como objetivo calcular o prazo médio de recebimento de um ativo de Renda Fixa.
Por isso, podemos verificar o risco da exposição de títulos neste tipo de renda. Mas, lembre-se: esse é o risco de reinvestimento ou risco da taxa de juros.
Assim, ela nos permite saber o prazo correto de um título que paga cupom de juros. Títulos com cupom têm duração inferior ao prazo de vencimento:
- Título zero cupom terá sua Duration igual ao prazo de vencimento;
- Título com cupom terá sua Duration inferior ao prazo de vencimento.
Nesta última, com cupom e Duration inferior ao vencimento, há de notarmos que com a própria Duration se faz um cálculo proporcional, onde há um recebimento mensal. O que reduz os riscos.
Falando em riscos se liga só!
Riscos de Taxa de Juros
Lá no ano de 1989 havia 5.000% de inflação ao ano. Sim, pasmem! Mas, há 3 anos a nossa taxa SELIC era de 14,25% ao ano.
Então, nós conseguimos um investimento que pagava 1% ao mês, o que era brincadeira de criança, né? Pois, colocaríamos dinheiro em qualquer coisa de Renda Fixa Pré-Fixado, era possível de encontrar o 1% ao mês.
Aí, pensa comigo: se você fez um investimento de 10 anos, o que aconteceu 1 ano depois?
Bom, 1 ano depois essa taxa pode cair de 10% a 7% e agora está em 4,25%. Perceba que se você resgatou esse dinheiro depois de 1 ano haverá uma taxa menor e cada vez menor.
Portanto, existe o risco da variação da taxa de juros, mas se você fez um investimento com a taxa em 14,25%, a mesma estará travada pelos próximos 10 anos.
Mas, o risco ocorre nos dois lados, pois há o risco de perder a taxa de juros ou o risco de travar na taxa 4,25% e voltar aos cenários de anos atrás.
Por isso muito cuidado com os seus investimentos e com aqueles que você vai recomendar!
Deixe um comentário