Finanças e Investimentos

Independência Financeira

  • 5 minutos
  • 22
  • sem comentários.

1 ano atrás

POR: Kleber Stumpf

Algum tempo atrás a corretora de valores que utilizo mudou de nome e, para divulgação de sua nova marca utilizaram uma campanha chamada: “O que é ser rico? ”. Nesta campanha foram entrevistados diversos clientes da corretora e os mais variados especialistas financeiros. A definição de riqueza é diferente para cada pessoa, mas na maioria das respostas era possível perceber que a riqueza passava pela independência financeira. Ser rico, é um sonho de todos.

Mas, e qual é o seu maior sonho? Se você está lendo este artigo a “Independência Financeira” muito provavelmente está entre seus maiores sonhos.  Metas e sonhos são os motivadores para atingirmos nossos objetivos, e quanto maior o sonho, maior a satisfação ao realiza-lo.

A tão falada independência financeira é uma espécie de nova aposentadoria pois através dela é possível adquirir a tão sonhada liberdade. Quando se falava em aposentadoria, os Brasileiros mais antigos logo pensavam na Previdência Social e faziam cálculos para ver quanto tempo ainda faltava para a tão sonhada aposentadoria. O que estes brasileiros não esperavam é que ao passar dos anos o valor da sua aposentadoria perderia o valor de compra drasticamente.

Além disso, cálculos do próprio Governo Federal estimam que o rombo do INSS deva chegar a R$ 170 BILHÕES de reais até o final do ano de 2016. Esta nova realidade inviabiliza o antigo conceito de aposentadoria, o qual vem sendo substituído pelo conceito de independência financeira. Se você não for herdeiro de um grande patrimônio ou ganhador da loteria, você precisará buscar a liberdade financeira com méritos próprios além de contribuir para a previdência social.

Qual o caminho para Independência Financeira?

Se você é um leitor assíduo de finanças logo irá perceber que os escritores sobre finanças apresentam diversas fórmulas para chegar a liberdade financeira, mas todos possuem o mesmo conceito. Os termos mais utilizados para nomear este conceito são Renda Passiva ou Renda Residual. De forma simples, podemos afirmar que a renda passiva é um dinheiro novo que você recebe sem gastar tempo significativo para recebe-lo. É uma espécie de sistema que irá gerar uma renda vitalícia.

Esta renda passiva pode ser adquirida das mais variadas e criativas formas. Sem sombra de dúvidas a forma mais difundida é a aquisição de imóveis para futura locação. Um imóvel adquirido com inteligência para esta finalidade, irá lhe gerar uma renda residual para o restante da vida sem um significativo gasto de tempo. Outras duas formas muito comuns são os investimentos em ações boas pagadoras de dividendos ou abertura de uma franquia. Estes pequenos empreendimentos podem ser gerenciados apenas pelos funcionários e o proprietário do capital recebe dividendos isentos de imposto de renda.

As soluções acima não são nenhuma novidade. Porém nos últimos anos com o advento da internet uma série de formas de se adquirir renda passiva tornou-se acessível ao grande público. Veja abaixo duas formas de obtenção de renda passiva revolucionárias.

Fundos de Investimento imobiliário:

O Fundo de Investimento Imobiliário é um produto financeiro que torna possível o pequeno investidor ter acesso ao mercado imobiliário. O investimento em um pequeno kitinet para locação pode ser inviável a um pequeno investidor devido as altas entradas cobradas pelas incorporadoras. Porém, através de um Fundo Imobiliário é possível investir em imóveis para locação a partir de R$15,00.

Produção de Conteúdo Intelectual:

Antes da revolução da internet não era possível vender produtos digitais. A criação de um infoproduto proveniente da sua capacidade intelectual é uma ótima forma de adquirir uma renda passiva. Os infoprodutos mais comuns são os E-books (livros digitais), Cursos Digitais (vendidos através de sites como o Hotmart), Blogs, Sites, Aplicativos para Smartphones, Softwares, Canal no YouTube, enfim… uma infinidade de oportunidades.

