A partir de agora vamos entrar em uma aula profunda de estatística! SQN, né galera! O Prazo Médio Ponderado que estudaremos parte de seu conceito até a prática. Visto que, é um dos conteúdos mais importantes para a sua prova de certificação e a sua vida profissional.
Basicamente, este tipo de processo é uma estatística que calcula qual é o prazo médio de recebimento de uma determinada carteira de investimentos. Sendo considerado o valor e o vencimento de cada título que constitui a carteira.
Porém, como existem diversos tipos de ativos com valores distintos não podemos sair por aí fazendo uma média simples. Logo, por essa razão é que existe o Prazo Médio Ponderado, pois eles surgem como uma média para ponderar a carteira.
Desta maneira, leva-se em conta o peso do investimento e seus objetivos para descobrirmos se uma carteira vale a pena, inclusive com o seu retorno para podermos analisar os investimentos.
Quer saber mais? Já clica no vídeo para saber tudo!
O Prazo Médio Ponderado na prática
Como calcular?
Se falamos de estatística, quer dizer contas, né? Mas, esse é um caso que você não precisa se preocupar, pois nem na CPA 10 e nem na CPA 20, você precisará fazer contas. Para estas provas você deve entender o conceito.
Já para a CEA você deve, além de saber o conceito, deve saber calcular, pois é necessário realizar cálculos.
Uma pequena observação: é necessário o uso de calculadora HP12c em provas com cálculos.
Então, na prática dos cálculos, vamos compreender isso tudo abaixo. Se liga na tabela:
Note neste quadro que possuímos os ativos da nossa carteira, de CDB até Debêntures, com seus valores presentes e vencimento em dias úteis.
O total de toda a carteira dá mais de dois milhões de reais. E o que é legal e te recomendo, é que você faça um quadro assim com a sua própria carteira de investimentos e pratique.
Ao passo que tudo no Brasil é regulamentado, temos uma fórmula “oficial” para o cálculo do Prazo Médio Ponderado. Porém, somente com a HP12c você consegue fazer direitinho (sem necessidade de fórmula).
Se liga nela:
Onde:
PMP: prazo médio ponderado;
dj: n° de dias úteis a decorrer até cada fluxo;
i: taxa interna de retorno (em base anual com 252 dias úteis);
VP: valor presente do título.
Kleber, isso cai em prova?
Calma, lá gurizada! Como já falei na prova não há cálculos em algumas provas. O que eu quero te passar aqui é uma compreensão do conceito, pois ele sim é importante para a sua preparação.
Até porque, o mais importante é você entender e não decorar!
Prosseguindo.
Então, com os valores colocados lá no primeiro quadro, agora a estrutura do cálculo é que teremos que multiplicar o valor/peso pelo prazo.
OBS: a última coluna já apresenta todos os resultados.
Olha só o quadro:
Portanto, veremos com a primeira linha que é do CDB:
10.000 x 720 = 7.200,00
E assim por diante com todos os títulos ali representados.
Logo, o Valor Presente já sabíamos que era o valor total da carteira de R$2.055.000,00. E encontramos o valor do produto, após realizar este cálculo, que ficou de R$3.630.260,000.
Agora o que fazemos é dividir o valor presente pelo valor total que já tínhamos:
3.630.260,00 / 2.055.00,00 = 1,766,55
Aí encontramos o Prazo Médio Ponderado da carteira. Ou seja, o prazo médio de recebimento é de 1766 dias úteis.
Preste atenção!
Esse nosso prazo encontrado, não se encaixa em um Fundo de Investimento de curto prazo. Pois, o prazo médio de uma carteira de curto prazo deve ser de 60 dias.
O que precisa levar para a prova então?
Você deve saber que o Prazo Médio Ponderado considera o prazo e o valor dos títulos. E os títulos de valores maiores possuem peso maior e, portanto, puxam o recebimento para perto de si.
Dúvidas, críticas, sugestões?
Deixe nos comentários abaixo. É sempre um prazer ter seu feedback. 😉
Comentários
Otima explicacao !!
Obrigado, Rosi! ;) Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10. Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf