Certificações Financeiras

Por que a prova da ANBIMA CPA 10 e CPA 20 são tão difíceis?

  • 4 minutos
  • 870
  • sem comentários.

7 meses atrás

POR: Kleber Stumpf

Por que a prova da ANBIMA CPA 10 e CPA 20 são tão difíceis?

Bom, meu nome é Kléber Stumpf e sou o responsável aqui pelo site da TopInvest que existe a mais de 7 anos com o único objetivo de ajudar você a ser aprovado na CPA 10 ou na CPA 20. Durante todo este tempo fiquei conhecido principalmente pelo Simulado da CPA 10 e o Simulado da CPA 20 que atrai diariamente milhares de visitantes.

Você sabe o motivo de tamanho sucesso? A resposta é simples. Mais de 48% das pessoas que fazem a prova da ANBIMA são reprovados. Este indicador divulgado pela própria ANBIMA traz a pergunta de por que a prova da ANBIMA CPA é tão difícil.

Na verdade, a prova não é tão difícil assim. O grande problema é que o conteúdo é extremamente extenso e muitas vezes a pressão para ser aprovado na prova em questão de dias é imensa. Veja abaixo um resumo do conteúdo das provas:

Conteúdo CPA 10

1) Sistema Financeiro Nacional (5% a 10%);

2) Ética, regulamentação e Análise do Perfil do Investidor (10% a 15%);

3) Noções de Economia e Finanças (10% a 15%);

4) Princípios de Investimento (10% a 20%);

5) Fundos de Investimento (20% a 30%);

6) Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável (15% a 25%);

7) Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%);

Conteúdo CPA 20

1) Sistema Financeiro Nacional (5% a 10%);

2) Ética, regulamentação e Análise do Perfil do Investidor (10% a 15%);

3) Noções de Economia e Finanças (10% a 15%);

4) Princípios de Investimento (10% a 20%);

5) Fundos de Investimento (20% a 30%);

6) Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável (15% a 25%);

7) Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%)

Como ser aprovado na Prova da ANBIMA?

Nestes 7 anos já ouvi centenas de histórias e pedidos de ajuda por que havia um conteúdo imenso a ser estudado e menos de 15 dias para a aprovação. Foi por isso que fiz uma parceria com o Tiago Feitosa do Curso PassarNaCPA. Este é sem sombra de dúvidas o melhor professor da atualidade com uma taxa de aprovação de 94% dos alunos em menos de 15 dias.

Mesmo tendo em mãos o melhor curso da CPA é preciso esforço e dedicação. E é claro, um método. Veja abaixo um breve resumo da técnica de estudo que eu recomendo:

  1. Estudar todos os módulos do conteúdo da CPA;
  2. Utilize a sua técnica (escrever, ouvir, repetir) para tentar memorizar o máximo possível do conteúdo nesta primeira etapa;
  3. Agora é a hora de você testar o que aprendeu até agora. Para isso realize o simulado da CPA 10ou simulado da CPA 20.
  4. Meu simulado é muito semelhante a prova, então você já tem uma ideia de como iria se sair. Agora a grande dica é anotar todas as questões que você errou em uma folha separada. Tente memorizar todos os seus erros e aprender com eles;
  5. Agora que você já memorizou suas maiores dificuldades é hora de repetir o processo, refaça o simulado e veja a sua melhora;
  6. Quando você tiver atingindo médias superiores a 80% no simulado você está quase preparado. Revise e assista novamente as aulas de conteúdo e então refaça o simulado.

Por que a prova é tão extensa?

A prova é desenvolvida pela ANBIMA. Que é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Essa é uma entidade auto-reguladora que atua nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Esta instituição reúne os principais intermediários financeiros do mercado como Bancos, Corretoras de Valores e Financeiras.

A entidade surgiu em 2009 com a fusão de duas entidades, a ANBID e a ANDIMA que já vem representando os participantes do mercado financeiro a mais de quarenta anos. Todas as funções da ANBIMA giram em torno de quatro objetivos: representar, autorregular, informar e educar.

Com base nestes quatro princípios temos as provas da CPA 10 e CPA 20 com o objetivo de certificar os profissionais para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. A grande diferença que a CPA 10 qualifica o profissional para o público em geral e a CPA 20 qualifica o profissional para atuar nos segmentos de alta renda.

Superando as Dificuldades e Sendo Aprovado

As provas não são nenhum bicho de sete cabeças. É completamente possível ser aprovado na certificação e permitir que esta lhe ajuda a alavancar a sua carreira. De modo geral 40% das questões são idênticas ou muito semelhantes ao nosso simulado da CPA 10 ou simulado da CPA 20. Outros 40% são questões de nível médio, onde adquirindo um curso de qualidade como o Passar na CPA você não terá grandes dificuldades.

Desta forma, você já tem 80% da prova sob domínio. Os outros 20% são divididos entre cerca de 10% de questões difíceis e outros 10% com as chamadas perguntas de “pega ratão” onde basta você ter atenção e realizar a prova com calma.

Seguindo o método de estudos acima acredito que você não terá grandes dificuldades em ser aprovado.

De qualquer forma, se tiver qualquer dúvida sobre o conteúdo ou a prova, estou sempre a disposição. Você pode deixar nos comentários abaixo ou mandar um e-mail para mim no atendimento@topinvest.com.br.

Meu sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Precisando passar na CPA10 ou na CPA20?

Receba um e-book exclusivo com 7 passos para ser aprovado!

Deixe seu comentário.

sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Simple Share Buttons

Receba um e-book exclusivo com 7 passos    para passar na prova da ANBIMA!

x