Quando se trabalha em uma instituição financeira, há diversas coisas com as quais devemos ter cuidado ao indicarmos um produto financeiro. Ao meio desses cuidados, um fator obrigatório que é fundamental tanto para evitar a lavagem de dinheiro, quanto para prestar um serviço de qualidade ao consumidor. Estamos falando do Princípio Conheça seu Cliente (KYC Know Your Costumer).

Este foi um princípio elaborado no Acordo da Basiléia que visa estabelecer um conjunto de regras e normas pelas quais as instituições financeiras devem se basear. O objetivo é de identificar a origem dos recursos e da constituição do patrimônio do cliente. Além da finalidade de auxílio na prevenção da lavagem de dinheiro, trata-se de uma ferramenta essencial para administração dos riscos, visando oferecer um produto de qualidade ao cliente.

Dados Importantes

O responsável pelo atendimento do princípio conheça seu cliente é o gerente do cliente. Junto ao processo de abertura de conta ou no início do relacionamento. Aqui também fica obrigatória a realização de visitas pessoais ao cliente em seu local de trabalho.

Veja abaixo algumas das principais informações que devem conter neste dossiê:

  • Dados de identificação do cliente
  • Descrição sobre a situação financeira do cliente
  • Relato das atividades profissionais no Brasil e no Exterior
  • Relato das atividades profissionais da família do cliente
  • Relato da capacidade financeira presumível do cliente
  • Descrição sobre o relacionamento do responsável da conta
  • Como foi a prospecção do cliente
  • Relato das demais instituições financeiras utilizadas pelo cliente
  • Situação patrimonial presumida
  • Quantificar o % da posição patrimonial do cliente
  • Declaração do responsável da conta
  • Declaração do responsável da conta afirmando ter visitado e conhecido o cliente e que está confortável com sua reputação

Uma vez que o cadastro do cliente esteja feito, este representa a situação financeira dele naquele exato momento. Ou seja, não se garante que este cenário não possa variar para uma melhor ou pior situação no futuro. Dessa forma, é importante realizar as atualizações cadastrais, cabendo aqui a cada instituição estabelecer qual a periodicidade que o cliente deve apresentar suas informações novamente.

Alguns produtos devido a suas características, têm uma probabilidade maior de serem utilizados para a lavagem de dinheiro. Por tanto, estes devem possuir uma maior atenção das instituições e dos órgãos responsáveis ao serem concedidos. Alguns exemplos desses produtos, são as transferências internacionais ou mesmo transferências internas de alto valor.

Mapa Mental KYC, Organograma KYC
Para fazer o download, clique com o botão direito e, salvar como…

Funções do Princípio Conheça seu Cliente

O princípio de conheça seu cliente vai muito além de evitar lavagem de dinheiro. Essas informações também são de fundamental importância para auxiliar o seu cliente na escolha dos produtos, como ampliar ou reduzir limite do cartão de crédito. Já pensou como seria possível liberar empréstimos e quais taxas de juros devem ser cobradas dos clientes sem este tipo de informação?

Por exemplo, caso você analisa que o cliente está em um período ruim financeiramente você não deverá aumentar o seu limite de cartão de crédito. Todavia, se você lhe cobrar uma taxa de juros muito alta no empréstimo ele pode acabar não lhe pagando como o acordado ou não realizando o empréstimo em raros casos, o que também não seria bom para a instituição financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *