Home Certificações Financeiras Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro

Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro

467
0
Compartilhar
Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro
Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro

Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro

Em agosto de 2015 a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) lançou uma pesquisa para medir o Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro dos brasileiros. Além de dados diversos a pesquisa constatou que o conhecimento do Brasileiro sobre matemática básica e a organização financeira é mediana.

Em contrapartida o assunto não vai nada bem quando falamos sobre investimentos, o brasileiro tem um conhecimento irrisório do mercado financeiro e principalmente quando se trata de fundos de investimentos e Bolsa de Valores. Outra grave constatação realizada é que o brasileiro costuma se informar sobre estes assuntos com parentes e conhecidos ao invés de conversar com um profissional da área.

Pesquisa CVM Conhecimento Mercado Financeiro

                A pesquisa foi realizada em nas 15 maiores regiões metropolitanas brasileiras com um público potencial para investimento em bolsa de valores. Foram entrevistadas 2.000 pessoas e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais, ou para menos.

Veja os principais tópicos da pesquisa:

Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro
Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro
  • Grau de Planejamento Financeiro
    • 47% dos entrevistados apresenta médio grau de planejamento financeiro;
    • 30% dos entrevistados apresenta baixo grau de planejamento financeiro;
    • Apenas 23% dos entrevistados possui um alto grau de planejamento financeiro;
  • Curiosidades sobre a renda familiar:
    • Menos de 40% dos entrevistados possui uma planilha de gastos mensais;
    • 55% da população brasileira não tem excedentes de renda mensal;
    • Pouco mais de 30% guardam recursos com planejamento para aquisição de um bem ou aposentadoria;
  • Conhecimentos matemáticos:
    • Dos entrevistados, 63% consideram possuir bom conhecimento matemático;
    • 22% consideram que seu conhecimento matemático é inferior as suas necessidades;
    • Apenas 15% consideram possuir elevado conhecimento matemático;
  • Quanto a busca de informações financeiras:
    • 48% dos entrevistados buscam este tipo de informações com parentes e amigos;
    • 37% dos entrevistados já possuem o hábito de procurar sobre finanças na internet;
    • Apenas 15% ainda informam-se através da televisão, rádio e jornal;

Estes dados podem ser assustadores quando verificamos que mais de um quarto dos entrevistados não sabe o quanto paga de juros em seus empréstimos e financiamentos.

GRAU DE CONHECIMENTO DO MERCADO FINANCEIRO

                Como pudemos perceber com alguns dos resultados da pesquisa acima, o Grau de Conhecimento do Mercado Financeiro do brasileiro é baixo. Isso acarreta em um grau de conhecimento em investimentos ainda menor. A grande parte da população ainda concentra seus investimentos na Caderneta de Poupança e não tem conhecimentos sobre a importância da diversificação dos investimentos.

                Quando falamos em produtos de investimento a pesquisa constatou que mais de 90% dos entrevistados possui conta corrente em banco ou conta poupança. O segundo investimento mais conhecido, é o investimento em imóveis. Mas ainda assim apenas 43% afirmaram conhecer esta modalidade. Quanto aos demais tipos de investimento, os índices ficam abaixo de 40%.

                A caderneta de poupança é tão popular que 44,4% dos entrevistados investe ou já investiu na caderneta de poupança. Quando falamos de outros tipos de investimentos como CDB, Ações, Fundos de Investimento, Fundos Imobiliários ou mesmo Tesouro Direto menos de 5% já investiu em uma destas modalidades.

                Confirmando o resultado da grande maioria das API (Análise de Perfil do Investidor) realizado por instituições financeiras filiadas a ANBIMA o perfil de investimento da maioria dos brasileiros é o conservador. O brasileiro possui tanta aversão ao risco que 37% dos entrevistados mantei o dinheiro parado em conta corrente por medo de sofrer perdas.

                Mais da metade dos brasileiros preferem investimentos com menor rentabilidade mas que ofereçam o menor risco possível. Entre todos os 2.000 entrevistados menos de 600 entrevistados apresentaram algum interesse em investimentos em bolsa de valores.

                Mas e você? Qual o seu real conhecimento do mercado financeiro? Já tinha ouvido falar em todos os tipos de investimentos citados acima? Já investiu em algum deles?

Caso o conteúdo sobre GRAU DE CONHECIMENTO DO MERCADO FINANCEIRO não tenha ficado claro, fique a vontade para deixar sua dúvida nos comentários e iremos responder o mais breve possível. Se este artigo e a vídeo aula lhe foi útil, não deixe de compartilhá-lo e clicar em gostei, esta atitude simples é de extrema importância para que possamos continuar desenvolvendo nosso trabalho de educação financeira gratuita e melhorando nosso conteúdo a cada dia.

Precisando passar na CPA10 ou na CPA20?

Inscreva-se e receba um infográfico exclusivo com 8 dicas para passar na ANBIMA!

Deixar uma resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.