O milagre dos Juros Compostos

Nos juros compostos, há incidência de juros sobre juros. De acordo com um dos maiores cientistas da humanidade, Albert Einstein “Os juros compostos são a maior invenção da humanidade”. Com a incidência de juros sobre juros o seu capital irá crescer de forma exponencial. Esta é a única forma através da qual você irá se tornar rico ou financeiramente independente.

Uma interpretação semelhante é realizada por Keith Smith, célebre empreendedor e palestrante americano, onde afirma que “ As pessoas muito ricas fazem com que o seu dinheiro trabalhe para elas. A classe média trabalha muito para ganhar dinheiro”. A grande parte da classe média, mesmo após buscar auxílio em livros de finanças pessoais não compreende a importância da renda passiva.

Da mesma forma que os juros compostos, a renda passiva nos permite a aplicação da escalabilidade. Com a renda ativa (proveniente de nosso trabalho) a escalabilidade não é aplicável. O valor da sua hora de trabalho tem um limite, assim como a quantidade de horas possíveis a serem trabalhadas. Na renda passiva não há por exemplo um limite de imóveis a serem adquiridos ou um número máximo de cursos digitais que você possa produzir.

Invista em Você

Independência FinanceiraVocê é a parte mais importante na geração de renda passiva. Em um primeiro momento, é importante que você realize investimentos em você mesmo para melhorar a relação do valor ganho por hora. Invista em conhecimentos não só de sua área, mas assuntos relacionados. Se você é o diretor de marketing de uma empresa, dedique-se a aprender um pouco sobre finanças, programação, administração. Estes conhecimentos atrelados podem lhe ser muito úteis no momento de abrir uma franquia por exemplo.

Não deixe a aparente segurança tomar conta. Mesmo que você esteja em uma ótima posição na sua empresa ou ocupe um cargo público imprevistos podem ocorrer. No ano de 2015 e 2015 os funcionários públicos do Estado do Rio Grande do Sul estão com seus salários parcelados e vários meses em atraso. Você estaria preparado para uma situação destas?

[button color=”” size=”” type=”square” target=”” link=””]“Acredito que esse ano o ganho real deva ser ainda maior ,e que a inflação recue no final de 2017/início de 2018”[/button]

Algumas pessoas são mais empreendedoras e adeptas ao risco que outras. Para cada tipo de pessoa é possível encontrar formas de renda residual mais adequadas. Para os mais empreendedores a abertura de franquias pode ser uma ótima pedida. Já para os mais conservadores e menos adeptos a assumir riscos não. Uma sugestão interessante para os menos adeptos a risco é a criação de um curso virtual para ser vendido em algum portal ou mesmo escrever um livro.

Tempo é dinheiro

Esta máxima é muito valiosa para aqueles que buscam a independência financeira. Na renda passiva a alocação de trabalho é realizada apenas uma vez, sendo necessário em algumas hipóteses um pequeno custo de tempo para manutenção.  Quanto mais cedo você iniciar os projetos para lhe gerar renda passiva, melhores serão os seus resultados. Isso ocorre pois haverá mais tempo para que você aproveite os efeitos dos juros compostos.

 Caso o conteúdo sobre Independência Financeira não tenha ficado claro, fique a vontade para deixar sua dúvida nos comentários e iremos responder o mais breve possível. Se este artigo e a vídeo aula lhe foi útil, não deixe de compartilhá-lo e clicar em gostei, esta atitude simples é de extrema importância para que possamos continuar desenvolvendo nosso trabalho de educação financeira gratuita e melhorando nosso conteúdo a cada dia.

Deixe seu comentário.

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Simple Share Buttons

Receba um E-BOOK EXCLUSIVO com 9 passos para alcançar o SUCESSO FINANCEIRO!

x