O índice de referência também conhecido como BenchMark é muito utilizado nos investimentos, e apesar disso muitos investidores ainda não tem uma compreensão clara de seu significado.

E sim, é mais um dos termos de inglês que estão presentes nas certificações.

Mas, o que é Benchmark?

Ele é nada mais que um índice de referência. E sabemos que o Mercado Financeiro sempre busca uma referência para analisar o desempenho de um determinado produto de investimento.

Logo, teremos a rentabilidade que chamamos de Rentabilidade Relativa. E para fazer essa relação de alguma coisa, é justamente feito o Benchmark.

Existem benchmarks para qualquer coisa de investimentos, inclusive produtos de Renda Fixa e outros para Renda Variável. Dentre outros mais.

Benchmark – Renda Fixa

Os principais índices de Renda Fixa são:

  • Taxa DI, ou conhecida no mercado como Taxa CDI
  • Taxa SELIC
  • Taxa PTAX
  • Taxa IPCA
  • Taxa IGP-M

Benchmark – Renda Variável

  • Índice IBOVESPA
  • Índice Brasil 100 (IBrX 100)
  • Índice Brasil 50 (IBrX 50)
  • IFIX
  • E outros

IBOVESPA

Claro que todos os índices são muito importantes para o desenvolvimento econômico. Mas, para a sua prova, eu acredito que seja essencial você compreender um pouco mais o IBOVESPA.

Lembre que a IBOVESPA não existe mais, hoje ela é a B3 – Brasil, Bolsa e Balcão. Porém, o índice continua sendo IBOVESPA.

Ele é a média da cotação das empresas com maior volume de negociação de ações na B3. Sendo o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro.

Esse índice é o que chamamos de quantitativo. Pois, mede a quantidade de negócios. Visto que, representa 80% dos negócios da Bolsa.

E a cada quatro meses, o índice é reavaliado. Podendo haver mudanças nas empresas que o compõe, podendo aumentar ou diminuir o número de ações e até aumentar ou diminuir o percentual que as ações representa dentro deste índice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Leonardo Da Cruz João - 06/06/2017

Quando se diz que o fundo de investimento, cujas carteiras visem refletir as variações e rentabilidade de índice de referência de renda fixa, quais são os índices que devo comparar esta rentabilidade? Selic, CDI...Onde consigo a informação do indice de referencia para cada fundo de investimento?

Kleber Stumpf - 06/06/2017

Olá Leonardo, tudo bem? Isso mesmo. Para investimentos de renda fixa os BenchMarks mais comuns são o CDI, a SELIC e a IMA. Na verdade alguns fundos de investimento tem em seus prospectos a informação com simples análise comparativa. Agora, quando tratamos em fundos que são REFERENCIADOS a um Benchmark, este mesmo deve constar no nome do próprio fundo. Como por exemplo Banco XXXX Fundo de Renda Fixa CDI... Qualquer coisa fico sempre a disposição. Visite meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/topinvestbrasil?sub_confirmation=1 Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Kléber Stumpf

Eduardo Ribeiro - 20/04/2018

O que seria a Contribuição em relação ao índice de referência? Ela pode ser negativa? Abs

Kleber Stumpf - 23/04/2018

Oi Eduardo, tudo bem? Não compreendi a sua pergunta. O BenchkMark ou índice de referência é um parâmetro como a taxa SELIC, o DI ou mesmo o Ibovespa. Você se refere por exemplo a contribuição de determinada ação em relação ao Ibovespa por exemplo? ;) Qualquer coisa só me chamar. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Kléber Stumpf

Eduardo Ribeiro - 23/04/2018

Então Kleber. Em uma lâmina resumida de um tipo de investimento da CEF, consta essa informação: "Contribuição em relação ao índice de referência". Fiquei bastante confuso hehehe.

Kleber Stumpf - 24/04/2018

Oi Eduardo, realmente beeem confuso. Faz o seguinte. Manda esta lâmina para mim no atendimento@topinvest.com.br para compreender melhor o que diz na lâmina e te ajudar. ;) Qualquer coisa só me chamar. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Um abraço, Kléber Stumpf

Saullo - 16/07/2019

Excelente artigo! No entanto tenho uma dúvida e não consigo achar a sua resolução a algum tempo, espero que consiga me ajudar. Existe alguma diferença entre um indexador e um benchmark? Digo, todo benchmark é um indexador, mas nem todo indexador é um benchmark, seria isso?

Kleber Stumpf - 17/07/2019

Oi Saullo, É a mesma coisa. Só o nome em inglês e termo técnico. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf