O que são lucros acumulados?

Os lucros acumulados são os ganhos líquidos de uma empresa em determinado período. Seu valor deve descontar os dividendos aos acionistas.

Este conceito também é conhecido por Patrimônio Líquido (PL) e consiste em uma reserva financeira cuja finalidade é o reinvestimento de recursos em suas atividades. Se o saldo de lucros acumulados de uma organização for alto, então é um indicador de que esta possui boa saúde financeira.

Qual a importância dos lucros acumulados?

Apesar de ser um tipo de lucro, esse montante não deve permanecer parado. Por mais que o destino deste valor dependa do planejamento financeiro de uma empresa, as aplicações mais frequentes e recomendadas são:

  • Constituição de reservas de lucro;
  • Composição de dividendos a serem pagos;
  • Aumento do capital da empresa;
  • Compensação de prejuízos anteriores;
  • Recompra de ações.

Como funciona a Distribuição dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)?

A Distribuição dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é um relatório contábil obrigatório, cujo objetivo é apresentar a aplicação desses valores. Essa é, inclusive, mais uma razão pela qual as empresas necessitam de um planejamento financeiro sólido para avaliar o emprego desses recursos. Neste documento, é preciso constar detalhes sobre a situação patrimonial da organização e sobre sua performance com o passar do tempo.

Ainda sob amparo legal (art. 202 da Lei das Sociedades Anônimas), o saldo dos lucros acumulados deve constar como “zerado” ou “devedor”. Isso se deve ao fato de que este valor tem destinos específicos, como a distribuição de dividendos. No caso de o resultado ser um prejuízo, então o valor deve ser descontado das reservas, já que é uma espécie de dívida a ser paga.

Qual a relação entre os lucros acumulados e as Sociedades Anônimas?

Como já mencionado, há uma lei que rege os lucros acumulados: a Lei das Sociedades Anônimas (nº 6.404, de 1976). Esta, por sua vez, estipula às sociedades por ações que o valor desses lucros deve ser devedor, ou igual a zero. Para empresas de pequeno porte, não há essa restrição.

Isso não significa que uma empresa não possa dispor de lucros. O que a Lei prevê é que esse recurso seja utilizado no pagamento de dividendos ou na composição de suas reservas. O artigo 193 desta mesma Lei, por exemplo, que 5% do lucro líquido constitua essa dita reserva, a fim de preservar seu capital social.

Lucros acumulados são ativos ou passivos?

Os lucros acumulados são passivos. Assim, é dessa forma que eles devem ser apresentados no balanço patrimonial de uma empresa. 

Como esse valor resulta de suas operações e deve ser reinvestido em suas próprias atividades, esta é a classificação correta a ser escolhida.

Como se calcula os lucros acumulados?

A fórmula para obter os lucros acumulados de uma empresa é a seguinte:

Lucros acumulados = lucro acumulado do período anterior + lucro líquido do período – dividendos distribuídos – reservas de lucro

Como este cálculo envolve muitas informações sobre a saúde financeira de uma empresa, é fundamental que esta mantenha seus relatórios contábeis em dia, para que o resultado seja preciso.


Esse conteúdo cai nas provas da Apimec e da Planejar

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!