O que é um empreendimento?

Quando um ou mais indivíduos criam ou adquirem um negócio próprio em vez de trabalharem para outrem, então, temos um empreendimento

Assim, desenvolver um empreendimento é uma forma de aproveitar oportunidades do mercado, explorar a própria criatividade e trabalhar em prol da inovação e do dinamismo.

Quais são os tipos de empreendimento?

Um empreendimento pode diferir de outros de acordo com seus objetivos, mercado de atuação e ideais. Por consequência, há vários tipos possíveis e os principais são:

  • Empreendimento digital: são os negócios que surgem na internet. É uma vertente que tem se tornado cada vez mais popular e consiste no uso de recursos online (redes sociais, sites e blogs) para educar e captar clientes, bem como vender produtos e serviços;
  • Empreendimento social: estes têm como objetivo primordial a busca por melhoria na sociedade. Assim, temos empreendimentos cujo intuito é combater a educação precária, a fome e a exclusão de minorias;
  • Empreendimento corporativo: volta-se para a inovação e operação de mudanças em uma empresa que já existe;
  • Empreendimento coletivo: significa a união de vários empreendedores em prol do desenvolvimento de uma empresa ou ideia em comum.

Como investir em empreendimentos?

Investir em um empreendimento é uma forma de fomentar o desenvolvimento de empresas sem necessariamente precisar criá-las.

A forma mais comum de aplicar recursos em empresas recém-criadas é a aquisição de ativos. Dessa forma, a companhia pode utilizar essa quantia para se expandir e se aprimorar. No mercado de ações, por exemplo, é possível investir em empreendimentos diversos.

Outra opção são os fundos de investimento. Estas são aplicações de renda variável, na qual se adquire ativos que podem ser divididos por setor, indicadores ou estratégias. Por fim, temos o exemplo do investidor-anjo. Aqui temos uma pessoa física ou jurídica que injeta capital em pequenas empresas e startups com potencial para crescer. Em troca, passa a participar das ações da empresa.


Esse conteúdo cai na prova da CFG Anbima

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!