Apesar de o cupom cambial ser calculado em dólar, é verdade que ele também é útil para investimentos em qualquer outro país, desde que este não seja os Estados Unidos. Nesse artigo, eu vou te explicar tudo sobre esse assunto, que não somente cai na prova, como também será bastante frequente na sua carreira. Vamos lá?

O que é cupom cambial?

O cupom cambial é um indicador financeiro, calculado em dólar, e que mostra a remuneração de um investimento feito no Brasil, ou em outro país.

Imagine um investidor que está nos Estados Unidos, por exemplo, e que aplique parte do seu dinheiro no Brasil, em reais. Seus ganhos serão, obviamente, em reais também. 

Para avaliar o rendimento real dessa aplicação, é preciso considerar esse lucro em dólar – afinal, mesmo que esta pessoa tenha lucrado muito em reais, se o dólar estiver forte, o verdadeiro ganho não será tão grande assim.

Dentro do conceito de cupom cambial, temos duas variações:

O que é cupom cambial limpo?

O cupom cambial limpo não considera os efeitos da variação cambial. Ou seja, substitui-se a PTAX (valor que representa a taxa de câmbio) e se considera apenas a taxa do dólar spot (valor atual do ativo).

O que é cupom cambial sujo?

Já o cupom cambial sujo considera a PTAX do dia anterior. Assim, a variação cambial o afeta. 

Aqui, é importante lembrar que: se utiliza a variação do preço do dólar do último dia útil antes da negociação. Contudo, a variação que acontece na data do vencimento do contrato em questão não deve ser utilizada.

Por que o cupom cambial é importante?

Primeiramente, o cupom cambial é importante para que possamos observar com mais precisão a entrada de dólares no Brasil. Além disso, também aponta se o Brasil é, no momento da negociação, um bom país para investir, ou se a melhor decisão é apostar em outros locais.

Ou seja, o cupom cambial funciona como um indicador econômico. Isto é, uma vez que auxilia investidores a determinar se um certo investimento vale o risco ou não.

Como calcular o cupom cambial?

O cálculo do cupom cambial se dá através da subtração da variação da taxa de câmbio e da taxa de depósito interbancário (DI).

Para ter um resultado mais preciso, é preciso considerar também o ganho potencial com este investimento (na moeda local) e a variação da moeda esperada no país.

Contudo, se você precisar fazer a versão mais complexa desse cálculo – que considera esses dois fatores que acabei de mencionar – então temos uma fórmula diferente para utilizar.

Fórmula do cupom cambial

A fórmula do cupom cambial é a seguinte:

Cupom = [(1 + taxa de juros local / 1 + expectativa de variação cambial) – 1] * 100

Vamos supor, por exemplo, que a taxa Selic esteja em 15% ao ano e que a expectativa do investidor seja de que o real estará 5% reduzido em comparação ao dólar. 

A fórmula, portanto, ficaria assim:

Cupom = [(1,15/1,05)-1]*100 

Cupom = 9,52%

Neste cenário, um investidor que aplique 100 dólares no Brasil receberá 9,52 dólares ao ano. Fácil, né?

Quanto maior o cupom cambial, melhor?

Sim! Quando o cupom cambial é alto, significa que os investimentos feitos no Brasil estão rendendo bem, o que vai, por consequência, atrair mais investidores e fortalecer nossa moeda.

Por outro lado, se o cupom for baixo, então temos a retirada de investimentos de nosso país, o que fará o real se desvalorizar frente a outros câmbios.

Curtiu esse conteúdo?

Então, saiba que você pode continuar estudando conosco lá no canal da TopInvest no YouTube! Para te ajudar a se tornar um profissional fora da curva e manjar de assuntos como esse aqui, o cupom cambial, nós ensinamos tudo o que você precisa saber de um jeito leve, acessível e que vai muito além de apenas decorar o conteúdo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Jaiminho - 20/05/2021

Perfeito. Simples, claro e direto.