Finanças e Investimentos

Importância das Metas no Planejamento Financeiro

  • 4 minutos
  • 0 views
  • sem comentários.

2 semanas atrás

POR: Kleber Stumpf

Importância das Metas no Planejamento Financeiro

Se você está realizando um planejamento financeiro pessoal com certeza sabe a importância das metas no planejamento financeiro.

Afinal de contas, ter objetivos bem definidos é algo de suma importância para seu planejamento seja eficiente. Possuir metas e objetivos claros, tanto para sua carreira quanto para suas realizações pessoais são imprescindíveis para um bom planejamento.

É claro que tudo na vida tem um custo, e para realizar seus objetivos será necessário fazer alguns sacrifícios (como abrir mão de alguns hábitos de consumo para realizar investimentos) e muita disciplina.

Importância das Metas no Planejamento Financeiro
Importância das Metas no Planejamento Financeiro

Para aumentar a eficiência dos seus objetivos de vida, você deve dividi-los em diversas etapas de curto e médio prazo.

Funciona como uma espécie de reação em cadeia. Os objetivos de curto prazo fazem parte e auxiliam alcançar as metas de médio prazo e, os objetivos de médio prazo por sua vez são uma etapa dos Objetivos de Vida (longo prazo) e vão auxiliar você a conquistá-los.

Mas o que são objetivos de curto médio e longo prazo?

Bom, as metas de curto prazo normalmente são aquelas que estão relacionadas com atitudes que podemos aplicar no nosso dia a dia. Este tipo de meta pode ser semanal ou até alguns meses. O importante é lembrar que estas pequenas metas de curto prazo devem ser um pequeno passo para você alcançar seu objetivo de médio prazo.

Lembre-se de que os objetivos de longo prazo não chegaram muito longe se não cumprimos nossas metas de curto prazo e assim por diante.

Veja alguns exemplos de metas de curto prazo:

  • Abrir uma conta em uma corretora de valores;
  • Poupar R$5,00 por dia;
  • Trabalhar 2 horas por dia em uma fonte de renda extra;
  • Estudar para uma certificação/especialização;
  • Ler livros de finanças pessoais;
  • Pesquisar novos investimentos;

Como poupar para os projetos de curto prazo?

Para poupar para os objetivos de curto prazo o mais importante é a disciplina e a força de vontade. Nesta etapa, muitas vezes o segredo é deixar de tomar aquele cafezinho a mais ou não cair na tentação de comprar na liquidação só porque estava barato.

Objetivos financeiros de prazo médio

Os estabelecimentos de objetivos financeiros de médio prazo seguem o mesmo raciocínio. Estes objetivos devem ser construídos a partir das de curto prazo e devem ser pequenos passos para o cumprimento de um objetivo de vida.

Importância das Metas no Planejamento FinanceiroComo diz o nome, este tipo de objetivo tem um prazo de tempo maior, você pode trabalhar com espaços de tempo entre um bimestre um semestre ou até três anos. Nesta etapa, o cumprimento pode se prolongar por vários anos. Mas lembre-se que sua característica mais importante é ser um pequeno passo para cumprir a meta de longo prazo.

Veja alguns exemplos de metas de médio prazo:

  • Poupar XX reais no Tesouro Direto para comprar um carro novo;
  • Obter a especialização profissional;
  • Descobrir uma nova forma de investimento;
  • Comprar um imóvel para os filhos;
  • Abrir a própria empresa;

Como cumprir as metas de médio prazo

Para os objetivos de médio prazo, além de reservar uma quantia todo mês você deve aproveitar seus ganhos eventuais. Alguns exemplos são a participação em lucros, a restituição do IR ou algum trabalho freelancer que você venha a fazer. Independentemente de você estar em uma posição de trabalho estável, é sempre importante ter mais de uma fonte de renda.

Além de diminuir o risco de você ir a falência casa algo ocorra com sua fonte de renda, também pode ser um bom impulso de dinheiro para ajudar você a cumprir seus objetivos de médio prazo.

Metas de longo prazo

Aqui ficam nossos grandes sonhos. A nossa grande realização pessoal. É a velha pergunta: Onde você gostaria de estar daqui a dez anos?

Exemplos de metas de longo prazo:

  • Fazer uma viagem para o exterior conhecer aquele lugar tão sonhado;
  • Comprar um carro importado;
  • Viver de renda;
  • Comprar uma casa de campo ou praia;

 

Esta única forma de alçar seus sonhos

A única forma de alcançar um sonho é definir uma estratégia de como chegar lá. É nisso que consiste as metas temporais (curto, médio e longo prazo). Todos nossos objetivos intermediários devem ser planejados de forma a alcançar o grande sonho.

Como Einstein já dizia, os juros compostos são a maior invenção da humanidade, neste caso quanto mais cedo você começar a investir seu dinheiro de acordo com seu perfil de investidor e de forma inteligente mais fácil será atingir o grande sonho.

Ok. Já sei tudo sobre importância das metas no planejamento financeiro, mas qual o primeiro passo?

1) Avaliar seu estado atual. Veja o que está funcionando direito, como está sua vida e suas finanças atualmente. Procure por erros e veja o que pode ser consertado.

2) Elabore alternativas. Para iniciar você pode traçar três objetivos diferentes. Peça ajuda para seus familiares qual possui melhor custo/benefício para sua família.

3) Defina prioridades e construa confiança nas pequenas ações. É comum ter iniciativas diferentes indo as vezes até mesmo em direções opostas, como isso não é muito inteligente devemos escolher as mais importantes de modo que não haja contradição. Para escolher é preciso entender que muitas ideias gastam energia e não foco.

E ai? Pronto para definir suas metas?

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Receba um infográfico exclusivo para ALAVANCAR seus investimentos!!

x