O que é taxa de juros equivalente?

A taxa de juros equivalente é uma fórmula financeira usada para equiparar o valor das taxas de juros utilizadas em períodos distintos, permitindo que se façam comparações entre elas.

Ela pode ser aplicada, por exemplo, em situações de longo prazo onde se há conhecimento da taxa mensal de juros, de modo a estabelecer o valor da taxa anual ou dos juros acumulados no período. Ou seja, esse cálculo permite mensurar o quanto uma taxa de juros compostos anual representa mensalmente e vice-versa.

Qual exemplo de taxa de juros equivalente?

Um exemplo bastante comum são as diferenças temporais de taxas em orçamentos de empréstimo ou financiamento. Alguns contratos, por exemplo, podem cobrar taxas de juros anuais, enquanto outros uma taxa mensal ou semestral, dificultando o comparativo.

A aplicação da fórmula equivalente neste cenário traz todas as taxas para uma mesma unidade de tempo, permitindo a equiparação e, por conseguinte, auxiliando na tomada de decisão.

Qual a diferença entre taxa efetiva e a taxa equivalente?

A taxa equivalente é utilizada para equiparar valores de taxas de juros cobrados em períodos distintos. 

A taxa de juros efetiva, por sua vez, é usada como uma taxa de juros de referência para distintos períodos de capitalização. 

Como funcionam as taxas equivalentes?

As taxas equivalentes permitem a comparação entre diferentes taxas de juros de mercado, permitindo fazer correspondências entre valores mensais e anuais, por exemplo.

Não é raro que pessoas se valham de uma multiplicação simples para suas comparações, o que, na prática, resulta em erros de cálculos. Uma taxa mensal de 2% ao mês, por exemplo, não corresponde a uma taxa de 24% ao ano.

Por isso, para equivaler as taxas, é preciso considerar os juros cumulativos ou compostos, afinal, esse tipo de valor tende a crescer de forma exponencial ao longo do tempo.

Como calcular taxa de juros equivalente?

A fórmula da taxa de juros equivalentes é:

1 + ia = (1 + ip)^n

Onde:

  • ia: taxa anual;
  • ip: taxa período;
  • n: tempo decorrido.

Agora imagine que você tenha que optar entre um financiamento com taxa de juros anual de 25% e um com taxa de juros compostos mensal de 2%.

Para tomar sua decisão, basta se valer da fórmula de juros equivalentes para equiparar os valores e descobrir qual a taxa de juros anual que corresponde a taxa de 2% por mês:

2% = 2/100 = 0,02

1 + ia = (1 + 0,02)^12

1 + ia = 1,02^12

1 + ia = 1,2682

ia = 1,2682 – 1

ia = 0,2682

ia = 26,82%

Nesse cenário, portanto, valendo-se da fórmula da taxa de juros equivalente, é possível determinar que uma taxa de juros compostos de 2% ao mês é igual a uma taxa de juros de 26,82% ao ano. Portanto, o financiamento com taxa anual de 25% seria um melhor negócio.


Esse conteúdo cai nas provas da Anbima, da Ancord, da Apimec e da Planejar

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!