O que são ATMs?
ATM é a abreviação para Automated Teller Machine. No Brasil, porém, essa máquina recebe o nome de caixa eletrônico — aquele disponibilizado pelos bancos, com funções de saque, depósito e consulta de saldo, por exemplo.
Os ATMs desempenham um papel fundamental na facilitação do acesso aos serviços bancários, já que tornam as operações financeiras mais convenientes e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Embora os smartphones consigam hoje, por meio do internet banking, oferecer aos clientes dos bancos a maioria dos serviços que antigamente só eram possíveis em caixas eletrônicos, essas máquinas seguem acessíveis em agências bancárias, lojas e aeroportos.
Qual é a história dos ATMs?
Da forma como os conhecemos hoje, os caixas eletrônicos tiveram as suas primeiras aparições em 1967, em Londres, na Inglaterra. Logo, a máquina se tornou cada vez mais popular, espalhando-se não somente pela Europa, mas pelo resto do mundo também.
No Brasil, acredita-se que o primeiro ATM surgiu em 1983. À época, a novidade ficou a cargo do Banco Itaú em Campinas, no interior de São Paulo. Um marco importante de sua história aconteceu em 1999, quando os ATMs brasileiros passaram a incluir instruções em voz, melhorando a inclusão social para deficientes visuais.
Qual é a função de um ATM?
Por mais que tenhamos a certeza de que você já usou muitos ATMs, ou caixas eletrônicos, na sua vida, vamos recapitular algumas de suas funções principais, já que elas seguem disponíveis para uso das pessoas:
- Saques e depósitos: o principal objetivo de um ATM é permitir que os clientes de um banco realizem saques de dinheiro de suas contas bancárias, proporcionando o acesso imediato a fundos em formato de notas físicas. Além disso, os caixas também aceitam depósitos, onde o público pode inserir dinheiro ou cheques diretamente na máquina, que são creditados em suas contas.
- Transferências bancárias: os ATMs também servem para facilitar transferências de dinheiro entre diferentes contas bancárias. Assim, os clientes podem usar essas máquinas para enviar recursos entre suas próprias contas ou para contas de terceiros, seja dentro do mesmo banco ou não.
- Cheques: alguns ATMs permitem que os clientes depositem cheques diretamente na máquina, que verifica a autenticidade do cheque e o valor correspondente. Além disso, os caixas podem oferecer a opção de imprimir imagens digitalizadas dos cheques depositados nos comprovantes de transação.
- Outros serviços: além destas funções básicas, os ATMs também podem oferecer uma variedade de outros serviços, como consulta de saldo e extrato e pagamento de contas, a depender das configurações da máquina e das diretrizes do banco em questão.
Como funciona um ATM?
Um ATM funciona de maneira semelhante em todo o mundo. Para usá-lo, você insere um cartão de crédito ou débito com chip e usa um teclado para realizar operações como saques e consultas. Alguns caixas eletrônicos também se valem da biometria — como impressões digitais — para autenticação e acesso aos serviços.
Essas máquinas podem cobrar taxas de uso, principalmente quando o usuário não é cliente do banco responsável pelo ATM. Esses valores variam e podem ser mais altos em equipamentos independentes.
Por mais que eles já não sejam tão utilizados quanto antes, ainda são encontrados em bancos, aeroportos, shoppings e postos de gasolina.
Como fazer saque no ATM?
O passo a passo para realizar um saque em um ATM é este:
- Insira seu cartão bancário no espaço apropriado com o chip voltado para cima;
- Digite a sua senha usando o teclado numérico ou o touchscreen da máquina;
- Selecione a opção de saque no menu exibido na tela;
- Escolha o valor desejado para o saque;
- Aguarde o ATM processar a transação e, em seguida, ele dispensará o dinheiro solicitado.
- Retire o dinheiro e o recibo, se desejado.
Após concluir, não se esqueça de retirar o seu cartão e aguardar a máquina processar completamente a transação antes de sair.