Carreira

Faculdade ou Curso Técnico

  • 3 minutos
  • 3
  • sem comentários.

2 meses atrás

POR: Kleber Stumpf

Faculdade ou Curso Técnico

Faculdade ou curso técnico? Essa é uma grande dúvida de todos os jovens que estão finalizando o ensino médio.

Muitos de vocês estão se perguntando o que vale mais a pena não é mesmo?

A resposta assim como em investimentos é depende. Afinal de contas, tanto um curso técnico quanto uma faculdade possuem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo:

  • Valor do curso;
  • Tempo de duração;
  • Aulas explicativas vs Aulas práticas;

Mas e então, quais são as diferenças das aulas em um curso de nível superior e em um curso de nível técnico?

Faculdade

Na faculdade há uma quantidade maior de disciplinas que você precisa cursar, e também um enfoque mais teórico. Isso acontece porque os cursos de graduação são de longa duração, desta foram há mais tempo para desenvolver pesquisas e abordar sobre assuntos conceituais.

Faculdade ou curso Técnico
Faculdade ou curso Técnico

Os cursos de nível superior também focam em disciplinas relacionadas (sem aplicação direta), algo que não ocorre muito em cursos técnicos. Veja algumas destas disciplinas:

  • Ética;
  • Legislação Trabalhista;
  • Leitura e escrita universitária;
  • Epistemologia;

Via de regra, são disciplinas que não possuem relação direta com muitas das áreas de graduação escolhidas, mas não deixam de ser importantes.

A faculdade também possui um peso maior no seu currículo, além de que você pode fazer uma especialização ou mestrado depois.

Curso Técnico

O curso técnico tem a característica de ser mais prático e ir direto ao problema, sem muitos rodeios.

Normalmente o curso técnico prepara o aluno para trabalhar no mercado de trabalho atual, focando nas necessidades e no dia a dia das empresas.

Outro fato importante é que o curso técnico possui uma duração bem menor do que uma graduação.

A maioria dos cursos técnicos tem normalmente de 1.000 a 1.200 horas. O que torna necessário focar nas questões fundamentais, deixando de lado alguns conteúdos teóricos e pesquisas.

Há também o fato de alguns cursos técnicos terem um currículo muito específico, como por exemplo o curso técnico em produção de WebSites do Senac.

Uma das vantagens deste curso em específico, é que não há similares em cursos superiores. Isso acontece com uma grande variedade de cursos técnicos, o que os torna uma boa alternativa porque oferecerem esse diferencial da exclusividade.

Fazendo a escolha

Independente de qual seja sua escolha, é importante avaliar muito bem, seja o curso técnico ou faculdade.

Uma dica importante é que para os jovens que desejam entrar logo no mercado de trabalho o curso técnico é a melhor solução.

Uma dica que pode ser útil para você, é primeiro fazer um curso técnico para entrar no mercado de trabalho e depois procurar por um curso superior completo para adquirir mais conhecimento.

Cursos Tecnólogos

Outra opção interessante que você pode considerar, são os cursos superiores Tecnólogos. Estes cursos tem uma duração média de 2 anos, e são considerados pelo MEC (Ministério da Educação) como um curso superior. Ou seja, com a graduação em um curso tecnólogo você pode fazer um mestrado ou doutorado.

Os cursos tecnólogos tem características de cursos técnicos mas são faculdades. A procura por este tipo de educação é cada vez maior e você não deve ignorar esta alternativa.

Na mesma categoria, há também os cursos a distância. Estas faculdades possuem o mesmo conteúdo de uma faculdade presencial com a facilidade de estudar de qualquer lugar. Mas isso ja é assunto para outro artigo…

Espero que o este artigo tenha lhe sido útil. Quaisquer outras dúvidas, fique a vontade para deixar nos comentários abaixo ou enviar para meu e-mail que terei prazer em lhe responder.

Meu sonho que é levar mostrar o caminho do sucesso a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Receba um infográfico exclusivo para ALAVANCAR seus investimentos!!

x