Já falamos sobre como escolher uma corretora de valores e também sobre o funcionamento da plataforma virtual do tesouro direto. Só que falando sobre o tesouro direto, você descobriu que não se investe em tesouro direto e sim em Títulos Públicos Federais. Este artigo de hoje tem como objetivo te explicar o que são Títulos Públicos Federais.
Uma aplicação em um CDB você está emprestando dinheiro para uma instituição financeira que irá emprestar estes recursos para outras empresas e pessoas. Porém nos Títulos Públicos Federais (chamados no mercado de TPF) são a forma que o governo achou de financiar a divida do governo.
O exemplo mais parecido com os títulos públicos federais são as debêntures. Neste tipo de investimento (que também é intermediado por uma corretora de valores) você empresta seu dinheiro diretamente para uma empresa e, por esse empréstimo recebe juros. O tesouro direto é quase a mesma coisa no caso do tesouro direto você está emprestando dinheiro para o governo. A diferença teórica pode não parecer muito grande, mas acredite, este pequeno detalhe de emprestar dinheiro para uma empresa ou para o governo federal faz toda a diferença.
Por que?
Bom podemos começar pela diferença em que os títulos públicos federais tem compra garantida pelo governo federal. Isso mesmo, o risco de liquidez é baixíssimo porque você não precisa segurar o título até o vencimento para pegar seu dinheiro. Além disso, a diferença mais importante é que os TPF são garantidos pelo tesouro nacional, o que torna este o investimento mais seguro em solo brasileiro.
Sem falar é claro que no tesouro direto é possível iniciar com apenas R$ 30,00.
Quem Emite os Títulos públicos federais?
Sabendo o que são Títulos Públicos Federais é importante saber por quem estes títulos são emitidos. O Tesouro Nacional possui um órgão próprio chamado Secretaria do Tesouro Nacional. A STN é ligada diretamente ao Ministério da Economia. A secretaria do tesouro nacional foi criada em 1986 e, desde 2002 é possível comprar os TPF pela própria plataforma do tesouro direto e não mais somente através dos Dealers.
Mas lembre-se, mesmo para a “compra direta” de títulos públicos federais pelo tesouro direto é necessário que esta transação seja intermediada por uma corretora ou distribuidora de valores mobiliários.
Tipos de Títulos do Tesouro Direto
Hoje temos basicamente três tipos de títulos públicos federais.
- Pré Fixados;
- Pós Fixados;
- Híbridos;
Os títulos pré-fixados são aqueles que têm o valor de remuneração definido no momento da compra. São investimentos de fácil compreensão o que torna fácil calcular a sua rentabilidade. Estes títulos pré-fixados podem ser do tipo com cupom ou sem cupom. Na terminologia atual são chamados de Tesouro Pré-Fixado que não possuem o pagamento semestral de juros (antiga LTN) e o Tesouro Pré-Fixado com juros semestrais (NTN-F), ou seja, com cupom.
Já o Tesouro SELIC tem a rentabilidade atrelada a taxa SELIC. Isso significa que quando a taxa básica de juros da economia sofre alterações o rendimento do seu título também vai acompanhar a alteração na taxa de juros. Diferente do tesouro pré fixado e do tesouro IPCA o Tesouro SELIC é um título pós fixado justamente porque acompanha a variação da taxa de juros. Dessa forma se você precisar realizar um resgate antecipado o risco de haver perdas é muito próximo a zero.
O último dos tipos de títulos disponíveis no programa do tesouro direto é o Tesouro IPCA. Este é o grande queridinho dos fundos de previdência e dos investidores de longo prazo. A grande vantagem claro, é a proteção da inflação que este investimento concede e também os longos vencimentos (hoje temos títulos disponível com vencimento para 2050) disponíveis.
O Tesouro IPCA é o antigo NTN-B principal (aquele sem o cupom de juros) e o tesouro IPCA com juros semestrais é o antigo NTN-B. A remuneração destes títulos é mista, ou seja, tem uma parte pré fixada e outra parte pós fixada.
Comentários
Boa noite, tenho um título LTN ativo repactuado e periciado em meu nome para venda, mas preciso de uma corretora, vocês poderia me auxiliar ?
Olá, Fernando, tudo bem? Nós não indicamos uma corretora em específico, eu Kléber, já fiz alguns vídeos utilizando a Clear como exemplo. Vou deixar aqui embaixo um link para você com o artigo e um vídeo que a utilizo, na série da Carteira Sorteada, onde eu investia no momento da gravação do vídeo. Espero que te ajude! https://www.topinvest.com.br/carteira-sorteada-round-01/ ;) Visite meu canal no YouTube! Conheça os Cursos da TopInvest. Siga a gnt no Instagram Compartilhe nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf