Carreira

7 melhores livros sobre finanças pessoais

  • 5 minutos
  • 718
  • 2 comentários.

3 meses atrás

POR: Kleber Stumpf

Os 7 melhores livros sobre finanças pessoais

Você gosta de ler e quer aprender sobre finanças? Então meu caro leitor você está no lugar certo, hoje vou falar sobre os 7 melhores livros sobre finanças pessoais que já li em minha vida. E acredite, foram muitos.

Vamos a eles:

1) Pai rico e pai pobre

Pai rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki
Pai rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Jamais poderia começar a falar sobre melhores livros sobre finanças pessoais senão com o melhor livro de finanças pessoais da história.

Pai rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki apresenta uma abordagem exclusiva sobre diversos temas, como por exemplo o empreendedorismo, finanças pessoais e hábitos para gerar mais riqueza.

Neste livro, o autor apresenta um dois dos conceitos mais interessantes sobre finanças a expressão “corrida de ratos” e o que realmente é considerado um ativo para pessoas físicas.

A corrida de ratos é um ciclo vicioso que envolve melhorias no padrão de vida à medida que aumentamos os nossos ganhos. Por exemplo, um funcionário é promovido e passa a ganhar mais. Ao invés de poupar este dinheiro o funcionário acaba achando outras formas de gastar o seu dinheiro.

Em outras palavras, quanto mais eu ganho mais eu gasto. Este é um fator que torna impossível o ser humano enriquecer uma vez que o dinheiro serve apenas para manter o custo de vida que cresce cada vez mais rápido. Esta é a “corrida dos ratos”. O que torna enriquecer é mais uma questão de hábitos do que conhecimentos.

O que é proposto no livro no Pai Rico, Pai Pobre é uma rota de fuga para essa armadilha. As principais sugestões são o empreendedorismo e o investimento em ativos.

Atenção, é importante não confundir empreendedorismo com a abertura de um negócio próprio. Afinal, nesse caso o conceito se refere a um pensamento que prioriza a criação de uma renda passiva.

2) Casais inteligentes enriquecem  juntos

Casais Inteligentes Enriquecem Junros
Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Este livro é um dos grandes sucessos do autor consagrado Gustavo Cerbasi. Neste livro as finanças são abordadas de maneira original mostrando o tema sob o enfoque de um casal.

O livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos é de leitura fácil, agradável e lhe ensina a identificar perfis financeiros dos casais. Além é claro, do resultado da combinação de perfis diversos.
Este livro também aborda questões sobre como planejar as finanças em conjunto e diversos aspectos básicos sobre investimentos e economia e como um casal pode trabalhar em conjunto para ter uma vida financeira mais equilibrada.

Ele é uma boa leitura para casais que querem construir um orçamento familiar inteligente voltado para a liberdade de patrimônio.

3)  Eu vou te ensinar a ser rico

Eu vou te ensinar a ser rico
Eu vou te ensinar a ser rico

As pessoas da classe média vivem a vida de forma semelhante. Gastam tudo o que ganham para manter o padrão de vida mais elevado que poderiam, desta forma sobra pouco ou nenhum dinheiro e é comum utilizarem empréstimos de bancos com juros muito altos.

Sem conhecer as regras do jogo as famílias de classe média adquirem dívidas para pagar outras dívidas.

Com a família com a corda no pescoço surgem as questões de como e por onde começar a equilibrar as finanças? Como sair dessa situação? É necessário viver assim para sempre?

Com um texto acessível e uma abordagem nada tradicional, Ben Zruel em seu livro “Eu vou te ensinar a ser rico” vai usar a sua experiência como empresário e palestrante para ensinar ao leitor um método prático e aplicável a qualquer pessoa. Construa a sua liberdade financeira, independentemente de quanto ganha por mês!

4) O que os ricos sabem e não contam

O que os ricos sabem e não contam
O que os ricos sabem e não contam

O que os ricos sabem e não contam traz informações referentes as mentalidades daqueles que enriquecem por que buscam isso e, por isso enriquecem. Este modelo mental é comparada à aqueles que não vão atrás de seus sonhos e por isso não enriquecem e nunca irão.

A obra mostra a lógica capitalista e a criatividade a serviço do sucesso econômico e social. O livro é bem dividido em 6 partes e apresenta os aspectos básicos do sucesso com conselhos para você mudar seu modelo mental. O livro aborda questões como orientações sobre marketing pessoal, características do sistema econômico além de diversas informações para serem utilizadas no seu dia a dia.

Esta obra leva a concluir que muitos deixam de crescer pois não acreditam no seu sucesso e assumem seu fracasso. Graças a isso o texto é altamente recomendado a todos que desejam aprender a mentalidade dos que através de planejamento e coragem obtiveram êxito financeiro em um mundo cheio de desafios.

5) Quem pensa enriquece

Quem pensa enriquece
Quem pensa enriquece

Este é um dos livros com mais impacto sobre educação financeira e este clássico não podia faltar no Top 7 dos melhores livros sobre finanças pessoais.

Napoleon Hill é um autor passou mais de 20 anos estudando as pessoas mais bem sucedidas do mundo na época. Ele conviveu com pessoas como Tomas Edison e Henry Ford (entre muitos outros empresários de sucesso) para escrever seu livro Quem Pensa Enriquece.

Estudando essa infinidade de pessoas extremamente bem sucedidas, Napoleon percebeu que a maior semelhança entre essas pessoas era a sua mentalidade.

No decorrer do livro o autor explica quais são os principais modelos mentais e suas características. Neste livro o autor também fala um pouco sobre como teve surgimento o conceito de MasterMind e como aplicá-lo.

6) A nova regra do jogo

A nova regra do jogo
A nova regra do jogo

Neste livro Rafael Paschoarelli mostra várias armadilhas presentes no jogo do dinheiro e como os bancos, lojas e diversos outros estabelecimentos se aproveitam da ignorância das pessoas para aumentar seus lucros.

No livro A nova regra do Jogo Rafael relata que a grande maioria das pessoas é leiga quando o assunto é dinheiro e a principal consequência disso, é não saber se proteger de negociadores inescrupulosos.

Quem nunca caiu em alguma armadilha comercial?

Caso você queira saber mais sobre o assunto enquanto seu livro não chega, também escrevi um artigo falando sobre as principais armadilhas do consumo.

7) Os segredos da mente milionária

Os segredos da mente milionária
Os segredos da mente milionária

Para encerrar a lista dos melhores livros sobre finanças pessoais trago Os Segredos da Mente Milionária do escritor Harv Eker (milionário americano) este livro fala sobre as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação a população comum.

No inicio do livro o autor conta um pouco dos fracassos de sua história pessoal e de como tudo mudou ao substituir as suas crenças negativas quanto ao dinheiro por ideias mais positivas.

Os segredos da mente milionária traz uma série de ensinamentos sobre a mentalidade rica e o dinheiro. Um livro curto e de fácil leitura a obra vale cada centavo.

Espero que você tenha gostado dos melhores livros sobre finanças pessoais que separei para você. Se você tiver qualquer sugestão ou adição a lista, fique a vontade para deixar nos comentários abaixo ou enviar para meu e-mail que terei prazer em lhe responder.

Meu sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Deixe seu comentário.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Simple Share Buttons