O que é um fundo cetipado?

Um fundo cetipado é aquele que se negocia fora do pregão da Bolsa de Valores, no chamado ambiente Cetip — também conhecido por mercado de balcão.

Esta dinâmica serve para proteger o investidor contra oscilações do mercado financeiro, especialmente em momentos de instabilidade. Nesse caso, afinal, ações e fundos imobiliários, por exemplo, costumam ser bastante afetados.

Ao mesmo tempo em que o fundo cetipado apresenta menos volatilidade, é importante saber que a liquidez também é menor.

O que é a CETIP?

A CETIP é a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Tìtulos Privados. É, então, um sistema onde se registram, guardam e liquidam ativos, especialmente os de renda fixa, com o objetivo de garantir que a operação de compra e venda destes produtos seja efetuada de forma segura.

Na prática, acontece o seguinte: quando um investidor compra um ativo, este não é mantido nem por este comprador, nem pela corretora. Fica, na verdade, sob a custódia da CETIP, que exerce o papel de intermediadora operacional.

O que é cetipado?

A palavra “cetipado” deriva de CETIP. Ou seja, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Tìtulos

Se um ativo está cetipado, portanto, significa que a operação de compra e venda foi devidamente registrada e liquidada pela empresa em questão. 

A CETIP, aliás, é parte da B3 e tem esse sistema regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia responsável por estabelecer normas e supervisionar todo o Sistema Financeiro Nacional.

O que é custodiado na CETIP?

Na CETIP, a custódia é realizada principalmente com títulos de renda fixa. Os ativos mais custodiados pelo sistema são:

  • Certificados Financeiros do Tesouro.
  • CDBs;
  • RDBs;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito Agrícola (LCA);
  • Letras Hipotecárias;
  • Debêntures;
  • Títulos Estaduais e Municipais.

Para ativos de renda variável, porém — como acontece com as ações —, a custódia ainda existe. Contudo, esta tarefa já não cabe mais à CETIP, mas sim à própria Bolsa de Valores.

Quais as vantagens de um fundo cetipado?

Um fundo cetipado, negociado no mercado de balcão e que conta com a atuação da CETIP, apresenta essas vantagens:

  • Cotação mais atrativa;
  • Operacionalização ágil;
  • Proteção contra oscilações do mercado;
  • Isenção de taxas de intermediação.

Ao mesmo tempo, algumas desvantagens também marcam presença, como acontece com a falta de liquidez. Além disso, do ponto de vista da marcação a mercado (atualização diária no preço dos ativos), obter condições favoráveis para adquirir um fundo cetipado pode ser uma tarefa mais complicada.

Qual é a importância de um ativo cetipado?

Se um ativo está cetipado, então ele está seguro. Em outras palavras, significa que a CETIP já operacionalizou a transação e o papel está sob a sua custódia.

A importância desse sistema, aliás, vai além dos investimentos. Para transações realizadas via DOC ou TED, por exemplo, o registro também fica a cargo da Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos.


Esse conteúdo cai na prova da CFG Anbima

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!